Lista completa de Questões sobre Endocrinologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação às provas de estímulo para dosagem do hormônio de crescimento, é correto afirmar:
No paciente diabético descompensado não não está indicado a dosagem de GH.
A hipoglicemia insulínica nunca pode ser realizada em criança com tumores de hipófise.
No hipopituitarismo pós-cirúrgico, é dispensável a dosagem de hGH após estímulo.
Texto para as questões 36 e 37
A obesidade primária e o diabetes melito são doenças que vêm apresentando, mundialmente, taxas alarmantes de incidência. Estima-se que aproximadamente 17 milhões de norte-americanos tenham diabetes, 90% deles com diabetes melito tipo 2. Estimase, ainda, que 1/3 dos norte-americanos diabéticos desconheçam sua condição e que, em 2030, a população mundial de diabéticos alcançará cerca de 366 milhões de pacientes.
Com relação ao assunto tratado no texto acima, assinale a opção que apresenta condição clínica que não é considerada fator de risco para o DM tipo 2.
sedentarismo
hipertensão arterial
ovários policísticos
doença pulmonar obstrutiva crônica
Assinale a alternativa correta.
Síndromes que levam a carcinoma papelífero familiar incluem MEN I e II.
Existe diferença prognóstica em pacientes com diagnóstico de câncer diferenciado na gravidez em relação às pacientes não grávidas.
A ultra-sonografia e cintolografia de tireóide são importantes no acompanhamento da paciente grávida com câncer de tireóide.
Quando necessário, a cirurgia no carcinoma diferenciado de tireóide deverá ser realizado no segundo trimestre da gravidez.
O câncer de tireóide mais freqüente na gravidez é o carcinoma folicular, em função da relativa deficiência de iodo na mãe.
A respeito da patogênese do hipertireoidismo, assinale a opção incorreta.
A produção ectópica de TSH é a principal causa de hipertireoidismo no struma ovarii.
Ocorre hiperfunção autônoma de nódulo adenomatoso na doença de Plummer .
Ocorre tirotoxicose e não hipertireoidismo na tireoidite subaguda de Quervain, já que a liberação excessiva de hormônios tireoidianos é decorrente do processo inflamatório.
Pode ocorrer, na presença de tumores hipofisários secretores de TSH (TSHoma), bócio e hipertireoidismo.
Com relação ao manejo da hiperplasia adrenal congênita no adulto, assinale a alternativa correta.
O hiperandrogenismo em mulheres acometidas é exclusivamente adrenal.
Não há necessidade de uso de glicorticóides em homens adultos com a forma virilizante da doença.
O tumor de restos adrenais é freqüente em homens com a forma clássica não tratados, podendo levar à infertilidade.
O tratamento pré-natal com dexametasona está indicado em mulheres com hiperplasia adrenal congênita, pela chance de 50% de transmissão ao feto.
A dosagem de 17-hidroxi-progesterona nasal acima de 2 microgramas/L faz o diagnóstico de hiperplasia renal congênita forma nãoclássica.
Em relação ao hipercortisolismo endógeno, assinale a opção que apresenta o exame complementar não indicado para sua confirmação.
ACTH plasmático
cortisol salivar às 23 horas
cortisol livre urinário
teste de supressão com dexametasona 1 mg
Em um paciente com diagnóstico de doença de Graves que inicia o seu tratamento com propiltiouracil, o conjunto de exames mais indicados para avaliar o controle da doença e os possíveis efeitos colaterais do medicamento, são:
T3, T4 e TSH.
TSH, T3, T4 e hemograma completo.
TSH, hemograma completo e transaminases.
TSH e hemograma completo.
T4, TSH e transaminases.
Considere um paciente de 15 anos de idade que solicita avaliação médica devido a ginecomastia. Ao exame físico, apresenta estatura no percentil 97, acima do canal familiar, ginecomastia bilateral, ausência de odor axilar adulto ou pelos axilares. Genitália masculina, testículos tópicos, com maior diâmetro de 2 cm e consistência endurecida. O diagnóstico mais provável é de
síndrome de Turner.
síndrome de Klinefelter.
síndrome de Kallman.
retardo puberal constitucional.
A via de ativação dopaminérgica inibe a secreção de:
Insulina.
Prolactina.
Tiroxina.
Glucagon.
Somatotrofina.
Uma paciente 25 anos de idade é atendida na emergência. Apresenta queixa de dispnéia, desconforto precordial e palpitações há 60 minutos. Ao exame físico, apresenta-se em REG, emagrecida, corada, hidratada, taquipneica e acianótica. FC= 180 BPM, FR= 35 IRM, PA = 110 mmHg/50 mmHg, T axilar = 38 ºC. Apresenta, ainda, discretos creptos em bases pulmonares, ritmo cardíaco regular 2T, com SS ++/4 em FM e FA, e sem alterações abdominais ou edema de MMII. Refere, dois episódios semelhantes nos últimos 3 meses, transitórios e com resolução espontânea. ECG traçado no momento revela taquicardia paroxística supraventricular, prontamente revertida com administração endovenosa de verapamil.
O diagnóstico mais provável para essa paciente é de
hipertireoidismo.
feocromocitoma.
hipoglicemia.
neuropatia autonômica diabética.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...