Lista completa de Questões sobre Gastroenterologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No que diz respeito à doença inflamatória intestinal, doença de Crohn e retocolite ulcerativa (RCUI), julgue os itens de 29 a 33. Pacientes portadores de RCUI e colangite esclerosante primária têm maior risco de desenvolverem neoplasia colorretal do que indivíduos apenas portadores de RCUI.
No que diz respeito à doença inflamatória intestinal, doença de Crohn e retocolite ulcerativa (RCUI), julgue os itens de 29 a 33. Pacientes que estão em terapia biológica por uso de anti-TNF podem apresentar reativação da tuberculose, portanto, eles devem ser submetidos ao teste cutâneo de tuberculose (PPD) e ao exame de raio X de tórax previamente à infusão do anticorpo.
No que diz respeito à doença inflamatória intestinal, doença de Crohn e retocolite ulcerativa (RCUI), julgue os itens de 29 a 33. O uso de probióticos é recomendado no tratamento da doença de Crohn por gerar benefícios ao paciente, conforme comprovado em diversos estudos clínicos randomizados.
A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) é consequência da falência das barreiras antirrefluxo em proteger a mucosa esofágica do conteúdo ácido do suco gástrico refluído. Com relação a esse tema, julgue os seguintes itens. Os mecanismos fisiopatológicos da DRGE envolvem a hipotonia de esfíncter esofagiano superior e falhas no clearance esofágico do conteúdo ácido.
A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) é consequência da falência das barreiras antirrefluxo em proteger a mucosa esofágica do conteúdo ácido do suco gástrico refluído. Com relação a esse tema, julgue os seguintes itens. É contraindicado erradicar Helicobacter pylori em pacientes portadores de DRGE que estão em uso prolongado de inibidores da bomba de prótons como terapia de manutenção.
A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) é consequência da falência das barreiras antirrefluxo em proteger a mucosa esofágica do conteúdo ácido do suco gástrico refluído. Com relação a esse tema, julgue os seguintes itens. Entre as modificações do estilo de vida no tratamento da DRGE, as mais relevantes na melhora dos sintomas da doença são a elevação da cabeceira da cama e a perda de peso.
A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) é consequência da falência das barreiras antirrefluxo em proteger a mucosa esofágica do conteúdo ácido do suco gástrico refluído. Com relação a esse tema, julgue os seguintes itens. Para o diagnóstico de DRGE, é essencial o exame de videoendoscopia digestiva alta, pois os sintomas clássicos de pirose e queimação retroesternal não são suficientes para indicar a terapêutica apropriada.
A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) é consequência da falência das barreiras antirrefluxo em proteger a mucosa esofágica do conteúdo ácido do suco gástrico refluído. Com relação a esse tema, julgue os seguintes itens. Comumente os otorrinolaringologistas encaminham pacientes que apresentam laringite crônica, pigarro e tosse aos gastroenterologistas por suspeitarem que esses casos sejam decorrentes das manifestações extraesofágicas da DRGE.
Com relação à intolerância à lactose, julgue os itens a seguir. Os exames diagnósticos para avaliar a intolerância à lactose incluem teste de tolerância à lactose por curva glicêmica, teste respiratório do hidrogênio expirado e exame genético do polimorfismo para hipolactasia.
Com relação à intolerância à lactose, julgue os itens a seguir. A intolerância à lactose é resultante da diminuição da atividade da enzima galactase na mucosa do intestino delgado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...