Lista completa de Questões sobre Infectologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Quanto às características das vacinas, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
I. Excluídas as vacinas polissacarídicas não-conjugadas, as vacinas não vivas precisam de vários reforços para induzir boa imunidade.
II. A vacina viva atenuada confere imunidade de mucosa.
III. A vacina não viva é mais estável que a viva atenuada.
Estão corretas as afirmativas:
Paciente com dor abdominal intensa, vômitos persistentes, hipotensão postural e hepatomegalia dolorosa, é classificado no seguinte grupo de risco de dengue:
Quanto aos conceitos básicos sobre imunizações, assinale a alternativa correta.
O herpes vírus simples (HVS) pode provocar dermatite periódica em crianças com eczema atópico e ser confundido com infecção pelo S. aureus. A presença de erosões profundas, vesículas e lesões cutâneas infectadas com falha na resposta a antibióticos orais, sugere infecção pelo HVS, que pode ser diagnosticado pelo teste (esfregaço) de:
O sinal de Forchheimer é caracterizado por máculas ou petéquias localizadas na transição entre o palato duro e o palato mole, podendo ser encontrado nas seguintes doenças infecciosas:
As citocinas são proteínas pequenas (peso molecular de 10.000 a 20.000 Da), que regulam os processos imunes, inflamatórios e hematopoiéticos. Por exemplo: a leucocitose intensa com neutrofilia absoluta, observada em diversas infecções, resulta da ação de uma citocina conhecida como interleucina:
Os antibióticos ß-Lactâmicos caracterizam-se por um anel ß- Lactâmico e impedem a reação de ligação cruzada denominada:
O médico está avaliando um menino de 4 anos de idade no departamento de emergência com história de diarreia sanguinolenta. Ele esteve doente por cerca de dois dias com febre e diarreia. Já se encontra bem e não tem condições crônicas subjacentes de saúde. A avaliação mostra uma criança adequadamente hidratada, alimentando-se e sem comprometimento hemodinâmico ou neurológico. Porém, sua mãe relata que apesar da melhora do aspecto das fezes, ainda apresenta traços de sangue. Desse modo, a melhor orientação seria:
Em dezembro de 2005, o Centro de Vigilância Epidemiológica de São Paulo (CVE) recebeu notificação da vigilância epidemiológica do município de Taboão da Serra (na Grande São Paulo) sobre a internação de quatro casos, entre os quais, um óbito, três adultos e uma criança, que pertenciam a uma família de imigrantes chineses. Os sintomas apresentados pelos pacientes foram: ptose palpebral (100%), vertigem (75%), disfonia (75%), vômitos (75%), disfagia (50%), diplopia (50%), insuficiência respiratória (50%), desorientação (25%), disartria (25%), fraqueza muscular de membros superiores e inferiores (50%). A investigação epidemiológica, que consistiu de levantamento dos dados clínicos, histórico alimentar, coleta de amostras de soro, lavado gástrico e fezes dos pacientes internados, para exames laboratoriais específicos e tecidos/ vísceras do caso que evoluiu para óbito, provavelmente resultou no diagnóstico de:
Paciente com 1 ano e 6 meses de idade apresentando quadro clínico com coriza serossanguinolenta, choro ao manuseio, hepatoesplenomegalia, icterícia e anemia. O quadro clínico descrito acima é sugestivo de sífilis congênita:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...