Lista completa de Questões sobre Gastroenterologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na avaliação de pacientes com doença do refluxo gastroesofágico, os sintomas atípicos são desafiadores, em especial a dor torácica. A respeito desse tema, julgue os seguintes itens. Na avaliação da dor torácica não cardíaca, o uso do edrofônio é um exemplo de teste provocativo que poderá ser realizado no laboratório de motilidade digestiva.
Na avaliação de pacientes com doença do refluxo gastroesofágico, os sintomas atípicos são desafiadores, em especial a dor torácica. A respeito desse tema, julgue os seguintes itens. Um índice de sintomas de 35%, na pHmetria, apresenta correlação positiva entre sintoma e refluxo.
Uma paciente, adulta jovem, apresentou-se para consulta médica queixando-se de dor epigástrica de intensidade moderada, com piora pós-prandial, sem sinais de melhora há cerca de um mês. Relatou que, nesse período, havia perdido quinze dos seus sessenta quilos usuais e referiu, ainda, sensação de incômodo por massa epigástrica. No exame físico, a paciente apresentou-se anictérica, emagrecida e com massa epigástrica palpável, aderida a planos profundos.
Com relação a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A faixa etária e a ausência de icterícia excluem o diagnóstico de neoplasia pancreática.Uma paciente, adulta jovem, apresentou-se para consulta médica queixando-se de dor epigástrica de intensidade moderada, com piora pós-prandial, sem sinais de melhora há cerca de um mês. Relatou que, nesse período, havia perdido quinze dos seus sessenta quilos usuais e referiu, ainda, sensação de incômodo por massa epigástrica. No exame físico, a paciente apresentou-se anictérica, emagrecida e com massa epigástrica palpável, aderida a planos profundos.
Com relação a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Na suspeita de esquistossomose, sob a forma pseudotumoral, a localização mais comum dos ovos do verme seria gastroduodenal.Uma paciente, adulta jovem, apresentou-se para consulta médica queixando-se de dor epigástrica de intensidade moderada, com piora pós-prandial, sem sinais de melhora há cerca de um mês. Relatou que, nesse período, havia perdido quinze dos seus sessenta quilos usuais e referiu, ainda, sensação de incômodo por massa epigástrica. No exame físico, a paciente apresentou-se anictérica, emagrecida e com massa epigástrica palpável, aderida a planos profundos.
Com relação a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Antecedentes de polipose adenomatosa familiar torna essencial a realização de colonoscopia.Uma paciente, adulta jovem, apresentou-se para consulta médica queixando-se de dor epigástrica de intensidade moderada, com piora pós-prandial, sem sinais de melhora há cerca de um mês. Relatou que, nesse período, havia perdido quinze dos seus sessenta quilos usuais e referiu, ainda, sensação de incômodo por massa epigástrica. No exame físico, a paciente apresentou-se anictérica, emagrecida e com massa epigástrica palpável, aderida a planos profundos.
Com relação a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A ressonância magnética do abdome poderá ser indicada ainda que a paciente apresente gestação em curso.Uma paciente, adulta jovem, apresentou-se para consulta médica queixando-se de dor epigástrica de intensidade moderada, com piora pós-prandial, sem sinais de melhora há cerca de um mês. Relatou que, nesse período, havia perdido quinze dos seus sessenta quilos usuais e referiu, ainda, sensação de incômodo por massa epigástrica. No exame físico, a paciente apresentou-se anictérica, emagrecida e com massa epigástrica palpável, aderida a planos profundos.
Com relação a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A perda ponderal da paciente, associada à massa palpável em epigástrio, é uma manifestação típica da doença celíaca do adulto.No que concerne à esofagite eosinofílica, julgue os itens que se seguem. A esofagite eosinofílica é caracterizada por disfagia associada à histologia de mucosa esofágica com infiltrado eosinofílico denso.
No que concerne à esofagite eosinofílica, julgue os itens que se seguem. O uso de corticoides de ação tópica ou sistêmica auxilia no bloqueio da resposta inflamatória da mucosa esofágica.
No que diz respeito à constipação intestinal, julgue os itens subsecutivos. De acordo com os Critérios de Roma, o diagnóstico de constipação intestinal se dá pela presença de evacuações uma vez a cada quatro dias por pelo menos um mês em um período de doze meses.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...