Questões sobre Ginecologia e Obstetrícia

Lista completa de Questões sobre Ginecologia e Obstetrícia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma paciente de 58 anos compareceu ao ambulatório de Ginecologia com queixa de sangramento genital há cerca de 2 meses. Refere menopausa há 8 anos. Nega comorbidades. Qual a hipótese diagnóstica mais provável neste caso?

    A) Câncer de colo uterino.

    B) Espessamento endometrial.

    C) Câncer endometrial.

    D) Atrofia endometrial.

    E) Pólipo endometrial.

Uma paciente de 6 anos chega ao Ambulatório de Ginecologia com os seguintes exames:


* LH=3,8 mUI/ml

(Valor de referência em mUI/mL: Fase folicular: 2-12 / Pico ovulatório: 15-50 / Fase lútea: 5-15 / Menopausa: > 15 / Sexo masculino: até 14 / Crianças pré-púberes: até 1,5).

* FSH=4,5 mUI/ml

(Valor de referência em mUI/mL : Fase folicular: até 12 / Pico ovulatório:12 - 25 / Fase lútea:até 12 / Menopausa: > 30 / Sexo masculino:até 10 / Crianças pré-púberes:até 4,0).

* Estradiol=28ng/dL

(Valor de referência em ng/dL: Fase folicular: 1,0 - 30 / Pico ovulatório: 15,0 - 60,0 / Fase lútea: 5,0 - 30,0 / Menopausa: até 3,0 / Sexo masculino: 1,0 - 6,0 / Crianças pré-púberes: até 3,0). * S-DHEA=76ng/dL

* S-DHEA=76ng/dL

(Valor de referência em ng/dL: Basal: 190 - 800 / Crianças pré-púberes (ambos os sexos): até 250).

* Idade óssea=3 desvios-padrão a mais do que o esperado para a idade cronológica.


A mãe refere que os exames foram solicitados para investigação "dos seios crescidos” da filha. Exame das mamas: projeção de papila e areóla acima do contorno da mama; fluxo papilar ausente. Ausência de pelos pubianos e axilares.


Em relação ao caso clínico acima, marque a hipótese diagnóstica.

    A) Telarca isolada.

    B) Pseudopuberdade precoce.

    C) Puberdade precoce central.

    D) Precocidade sexual isolada.

    E) Adrenarca prematura.

O exame de uma paciente revela tumor de colo uterino medindo cerca de 70 x 55mm, com extensão até o terço inferior da vagina. Ao toque retal, há irregularidade e endurecimento do paramétrio esquerdo. Não foi palpada linfonodomegalia. Qual é o estadiamento da paciente?

    A) T3aN0

    B) T2bN0

    C) T3bN0

    D) T2aN0

    E) T4aN0

Mulher de 53 anos e menopausa aos 50 anos, GIVPIIIAI, queixa-se de perda de urina aos esforços há 3 anos. Refere que a perda urinária está mais frequente no último ano e associada a episódios de urgência miccional. Exame ginecológico: prolapso de parede vaginal anterior grau II. Urina 1 e urocultura negativas. Urodinâmica com boa capacidade vesical, detrusor estável e perda de urina aos esforços de 95 cmH2O. Qual o diagnóstico neste caso?

    A) Incontinência urinária de esforço por defeito esfincteriano intrínseco.

    B) Incontinência urinária de esforço por hipermobilidade do colo vesical.

    C) Incontinência urinária mista.

    D) Incontinência urinária de urgência.

    E) Incontinência urinária por transbordamento.

Certa paciente de 54 anos de idade apresentava queixa de inversão mamilar há dois meses, quando procurou um ginecologista. Realizou exame clínico no qual se observou retração mamilar em quadrante superolateral esquerdo, sem nodulações palpáveis. Fez mamografia com microcalcificações pleomórficas agrupadas em quadrante superolateral esquerdo (BIRADS 4). Executou-se, então, uma cirurgia conservadora, e a peça foi submetida a análise imuno-histoquímica. Verificaram-se receptor progesterona positivo, CERB2 negativo e receptor de estrogênio positivo com Ki67 70%.  

Acerca desse caso clínico e considerando os conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.


No momento da mamografia, a paciente deveria ter sido submetida a agulhamento com margem de segurança para diagnóstico e tratamento de provável neoplasia de mama.

Certa paciente de 54 anos de idade apresentava queixa de inversão mamilar há dois meses, quando procurou um ginecologista. Realizou exame clínico no qual se observou retração mamilar em quadrante superolateral esquerdo, sem nodulações palpáveis. Fez mamografia com microcalcificações pleomórficas agrupadas em quadrante superolateral esquerdo (BIRADS 4). Executou-se, então, uma cirurgia conservadora, e a peça foi submetida a análise imuno-histoquímica. Verificaram-se receptor progesterona positivo, CERB2 negativo e receptor de estrogênio positivo com Ki67 70%.  
Acerca desse caso clínico e considerando os conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.

A classificação molecular do tumor apresentado é luminal B.

O diagnóstico da gravidez pode ser efetuado em 90% das pacientes por intermédio dos sinais clínicos, dos sintomas e do exame físico em gestações mais avançadas. São sinais de certeza de gravidez, EXCETO:

    A) Presença dos batimentos cardíacos fetais (BCF), que são detectados pelo sonar a partir de 12 semanas e pelo Pinard a partir de 20 semanas.

    B) Positividade da fração beta do HCG no soro materno.

    C) Percepção dos movimentos fetais (de 18 a 20 semanas).

    D) Presença do saco gestacional observado através de ultrassonografia realizada por via transvaginal.

Em relação à Dismenorreia, analise as afirmativas abaixo:


I. A dismenorreia é um dos problemas ginecológicos mais prevalentes entre adolescentes e adultas jovens, na qual a condição é usualmente secundária, derivada de alguma patologia.


II. A dismenorreia primária é caracterizada clinicamente como uma dor em cólica na região inferior do abdome no início da menstruação, podendo continuar por alguns dias, na ausência de qualquer patologia pélvica.


III. A inibição na produção das prostaglandinas no endométrio, com a utilização de anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs), apresenta-se como tratamento efetivo e racional da dismenorreia primária.


Após a realização da análise, pode-se afirmar que encontra-se correta (as) a (as) seguinte (es) afirmativa (as):

    A) Apenas I e II.

    B) Apenas II e III.

    C) Apenas I.

    D) I, II e III.

O atendimento pré-natal está no centro das discussões em saúde pública para melhoria dos indicadores nos níveis primário, secundário e terciário de atenção à Saúde. Segundo o Ministério da Saúde, o acompanhamento pré-natal é primordial para promoção de bem-estar físico e emocional da parturiente, além da prevenção de possíveis patologias de transmissão vertical ou condições que venham a afetar a saúde perinatal do nascituro. Sobre a atenção pré-natal, julgue os itens a seguir:
I- O diagnóstico clínico de certeza de uma gestação pode ser obtido clinicamente, sem auxílio laboratorial, através de sinais obtidos no exame físico como o Sinal de Hegar, que consiste na palpação das partes fetais. II- O Ministério da Saúde recomenda o mínimo de 6 consultas de acompanhamento pré-natal, sendo estas consultas mensais até a 28ª semana de gestação. III- São considerados fatores de risco que permitem o acompanhamento pré-natal pela equipe de Atenção Básica: idade materna menor que 15 anos e maior que 35 anos, passado obstétrico de 3 cesarianas ou mais e intervalo interpartal inferior a 2 anos ou superior a 5 anos.
É CORRETO o que se afirma em:

    A) I e II.

    B) I e III.

    C) I.

    D) II e III.

    E) I, II e III.

Em relação à contracepção intrauterina, representada pelo dispositivo intrauterino (DIU), é INCORRETO afirmar que:

    A) Nos últimos anos, houve aumento significativo de publicações acerca da utilização de DIUs em nulíparas, particularmente abordando aspectos referentes à eficácia, aceitação e baixa ou igual número de complicações do uso, em comparação com multíparas.

    B) Os DIUs são altamente eficazes, seguros e bem tolerados, com taxas de falha na vida real semelhantes à esterilização cirúrgica feminina.

    C) Os eventos adversos relacionados aos DIUs incluem problemas durante a inserção, como dor e dificuldades técnicas, além de taxas de expulsão e perfuração.

    D) As inserções de DIUs geralmente são mais dolorosas ou apresentam maior grau de dificuldade em multíparas do que em nulíparas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...