Lista completa de Questões sobre Endocrinologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre hiperprolactinemia, assinale a INCORRETA.
A prolactina encontra-se elevada em > 80% das galactorreias isoladas encontradas em mulheres.
Combinação de macroadenoma e prolactina < 100 ng/ml torna bastante improvável o diagnóstico de prolactinoma.
Resistência à bromocriptina ocorre de 5-18% e estaria relacionada à reduzida densidade de receptores dopaminérgicos D2 nas células tumorais.
Quinagolide é o único agonista dopaminérgico não derivado do ergot.
Os macroadenomas têm maiores risco de crescimento do que os micros durante a gestação.
Sobre Diabetes Insípido (DI) assinale a alternativa INCORRETA.
DI neurogênico ou central pode decorrer de causas hereditárias ou adquiridas. Estas últimas respondem por cerca de 95% dos casos.
A simples retirada da hipófise posterior obrigatoriamente não causa DI, sendo necessário que aconteça uma lesão suficientemente alta do trato supra-óptico-hipofisário para causar degeneração bilateral dos referidos neurônios.
O DI nefrogênico induzido por carbonato de lítio é reversível pós suspensão da droga.
Polidipsia psicogênica resulta de uma diminuição do limiar osmótico para a sede que passa a se situar abaixo do nível necessário para a secreção da AVP (arginina vasopressina).
14-50% dos normais não têm sinal da neurohipófise na RNM como ocorre nas formas familiares de DI.
Em relação à função hipofisária, assinale a alternativa INCORRETA.
Em relação à função hipofisária, assinale a alternativa INCORRETA.
A sarcoidose intracraniana pode simular um tumor hipotalâmico ou hipofisário.
A necrose hipofisária isquêmica pode demorar anos para se manifestar.
A hipófisite linfocítica pode se apresentar como um processo expansivo selar, causando alterações visuais.
A manifestação mais precoce de hipopituitarismo por hemocromatose é a deficiência de GH.
Julgue os itens que se seguem a respeito da obesidade.
Evidências atuais demonstraram que a morbimortalidade do Bypass Gástrico em Y de Roux (BGYR) é significativamente maior do que a da gastroplastia vertical com bandagem (GVB), e que o percentual de perda do excesso de peso, bem como a manutenção dessa perda são mais evidentes nos pacientes submetidos à BGYR, justificando a superior eficácia desse procedimento no tratamento da obesidade grave.
Acerca das doenças tireoideanas, julgue os itens que se seguem.
Apesar de apresentarem diminuição da resistência vascular periférica, cerca de 10% a 20% dos pacientes com hipotireoidismo evoluem com hipertensão diastólica, em face do aumento da contratilidade miocárdica.
Julgue os itens que se seguem a respeito da obesidade.
Estudos de metanálise demonstraram que o orlistat, fármaco indicado para o tratamento adjuvante da obesidade grau I, reduziu significativamente a concentração sérica de vitamina D, portanto, é recomendável realizar suplementação dessa vitamina em pacientes que utilizam esse medicamento.
Acerca das doenças tireoideanas, julgue os itens que se seguem.
Na oftalmopatia de Graves, o aumento da produção de glicosaminoglicanos pelo tecido muscular leva ao acúmulo de líquido no tecido conjuntivo que envolve as fibras musculares, levando ao espessamento muscular, com consequente aumento do conteúdo e da pressão intra-orbitários.
A respeito da deficiência de GH, julgue os itens seguintes.
A resposta de crianças com baixa estatura idiopática ao tratamento com GH é associada a diversos fatores, como a idade do início do tratamento, o crescimento no primeiro ano de tratamento, a estatura alvo familiar e o tempo em que o GH foi utilizado até o início da puberdade.
Acerca das doenças tireoideanas, julgue os itens que se seguem.
Em um paciente com sinais e sintomas sugestivos de tireotoxicose, negando uso de medicamentos, com TSH < 0,1 mUI A mL!1, a pesquisa de TRAb negativa descarta a hipótese de doença de Graves.A respeito da deficiência de GH, julgue os itens seguintes.
Todos os pacientes com deficiência de GH diagnosticada na infância devem ser submetidos a novos testes diagnósticos para avaliação da deficiência de GH na idade adulta, após descontinuar o uso de GH exógeno por pelo menos trinta dias.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...