Lista completa de Questões sobre Gastroenterologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No que diz respeito à constipação intestinal, julgue os itens subsecutivos. O tratamento da constipação intestinal com fibras suplementares promove aumento do débito fecal devido a sua capacidade em reter água.
No que diz respeito à constipação intestinal, julgue os itens subsecutivos. Em paciente jovem, portador de constipação intestinal sem sinais de alarme (sangramento, emagrecimento, obstrução), deve-se sempre realizar a colonoscopia e exames laboratoriais de rotina previamente a terapia por dieta e medicamentos.
No que diz respeito à constipação intestinal, julgue os itens subsecutivos. Os exames de defecografia e manometria anorretal são úteis para avaliar a fisiologia anorretal e auxiliar no manejo de pacientes portadores de constipação refratária.
Com relação às doenças dispépticas, julgue os itens que se seguem. O tabagismo é considerado fator de risco para o desenvolvimento da doença ulcerosa péptica, independentemente da concomitância de infecção por Helicobacter pylori.
Com relação às doenças dispépticas, julgue os itens que se seguem. A endoscopia digestiva alta é recomendável para documentar a cicatrização da úlcera duodenal, excluir suspeita de malignidade e confirmar a erradicação do Helicobacter pylori.
Com relação às doenças dispépticas, julgue os itens que se seguem. A recorrência da hemorragia por úlcera péptica após terapia hemostática endoscópica causa maior morbimortalidade em adultos jovens vítimas de politraumatismos ou grandes queimados, que em idosos nas mesmas condições.
Com relação às doenças dispépticas, julgue os itens que se seguem. É mais comum ocorrer estenose pilórica devido a doença ulcerosa péptica benigna do que secundária a neoplasia gástrica.
Com relação às doenças dispépticas, julgue os itens que se seguem. Pacientes com úlcera duodenal apresentam hiperacidez gástrica, o que leva a maior quantidade de ácido no duodeno, consequente metaplasia gástrica no duodeno e, por fim, duodenite e desenvolvimento da lesão ulcerada duodenal.
No que diz respeito à doença inflamatória intestinal, doença de Crohn e retocolite ulcerativa (RCUI), julgue os itens de 29 a 33. A fístula perianal é uma complicação que pode ocorrer em pacientes portadores de RCUI; nesse caso, o tratamento clínico consiste no uso de antibióticos e imunossupressão com terapia biológica à base de anti-TNF.
No que diz respeito à doença inflamatória intestinal, doença de Crohn e retocolite ulcerativa (RCUI), julgue os itens de 29 a 33. A doença inflamatória intestinal refratária ao tratamento com corticoide caracteriza-se pela não resposta clínica, endoscópica e histológica ao uso de dose adequada de corticoide sistêmico por seis meses, depois de excluir-se fatores complicadores, como abscesso, citomegalovirose, entre outras.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...