Lista completa de Questões sobre Infectologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O sarampo é uma doença imunoprevenível causada por vírus e altamente infecciosa. Após três anos sem casos de sarampo, foram confirmados, no ano de 2010, 68 casos em três estados, batendo o recorde da década. Acerca do sarampo, assinale a alternativa correta.
Esse aumento atesta que a transmissão de forma continuada está ocorrendo no país.
Sem a vacina, é esperada uma epidemia a cada período de 2 a 5 anos.
Os vírus que causaram os casos em 2010 eram todos de origem brasileira.
O sarampo não pode ser transmitido por aerossóis secundários.
O sarampo é uma doença benigna e não cursa com complicações mais graves.
Paciente do sexo masculino, com 34 anos de idade, morador de uma cidade da zona rural da Bahia, próxima ao litoral, procurou o pronto-socorro local com quadro febril de início agudo, cefaleia e constipação com início há dois dias. Ao exame, a temperatura axilar era de 40 ºC, e a frequência cardíaca de 95 bpm. Nesse caso, o diagnóstico mais provável é de
febre amarela.
dengue.
malária.
leptospirose.
febre tifoide.
A dengue é a doença transmitida pelo vetor que mais rapidamente se dissemina no mundo. Nos últimos cinquenta anos, a sua incidência aumentou em trinta vezes. A respeito da dengue, assinale a alternativa correta.
Clinicamente, a dengue é classificada como dengue não complicada e dengue clássica.
Todas as formas clínicas de dengue devem ser notificadas em 24 horas.
O mecanismo da síndrome de choque da dengue dá-se principalmente pela hemorragia.
A dengue com complicações deve ser considerada quando há indícios de extravasamento de plasma.
Não há envolvimento gastrintestinal na dengue.
Analise, atentamente, as afirmativas abaixo sobre meningites e marque, em seguida, a opção CORRETA.
I - As meningites têm distribuição mundial e sua expressão epidemiológica depende de diferentes fatores, como: o agente infeccioso, a existência de aglomerados populacionais, características socioeconômicas dos grupos populacionais e do clima.
II - Os germes que mais comumente são revelados na cultura do líquido cefalorraquidiano na meningite bacteriana neonatal são: E.coli, L. monocytogenes e estreptococos do grupo b.
III - A meningite pneumocócica está relacionada a uma letalidade mais elevada, quando comparada a N. meningitidis e Hib. e pode vir associada à otite média ou a mastoidite.
IV - A meningite por Haemophilus influenzae deixa de ser transmissível ao cabo de 72 horas do início do tratamento eficaz com antibióticos.
Todas estão corretas.
Somente a I, III e IV estão corretas.
Somente a I, II e III estão corretas.
Somente a I, II e IV estão corretas.
Somente a I e III estão corretas.
A atenção mundial volta-se para o fenômeno do aumento da resistência bacteriana e a necessidade do surgimento de novos fármacos para combater os agentes resistentes. Com relação aos mecanismos de resistência bacteriana, assinale a alternativa correta.
A produção de enzimas bacterianas que inativam o antimicrobiano é o mecanismo de resistência mais comum observado para as quinolonas.
As ESBL são capazes de inativar penicilinas, cefalosporinas de amplo espectro e monobactâmicos.
A resistência à oxacilina observada no MRSA deve-se à produção de betalactamases.
A disseminação do gene da betalactamase dá-se exclusivamente pela transmissão de plasmídeos.
A maioria das carbapanemases é inibida por inibidores da betalactamase.
Avalie as afirmativas abaixo e assinale a alternativa INCORRETA para as doenças infecciosas a seguir relacionadas:
a febre purpúrica brasileira é uma doença infecciosa aguda, cujo agente etiológico é o Haemophilus influenzae, biogrupo aegyptius com baixa letalidade que em geral, apresenta-se sob forma de surtos, atingindo principalmente crianças;
a gengivoestomatite herpética primária é observada mais comumente em crianças, podendo variar de um quadro discreto até quadros graves, com erupção vesiculosa, febre alta, adenopatias e comprometimento do estado geral;
a insuficiência renal aguda é uma importante complicação da fase tardia da leptospirose caracterizada geralmente por ser não oligúrica e hipocalêmica;
a febre tifoide tem distribuição mundial e esta associada a baixos níveis socioeconômicos, principalmente a precárias condições de saneamento;
o aparecimento de síndrome nefrótica secundária à malária esta comumente relacionada às infecções crônicas pelo Plasmodium malariae.
Um paciente de 53 anos de idade, com diabetes avançado e sem controle adequado, com quadro de sinusite crônica, tratado diversas vezes com antimicrobianos sem melhora, evolui em dois meses com quadro de paralisia de nervo facial, oftalmoplegia e cegueira. Foi internado e, ao exame, apresentava lesões ulceradas em mucosa nasal, e a tomografia computadorizada evidenciou abscessos epidurais. Nesse caso, o diagnóstico provável e o tratamento de escolha são, respectivamente,
criptococose e fluconazol.
histoplasmose e itraconazol.
zigomicose e cetoconazol.
mucormicose e anfotericina B lipossomal.
aspergilose e anfotericina B desoxicolato.
Em relação à Febre de Origem Indeterminada (FOI), avalie as afirmativas abaixo e marque, em seguida, a opção CORRETA.
I - As doenças infecciosas são as principais causas de FOI em todas as faixas etárias destacando-se a tuberculose como a maior causa isolada.
II - Apesar de uma boa conduta relativa aos metodos propedêuticos, um pequeno percentual (5-20%), variável de acordo com os vários estudo, pode permanecer sem diagnóstico.
III - A infecção do trato urinário ocasionalmente se manifesta como FOI, principalmente em crianças e nos indivíduos portadores de defeitos estruturais nas vias urinárias.
IV - Mixoma atrial é uma das causas mais frequentes de FOI entre as crianças.
Todas estão corretas.
Somente a I, II e III estão corretas.
Somente a I, III e IV estão corretas.
Somente a II e IV estão corretas.
Somente a I e II estão corretas.
Com relação à leishmaniose visceral (LV) no Distrito Federal (DF), assinale a alternativa correta.
A LV foi um problema sério durante a construção de Brasília; todavia, com o decorrer do tempo, os casos foram diminuindo. Hoje, a doença foi totalmente controlada, sem risco de ocorrência de casos autóctones.
Atualmente, a Lutzomya longipalpis não infesta a região de Brasília (Plano Piloto).
Nos últimos cinco anos, ocorreu transmissão da LV em Sobradinho, Sobradinho II, Varjão, Lago Norte e Jardim Botânico.
Devem-se descartar os casos suspeitos de LV de pessoas que residam fora da área de transmissão no DF.
A maior parte dos casos autóctones de LV no DF concentram-se na regional do Lago Norte.
A antibioticoprofilaxia para endocardite infecciosa constitui questão bastante complexa, envolvendo diversos aspectos médicos, odontológicos, microbiológicos, cirúrgicos e epidemiológicos. Avalie cada condição e marque a alternativa que contenha apenas situações de alto risco para qual a profilaxia está recomendada.
I - Endocardite prévia.
II - Prolapso de válvula mitral sem regurgitação ou espessamento dos folhetos.
III - Cirurgia de revascularização prévia.
IV - Cardiopatia congênita cianótica.
V - Shunt sistêmico-pulmonar cirurgicamente construído.
Somente I e V.
Somente I, IV e V.
Somente I,III e IV.
Somente I, II e V.
Somente I, III, IV e V.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...