Lista completa de Questões sobre Gastroenterologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No que diz respeito à hepatite por vírus C, julgue os itens que se seguem. Pacientes não cirróticos com hepatite por vírus C que obtiveram resposta virológica no término do tratamento devem ser considerados curados e não necessitam de exame controle a médio ou longo prazo.
No que diz respeito à hepatite por vírus C, julgue os itens que se seguem. Pacientes portadores de hepatite crônica por vírus C com genótipos 2 ou 3 podem ser tratados com o esquema tríplice interferon peguilado + ribavirina + telaprevir ou boceprevir, se forem classificados como casos em recaída ou recidiva ao tratamento convencional com interferon peguilado e ribavirina.
As doenças hepáticas crônicas podem ter causas não infecciosas, ocasionadas por distúrbios metabólicos, autoimunes, processos tóxicos ou medicamentosos. Com relação a esse tema, julgue os itens seguintes. A síndrome metabólica (diabetes, hipertensão, dislipidemia e sobrepeso) é o principal fator de risco para esteato hepatite não alcoólica.
As doenças hepáticas crônicas podem ter causas não infecciosas, ocasionadas por distúrbios metabólicos, autoimunes, processos tóxicos ou medicamentosos. Com relação a esse tema, julgue os itens seguintes. A hemocromatose hereditária é diagnosticada a partir da dosagem da ferritina em níveis acima do normal, saturação de transferrina de até 45% e evidência de siderose hepática por análise histológica ou ressonância nuclear magnética.
As doenças hepáticas crônicas podem ter causas não infecciosas, ocasionadas por distúrbios metabólicos, autoimunes, processos tóxicos ou medicamentosos. Com relação a esse tema, julgue os itens seguintes. Na hepatite autoimune, doença que acomete preferencialmente mulheres, os pacientes apresentam atividade inflamatória histológica leve e sem fibrose no momento do diagnóstico.
As doenças hepáticas crônicas podem ter causas não infecciosas, ocasionadas por distúrbios metabólicos, autoimunes, processos tóxicos ou medicamentosos. Com relação a esse tema, julgue os itens seguintes. A principal causa mortis dos pacientes portadores de esteato hepatite não alcoólica é o carcinoma hepatocelular.
Uma parcela significativa da população mundial apresenta infecção pelo vírus da hepatite B (VHB). Entre esses casos, existe um amplo espectro de apresentação clínica, em que se encontram desde pacientes assintomáticos até casos de cirrose hepática e hepatocarcinoma. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens. O CCC DNA (DNA circular do VHB), que se liga covalentemente ao DNA presente no hepatócito do hospedeiro, pode causar hepatocarcinoma mesmo em paciente curado da hepatite B ou reativação da doença na vigência de imunossupressão.
Uma parcela significativa da população mundial apresenta infecção pelo vírus da hepatite B (VHB). Entre esses casos, existe um amplo espectro de apresentação clínica, em que se encontram desde pacientes assintomáticos até casos de cirrose hepática e hepatocarcinoma. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens. Paciente considerado portador inativo do vírus da hepatite B apresenta baixa carga viral do vírus B no sangue, níveis de transaminases normais e histologia hepática sem atividade inflamatória ou fibrose.
Uma parcela significativa da população mundial apresenta infecção pelo vírus da hepatite B (VHB). Entre esses casos, existe um amplo espectro de apresentação clínica, em que se encontram desde pacientes assintomáticos até casos de cirrose hepática e hepatocarcinoma. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens. Os análogos de nucleotídeos (tenofovir, entecavir) são drogas orais bem toleráveis que devem ser usadas por tempo definido de no máximo cinco anos. Os pacientes com hepatite crônica por vírus B tratados com esse tipo de medicação apresentam altas taxas de soroconversão para anti-HBs positivo.
Uma parcela significativa da população mundial apresenta infecção pelo vírus da hepatite B (VHB). Entre esses casos, existe um amplo espectro de apresentação clínica, em que se encontram desde pacientes assintomáticos até casos de cirrose hepática e hepatocarcinoma. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens. O tratamento à base de interferon da hepatite crônica por vírus B está indicado nos casos de pacientes com sorologia anti-HBe positiva e cirróticos descompensados que apresentam baixa carga viral por vírus B, conforme consenso da Sociedade Brasileira de Hepatologia e do Ministério da Saúde.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...