Lista completa de Questões sobre Infectologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Das hepatites virais abaixo listadas, qual dupla tem sua forma de transmissão predominante através da via fecaloral?
HBV e HAV.
HCV e HEV.
HBV E HCV.
HAV E HEV.
HDV E HAV.
Homem de 35 anos apresenta, nos últimos 20 dias, deficiência visual progressiva evoluindo para uma situação de elevada incapacidade visual. Faz tratamento para AIDS e a ultima avaliação de sua imunidade demonstrou queda nos parâmetros imunológicos e detecção do vírus na corrente sanguínea. CD4 de 480 células/ mm 3 , Carga Viral 5200 cópias/mm 3 .Tem atividade sexual exclusivamente com homens (HSM) e, na grande maioria das vezes, de forma desprotegida desprotegida. Que teste diagnóstico é essencial para elucidação mais rápida da etiologia?
Sorologia para Toxoplasmose.
Parasitologico de fezes.
Pesquisa de Criptococcus no LCR.
VDRL.
Exame do Fundo de Olho.
Recentemente, após um grande terremoto que trouxe graves consequências para o saneamento e o tratamento da água no país, o Haiti foi vítima de uma epidemia de cólera. O tratamento de escolha para essa infecção é
ceftriaxona.
levofloxacina.
clindamicina.
metronidazol.
tetraciclina.
Um paciente de vinte anos de idade, previamente hígido, apresentou quadro de síndrome gripal com febre baixa, tosse seca, mialgia e prostração, evoluindo com dor retroesternal que irradiava para ombro e pescoço e piorava na posição supina. Os exames complementares mostraram um hemograma sem alterações, radiografia de tórax normal e ECG com achatamento da onda T. O agente infeccioso mais comumente envolvido nesses casos é
parvovirus.
coxsackievirus
adenovirus.
citomegalovirus.
parainfluenza.
A Síndrome de Resposta Inflamatória Sistêmica (SRIS) é um conjunto de sinais clínicos e laboratoriais que pode ser precipitado por diferentes causas. Um achado que permite determinar a presença de sepse em um paciente com SIRS é
hipotensão com sinais de hipoperfusão tecidual.
febre alta com calafrios.
leucocitose com neutrofilia.
hemocultura para germes comuns positiva.
insuficiência respiratória.
A endocardite fúngica tem como principal agente a Candida sp. Um importante fator de risco para a endocardite por Candida é
neoplasia gastrintestinal.
manipulação dentária.
alimentação parenteral prolongada.
inserção de dispositivo intrauterino (DIU).
alcoolismo.
Texto III, para responder às questões 45 e 46.
Um paciente de cinquenta anos de idade apresentou pápula em região submandibular esquerda após extração dentária. A lesão inicial evoluiu com formação de abscesso e aparecimento de trismo e fistulização para pele com drenagem de secreção seropurulenta com grãos vermelhos.
Com relação à situação apresentada no texto III, o tratamento de escolha para o paciente é
anfotericina B desoxicolato.
penicilina G cristalina.
anfotericina B liposomal.
antimoniato de meglumina.
sulfametoxazol e trimetoprim.
Texto III, para responder às questões 45 e 46.
Um paciente de cinquenta anos de idade apresentou pápula em região submandibular esquerda após extração dentária. A lesão inicial evoluiu com formação de abscesso e aparecimento de trismo e fistulização para pele com drenagem de secreção seropurulenta com grãos vermelhos.
Com base na situação apresentada no texto III, assinale a alternativa que apresenta o agente infeccioso responsável por esse tipo de quadro.
Paraccocidioides braziliensis
Actinomyces israelli
Leishmania braziliensis
Clostridium tetani
Mucor pusillus
Na diarreia por Clostridium difficile, é indicado o tratamento com
vancomicina via oral.
claritromicina via oral.
cefepime via oral.
vancomicina endovenosa.
claritromicina endovenosa.
Um paciente com diagnóstico de hepatite C crônica procurou o ambulatório para verificar a necessidade de tratamento. Após sua avaliação clínica e laboratorial, o tratamento foi contraindicado. Qual dos achados a seguir pode ter sido o responsável pela exclusão do paciente do protocolo de tratamento?
Apresentar hepatopatia descompensada.
Ter 65 anos de idade.
Apresentar atividade necroinflamatória e de fibrose classificadas como de moderada a intensa na biopsia hepática.
Ter contagem de neutrófilos de 2.000 cels/mm3.
Ter contagem de plaquetas de 80.000 cels/mm3.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...