Lista completa de Questões sobre Infectologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um rapaz de 17 anos, agricultor na zona rural, é trazido ao serviço de urgência por causa de vômitos com sangue vivo. Após a estabilização clínica, realizouse ultrassonografia abdominal que revelou fibrose hepática periportal e hepatoesplenomegalia. Qual é a principal hipótese diagnóstica?
Uma mulher de 20 anos, voluntária em uma área de vulnerabilidade urbana em que não há saneamento básico adequado, apresentou febre e calafrios há 2 semanas, evoluindo com diarreia, dor abdominal e um exantema cor de salmão no tronco há 1 semana. Agora, relata sangue nas fezes e piora da dor abdominal. Qual é o diagnóstico mais provável?
Qual alternativa apresenta uma correlação inadequada entre a doença sexualmente transmissível e seu agente infeccioso?
Um homem de 33 anos, missionário na África subsaariana, retorna ao Brasil com queixa de febre, astenia, olhos vermelhos e coriza há 3 dias. Ao exame clínico, observou-se exantema maculopapular na face e no tronco superior, linfonodomegalia cervical e axilar, hiperemia faríngea e conjuntival e manchas de Koplik. Qual é a principal hipótese diagnóstica?
O Acinetobacter é um agente importante de infecções hospitalares. Qual das alternativas a seguir NÃO é uma medida adequada de controle das infecções causadas por esse microrganismo?
Sabe‐se que pacientes em choque apresentam uma distribuição inadequada do fluxo sanguíneo para os órgãos e tecidos, de forma que suas células recebam um suprimento inadequado de oxigênio. Muitas vezes é necessária a monitorização hemodinâmica destes pacientes com o cateter de Swan‐Ganz. No choque séptico, após reposição volêmica adequada, espera‐se encontrar:
(Considere: PAOP = Pressão de Oclusão da Artéria Pulmonar; PVC = Pressão Venosa Central; PAPd = Pressão Diastólica na Artéria Pulmonar.)
Qual a etiologia mais provável de uma diarreia aguda infecciosa que gerou como complicação uma síndrome de Guillain‐Barré algumas semanas após a ocorrência da diarreia?
A raiva é uma infecção do sistema nervoso central transmitida a partir da contaminação de uma ferida por saliva de animais infectados, por meio de mordeduras e com 100% de letalidade. Com relação à raiva, analise.
I. Animais como ratazana de esgoto, camundongo, porquinho da índia, hamster e coelho são considerados de baixo risco para a transmissão da raiva e, por isso, não é necessário indicar tratamento profilático de rotina em caso de acidentes com estes animais.
II. A lambedura de mucosas é considerada como um ferimento grave.
III. Nas agressões por morcegos, deve‐se indicar a soro‐vacinação independente da gravidade da lesão, ou indicar conduta de reexposição.
IV. A vacina de escolha é a Fuenzalida‐Palacios.
Estão corretas apenas as afirmativas
Gestastes portadoras de HIV devem iniciar a profilaxia da transmissão vertical a partir da 14ª semana, com terapia antirretroviral tripla. Nos casos em que esta profilaxia não é feita, qual(is) droga(s) deve(m) ser prescrita(s) para a quimioprofilaxia do HIV no recém‐nascido a termo?
Em um paciente que apresentava quadro de uma colite disentérica com cólicas, evacuações mucossanguinolentas de pequena quantidade e grande frequência, foi confirmada após investigação o diagnóstico de amebíase. Com relação à amebíase, assinale a alternativa correta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...