Lista completa de Questões sobre Ginecologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca do trabalho de parto, julgue os itens subsecutivos. A segunda fase do trabalho de parto inicia-se com a fase ativa de dilatação (3 cm a 4 cm) e termina com a expulsão fetal.
Julgue os próximos itens, com relação à fisiologia fetoplacentária e a endocrinologia fetal. A capacidade placentária de produção estereodogênica começa entre trinta e cinco e quarenta e sete dias após a fecundação. Antes desse período, a gravidez humana é dependente da produção de progesterona do corpo lúteo.
Julgue os próximos itens, com relação à fisiologia fetoplacentária e a endocrinologia fetal. Entre as funções da progesterona durante a gravidez incluem inibir contrações uterinas; inibir lactação; influenciar o desenvolvimento dos seios; e influenciar o metabolismo hídrico.
Acerca dos sinais clínicos de gravidez e das modificações da gravidez, julgue os itens que se seguem. O sinal de Hartman se caracteriza pela identificação do vestíbulo vulvar de cor azulado.
Acerca dos sinais clínicos de gravidez e das modificações da gravidez, julgue os itens que se seguem. Comparado com os valores fora da gestação, o débito cardíaco da gestante em repouso aumenta de 30% a 50% e a frequência cardíaca aumenta de 10% a 20%.
Acerca dos sinais clínicos de gravidez e das modificações da gravidez, julgue os itens que se seguem. O sinal de Jacquemier caracteriza-se pela hemorragia que decorre da implantação do blastocisto na cavidade uterina cerca de sete a oito dias após a concepção.
Uma paciente de sessenta e dois anos de idade, parda, obesa, procurou o ambulatório de ginecologia, queixando-se de sangramento vaginal, entendido como menstruação, iniciado havia quatro dias. A paciente negou ter sido submetida a intervenções cirúrgicas no passado e episódios anteriores de sangramento. Ela informou ter utilizado estrogênio transdérmico durante três anos, resultando na melhora dos sintomas do climatério, e que a terapia com estrogênio havia sido suspendida há um ano. Relatou, ainda, ser diabética e que fazia uso de hipoglicemiante oral. A menarca da paciente ocorreu aos dez anos de idade e a última regra ocorreu aos cinquenta e quatro anos de idade. Com referência aos antecedentes obstétricos, constatou-se G: 3, P: 2, sendo dois partos normais a termo e sem complicações.
Com relação a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A primeira hipótese diagnóstica, nesse caso, é o de sangramento devido à atrofia endometrial desencadeada pela suspensão da reposição hormonal. Entretanto, deve-se investigar e descartar a possibilidade da paciente apresentar câncer de endométrio.Uma paciente de sessenta e dois anos de idade, parda, obesa, procurou o ambulatório de ginecologia, queixando-se de sangramento vaginal, entendido como menstruação, iniciado havia quatro dias. A paciente negou ter sido submetida a intervenções cirúrgicas no passado e episódios anteriores de sangramento. Ela informou ter utilizado estrogênio transdérmico durante três anos, resultando na melhora dos sintomas do climatério, e que a terapia com estrogênio havia sido suspendida há um ano. Relatou, ainda, ser diabética e que fazia uso de hipoglicemiante oral. A menarca da paciente ocorreu aos dez anos de idade e a última regra ocorreu aos cinquenta e quatro anos de idade. Com referência aos antecedentes obstétricos, constatou-se G: 3, P: 2, sendo dois partos normais a termo e sem complicações.
Com relação a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Caso a paciente seja submetida à histeroscopia e receba diagnóstico de adenocarcinoma de endométrio (estadiamento IIA), deve-se considerar como possibilidade terapêutica a histerectomia abdominal total com salpingo-oforectomia bilateral e linfadenectomia pélvica, seguida de radioterapia adjuvante.A respeito da síndrome de ovário policístico (SOP) e da miomatose uterina (MU), julgue os itens subsequentes. A maior parte das pacientes com SOP possui resistência insulínica, o que causa hiperinsulinemia. A insulina age diretamente nos receptores de insulina nos ovários, reduzindo a produção de andrógenos, estimulando a aromatase e reduzindo a conversão de andrógenos a estradiol, o que resulta em aumento da produção androgênica e anovulação.
A respeito da síndrome de ovário policístico (SOP) e da miomatose uterina (MU), julgue os itens subsequentes. Uma das complicações da MU e gravidez é a degeneração vermelha, causada pelo excesso de estrogênio, que estimula o rápido crescimento do mioma. Nessa situação, a pouca oferta de oxigênio e nutrientes faz com que o mioma fique vermelho e rompa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...