Lista completa de Questões sobre Intensiva para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a opção em que são apresentados os efeitos adversos relacionados ao excesso de água corporal no recém-nascido prematuro.
insuficiência renal aguda e icterícia
hipotensão, diminuição da perfusão periférica
persistência do canal arterial (PCA), displasia broncopulmonar
acidose, enfisema intersticial
hiperpotasssemia, hipernatremia
Para o tratamento da hiperbilirrubinemia em recém-nascido a termo, saudável, sem fatores de risco para icterícia e com 48 horas de vida, são recomendações da Academia Americana de Pediatria, publicadas em 2004, iniciar fototerapia com bilirrubina total igual ou maior que
17 mg/dL e indicar exsanguineotransfusão com bilirrubina total igual ou maior que 24 mg/dL.
10 mg/dL e indicar exsanguineotransfusão com bilirrubina total igual ou maior que 18 mg/dL.
13 mg/dL e indicar exsanguineotransfusão com bilirrubina total igual ou maior que 21 mg/dL.
15 mg/dL e indicar exsanguineotransfusão com bilirrubina total igual ou maior que 22 mg/dL.
16 mg/dL e indicar exsanguineotransfusão com bilirrubina total igual ou maior que 23 mg/dL.
Em relação ao uso de paracetamol no período neonatal, é correto afirmar que
está indicado nos neonatos portadores de deficiência de G6PD ou com suspeita dessa deficiência.
deve ser administrado, de preferência, por via retal.
o início da ação analgésica é rápido.
é muito hepatotóxico.
não interfere na agregação plaquetária nem induz gastrite.
A respeito da hiperplasia congênita da suprarrenal (HCSR), assinale a opção correta.
Lactentes com hipernatremia e hipocalemia com ou sem desidratação são fortes candidatos a ter HCSR.
No acometimento dessa hiperplasia, as alterações genitais são raras.
Nas formas perdedoras de sal, o diagnóstico dá-se no quarto ou quinto mês de vida.
Nas crianças do sexo masculino que apresentam a forma perdedora de sal (bem como as meninas não identificadas no momento do nascimento) são identificados, entre o sétimo e o décimo quarto dias de vida, vômitos, perda de peso, letargia, hiponatremia e hipercalemia.
As crianças com a forma perdedora de sal raramente apresentam pubarca precoce e crescimento acelerado entre dois e quatro anos de idade.
Uma criança recém-nascida de parto normal, do sexo masculino, pesando três quilos, a termo, Apgar 9 e 10, com bolsa rota no ato, sem intercorrências, recebeu alta para domicílio no segundo dia de vida, sem apresentar alterações clínicas. Sua amamentação era realizada exclusivamente no seio materno, com boa pega. A criança retornou à UTI neonatal no oitavo dia de vida, com quadro de sucção débil, vômitos, letargia, episódios convulsivos, saturação de 98% em ar ambiente. Como antecedentes gestacionais, citam-se: mãe de vinte e cinco anos de idade, G3 P2A1, com relato de aborto espontâneo com treze semanas de gestação e um bebê que morreu com uma semana de vida, em razão de problema respiratório.
Com base no caso clínico apresentado, a hipótese diagnóstica mais provável épossível erro inato do metabolismo.
choque cardiogênico.
desidratação aguda por enterovirose.
choque séptico.
hipoglicemia por baixa ingesta.
O teste do olhinho ou do reflexo do olho vermelho é recomendado para todos os recém-nascidos. A respeito da realização desse teste, assinale a opção correta.
O teste do olhinho serve para a detecção de alterações da cor da esclera e para o diagnóstico da osteogênese imperfeita.
O exame deve ser feito exclusivamente por oftalmologista, com o auxílio de oftalmoscópio, em quarto escuro. Consiste na pesquisa do reflexo vermelho do fundo do olho, que indica a adequada transparência da córnea e do cristalino.
O teste deve ser realizado apenas no momento da alta, com o uso de colírios que dilatam a pupila.
O teste do olhinho é realizado para avaliar as eventuais hemorragias de conjuntiva em recém-nascidos de parto normal.
Esse teste serve para identificar opacificação da córnea, catarata e eventuais massas esbranquiçadas intraoculares, sendo considerado um exame de triagem. Caso o resultado apresente alterações, o oftalmologista deve ser consultado.
A retinopatia da prematuridade (ROP) é uma enfermidade vasoproliferativa secundária à vascularização inadequada da retina imatura dos recém-nascidos prematuros e permanece como uma das principais causas de cegueira e baixa visão infantil nos países desenvolvidos e em desenvolvimento. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.
São critérios para a realização do exame oftalmológico: RN < 1.000 g e(ou) idade gestacional (IG) < 30 semanas.
O primeiro exame deve ser realizado entre a décima e a décima segunda semana de vida.
Os casos de retinopatia de graus de 1 a 3 habitualmente evoluem com progressão rápida para descolamento da retina e cegueira.
Doença plus caracteriza-se pela presença de tortuosidade vascular, venodilatação em polo posterior em pelo menos dois quadrantes, a qual, mais tarde, pode ser acompanhada de ingurgitamento dos vasos irianos, rigidez pupilar e turvação vítrea.
Quanto mais prematuro for o recém-nascido, mais anterior estará localizada a ROP e maior será o potencial de progressão.
Os erros inatos do metabolismo (EIM) ocorrem com incidência acumulativa de aproximadamente 1: 5.000 nascidos vivos. O teste do pezinho, realizado na rede pública desde 2011, utilizado para diagnosticar os EIM, busca identificar
duas doenças: hipotireoidismo congênito e aminoacidopatias.
quatro doenças: hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, hemoglobinopatias e fibrose cística.
três doenças: hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria e aminoacidopatias.
duas doenças: hipotireoidismo congênito e fibrose cística.
três doenças: hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria e hemoglobinopatias.
Uma paciente, com filho recém-nascido há três dias, foi vítima de mordedura de cão desconhecido e necessita usar soro antirrábico.
A orientação que deve ser dada a essa paciente a respeito da amamentação émanter suspensa a amamentação por quarenta e oito horas após o uso do soro.
manter a amamentação, pois agentes imunizantes são compatíveis com a amamentação.
suspender a amamentação por doze horas após o uso do soro.
só é necessário interromper a amamentação por vinte e quatro horas após o uso do soro.
permitido a amamentação apenas trinta e seis horas após o uso do soro.
Ao serem absorvidas pelo organismo, as drogas são conduzidas, em pequenas quantidades, ao leite materno. Se estiverem presentes no leite, essas drogas podem ou não ser absorvidas no trato gastrointestinal do lactente. Com base na informação apresentada, assinale a opção correta.
O pH do leite humano (6,6 a 6,8) é um pouco menor que o do plasma, ou seja, mais ácido, o que favorece a concentração de substâncias com características ácidas, por mecanismo de ionização.
As proteínas e os lipídeos presentes no leite materno podem funcionar como transportadores de medicamentos ingeridos pela mãe.
Drogas com baixa afinidade por proteínas plasmáticas maternas aparecem em pouca quantidade no leite.
A variação na composição lipídica do leite (leite anterior, leite posterior) não influi na quantidade de droga nele contida.
O epitélio alveolar mamário representa uma barreira lipídica, sendo menos permeável na fase do colostro (primeira semana pós-parto).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...