Lista completa de Questões sobre Infectologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre a gonorreia, assinale a alternativa incorreta:
Paciente internado na enfermaria de pediatria abriu quadro de varicela-zóster. O bloqueio dos contactantes da enfermaria deverá ser realizado com vacina varicela-zóster ou imunoglobulina humana antivaricela-zóster, respectivamente, dentro dos seguintes prazos:
Considere os seguintes dados sorológicos:
Estes dados são compatíveis com:
Paciente apresentando quadro de febre, cefaleia, mialgia, vômitos e astenia. História epidemiológica de ter viajado para a região Norte alguns dias antes do início dos sintomas. Exames sorológicos positivos para febre amarela. Apresentou evolução para quadro de iciterícia e oligúria. Nessa fase da doença, ao exame físico, o sinal característico é:
Sobre a esquistossomose, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Oxamniquina é a droga de primeira escolha para tratamento.
II. Praziquantel é a droga de segunda escolha para tratamento.
III. De maneira geral, recomenda-se não adotar os medicamentos que compõem a terapêutica antiesquistossomótica durante a gestação.
Em geral, as temperaturas retais são 0,4°C mais altas que as aferições orais e 0,8°C mais altas que as temperaturas axilares; as leituras orais mais baixas são provavelmente atribuíveis ao seguinte fator etiopatogênico:
O antimoniato de N-metil glucamina é a droga de escolha para o tratamento da leishmaniose tegumentar americana. Não havendo resposta satisfatória com o tratamento pelo antimonial pentavalente, as drogas de segunda escolha são:
No tratamento farmacológico dos pacientes com febre de chikungunya, refratários à dipirona e paracetamol, a melhor escolha é:
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna. Teste de ELISA IgM não reagente descarta o diagnóstico de leptospirose em amostra sanguínea colhida a partir do ___ dia do início dos sintomas.
Um lactente do sexo masculino, com 9 meses de idade, apresenta choro inconsolável e febre há 12 horas. Sua mãe informa ao pediatra do pronto-socorro que ele é um bebê saudável. Iniciou quadro clínico com tosse e coriza hialina. Desde então, continuou a apresentar febre, apesar da utilização apropriada de antitérmicos. Ao longo do dia, a criança chorou inconsoladamente. A história médica passada não é digna de nota. Não ocorreram anormalidades ao nascimento e os marcos de desenvolvimento foram apropriados. Não há relato de hospitalizações anteriores. No seu exame, a temperatura é de 39°C, a frequência cardíaca é 156, a pressão arterial é 95/47 e a frequência respiratória de 28 irpm. A criança parece irritável e desconfortável. Exame pulmonar e cardiovascular são normais. Não há erupções cutâneas. Apresenta fontanela anterior abaulada. Quando se flexiona o pescoço da criança, ela choraminga e flexiona os quadris e os joelhos. A punção lombar revelou glicose 20 mg/dL, proteína 170 mg/dL e celularidade com 360 de polimorfonucleares/mL (90% PMNs). Após a obtenção de culturas apropriadas, o regime antibiótico parenteral empírico mais adequado é:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...