Lista completa de Questões sobre Medicina do Trabalho para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com base nessas informações e na figura apresentada acima, que mostra o resultado do eletrocardiograma (com calibração padrão) desse paciente, julgue os itens subsecutivos.
O diagnóstico provável para o referido paciente é de angina instável de recente começo.O gerente de uma agência bancária vai ao serviço médico da empresa pedir remédios que o ajudem a dormir. Na consulta, afirma que a insônia terminal está tirando seu ânimo para o trabalho, influenciando negativamente sua produtividade e tirando a satisfação que sentia nas atividades cotidianas que até ali sempre haviam sido prazerosas. Sente-se permanentemente cansado e, sem apetite, vem perdendo muito peso. Diz que pela primeira vez na vida está vivendo essa situação, que vem acontecendo diariamente, há quase um mês. Informa também não abusar de substâncias e não ter problemas de tireoide. Questionado sobre o motivo de não ter procurado ajuda médica antes, explica que foi alertado por outros gerentes de que aquele não era o momento adequado para tirar uma licença médica, pois ele já se havia licenciado naquele ano, devido a uma mononucleose. Indagado sobre sua atual situação no trabalho, ele relata que há dois meses começou a cometer uma série de erros na execução de suas tarefas, causados pelo recebimento de dados incorretos de seus colegas, e que atrasou a entrega de alguns materiais que precisava preparar, devido à dificuldade de acesso à impressora, controlada por outro gerente. Comenta estar tendo dificuldades no trabalho em equipe porque suas sugestões e decisões vêm sendo contestadas sistematicamente, e seu trabalho sempre criticado de forma exagerada, tendo piorado ultimamente com sugestões de que ele estaria ficando maluco. Com essas situações, acabou perdendo a oportunidade de uma promoção, o que o levou a alguns conflitos com a esposa e a filha adolescente.
Essas informações durante a consulta indicam ao médico do trabalho que o diagnóstico do gerente é de um(a)Acerca das patologias pulmonares, julgue os itens subsequentes. Na radiografia de tórax e na espirometria, a maioria dos pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica apresenta padrão restritivo com redução da relação entre o volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF1) e a capacidade vital forçada.
Com base nessas informações e na figura apresentada acima, que mostra o resultado do eletrocardiograma (com calibração padrão) desse paciente, julgue os itens subsecutivos.
Para reduzir o risco de morte do referido paciente, é recomendada a administração imediata do nitrato, pela via sublingual.Acerca das patologias pulmonares, julgue os itens subsequentes. Embora a pirose referida por pacientes como azia e a regurgitação ácida sejam manifestações típicas da doença do refluxo gastroesofágico, a asma, a tosse crônica, a hemoptise, a bronquite, a bronquiectasia e as pneumonias de repetição são achados clínicos que facilitam o diagnóstico de refluxo.
Julgue os itens que se seguem, relativos à meningite. Deve-se suspeitar de doença meningocócica em indivíduos com prostração acentuada, palidez, toxemia, exantema petequial ou sufusões hemorrágicas, ainda que não haja sinais de irritação meníngea.
Um paciente de setenta e oito anos de idade, com antecedentes de hipertensão arterial e de diabetes melito, procurou atendimento médico, queixando-se de dispneia, desencadeada por esforços, e dispneia paroxística noturna. Ele relatou, ainda, a ocorrência de episódios de síncope. Ao exame físico, o paciente não apresentou hepatomegalia nem edema nos membros inferiores.
Com base nesse caso clínico, julgue o item abaixo.
O diagnóstico mais provável do referido paciente é insuficiência cardíaca congestiva devido à insuficiência ventricular esquerda secundária à hipertensão arterial. Nesse caso, como há diabetes melito, todos os agentes anti-hipertensivos podem ser utilizados, entretanto, os betabloqueadores e os diuréticos tiazídicos aumentam o risco de hiperglicemia se comparados a outros anti-hipertensivos.Julgue os itens que se seguem, relativos à meningite. Os profissionais de saúde que tiveram contato com paciente com suspeita de doença meningocócica devem receber rotineira e imediatamente quimioprofilaxia com ampicilina.
Considere as afirmativas abaixo em relação aos objetivos e atribuições do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto à saúde do trabalhador: I. A saúde do trabalhador é um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa a recuperação e a reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho. II. As ações de saúde do trabalhador abrangem a vigilância epidemiológica e a assistência médica ao trabalhador vítima de acidente de trabalho e portador de doença profissional e do trabalho, as demais ações de vigilância ao ambiente de trabalho, de normatização, fiscalização e controle das condições de produção, extração, armazenamento, transporte e distribuição e manuseio de substâncias, de produtos, de máquinas e equipamentos são atribuições de outros órgãos que não a saúde. III. As ações de saúde do trabalhador compreendem a informação ao trabalhador e à sua respectiva entidade sindical e a empresa de informá-los sobre os riscos de acidente de trabalho, doença profissional e do trabalho, bem como os resultados de fiscalizações, avaliações ambientais e exames de saúde, de admissão, periódicos e de demissão, respeitados os preceitos da ética profissional. IV. As ações de saúde do trabalhador compreendem garantir ao sindicato dos trabalhadores de requerer ao órgão competente a interdição de máquina, de setor de serviço ou de todo o ambiente de trabalho, quando houver exposição a risco iminente para a vida e a saúde dos trabalhadores. Está correto o que se afirma APENAS em
Os objetivos do programa de qualidade de vida incluem submeter servidores de órgãos públicos à avaliação periódica de médicos do trabalho profissionais responsáveis por relacionar exames preventivos e encaminhar servidores com diagnóstico de determinadas patologias aos médicos especialistas. Uma das fases desse programa consiste em agrupar os servidores de acordo com as doenças diagnosticadas e oferecer-lhes palestras com orientações sobre como controlar as patologias a fim de evitar complicações e prevenir a ocorrência de comorbidade. Antes e após o desenvolvimento do programa de qualidade de vida, devem ocorrer avaliações do processo por meio de testes estatísticos. Considerando essas informações e os múltiplos aspectos a elas relacionados, julgue os itens a seguir. Os dados estatísticos de prevalência de doenças, verificados antes e após o programa de qualidade de vida, são considerados estudos de seguimento porque envolvem o registro de dados em pelo menos dois pontos de tempo. Esses estudos também podem ser chamados de estudos de coorte.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...