Lista completa de Questões sobre Medicina Legal para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
uma escoriação em placa.
uma ferida contusa.
um hematoma.
uma bossa.
um derrame.
Considere que, em um laudo de exame de corpo de delito, o perito tenha respondido negativamente ao quesito relativo à ocorrência de lesão corporal. Nesse caso, ao quesito Qual o instrumento ou meio que a produziu?, a atitude correta do perito é
responder sem elementos.
responder prejudicado.
deixar em branco.
responder aguardar.
responder não.
Considere que, durante necropsia realizada em bebê nascido por parto normal, sejam observados os seguintes achados: presença de sangue materno sobre a superfície corporal; pele de aspecto bolhoso; presença de bossa serossanguinolenta e prova de Galeno negativa. Com base nesses achados, assinale a opção correta.
A morte do bebê ocorreu antes de a gestante entrar em trabalho de parto.
O bebê nasceu com vida e a morte ocorreu logo após o parto.
A hipótese de infanticídio não pode ser descartada.
A morte ocorreu intraútero.
Houve tocotraumatismo.
Com relação às lesões viscerais, assinale a opção correta.
A síndrome de esmagamento ou crush é caracterizada pela ruptura visceral gerada pela ação de onda de expansão gasosa e onda de vácuo (sucção), causadas por explosão ou situações que provoquem grande pressão.
Nas explosões, ocorre a chamada síndrome de blast, caracterizada pela liberação de produtos tóxicos, mioglobina, ureia, entre outras, com consequências deletérias aos rins, ao fígado e aos pulmões, coagulação vascular disseminada e embolia.
Nas vísceras lesionadas por PAF de alta velocidade (acima de dois mil pés por segundo), os mecanismos básicos causadores de lesão são a penetração e a cavidade permanente.
Nas vísceras, as lesões com múltiplos canais são impossíveis quando causadas por um único disparo.
As munições do tipo hollow point + P expandem-se durante o trajeto e atingem velocidade maior que as munições convencionais, causando lesões viscerais de natureza mais grave que estas.
Considere que o laudo cadavérico de uma vítima de acidente automobilístico devido a queda de motocicleta apresente a descrição das seguintes lesões: equimose arroxeada na região mentoniana; ferida cortocontusa na região occiptal; fratura cominutiva do terço médio do úmero direito; ferida incisa no flanco esquerdo e escoriação em pincelada na região escapular esquerda. Em face dessas considerações, assinale a opção correta.
A lesão no queixo foi provocada por sangue aglomerado em bolsa.
O fundo da lesão, na ferida da face posterior da cabeça, é desigual, irregular e com travas de tecido entre as duas margens.
Inexiste a possibilidade de a ferida abdominal ter sido produzida por instrumento cortante.
O instrumento contundente atingiu as costas perpendicularmente.
Os fragmentos do osso fraturado, na perna, ficam isolados da parte principal.
A respeito de fenômenos cadavéricos, assinale a opção correta.
No período gasoso, ocorre a circulação póstuma.
A fase de coloração do período putrefativo surge em torno de quarenta e oito horas.
Autólise é a destruição celular por bactérias originárias da flora intestinal e dérmica do próprio cadáver, uma vez que as barreiras de defesa do sistema imunitário param de atuar.
A mumificação ocorre somente quando o cadáver sofre processo de embalsamamento.
A adipocera ou saponificação ocorre quando a gordura corporal é transformada em sabão.
Com relação à embriaguez, assinale a opção correta.
A embriaguez preordenada é aquela em que o agente se embriaga quando recebe ordem para fazê-lo.
A utilização de substância entorpecente descarta a possibilidade de embriaguez preterdolosa.
Somente a embriaguez acidental, fortuita ou por força maior, quando completa, exclui a imputabilidade.
Na embriaguez patológica, o agente tem, como consequência, o surgimento ou o agravamento de doença psíquica ou orgânica.
O exame de alcoolemia é definitivo para verificar o estado de embriaguez, pois segue critério técnico, desprovido de subjetividade.
Considerando os elementos qualificadores das lesões corporais, assinale a opção correta.
A incapacidade habitual por mais de trinta dias deve ser considerada em relação às atividades profissionais e, no caso de criança, desempregado, estudante, aposentado e demais não-ocupados, ela deve ser desconsiderada.
Para determinar perigo à vida como qualificador agravante da lesão corporal, utiliza-se a presunção com base em prognóstico.
Debilidade permanente é a redução da capacidade funcional de membro, sentido ou função orgânica de que não seja possível ou previsível a cessação com o tempo.
A aceleração de parto é caracterizada como qualificadora de lesão corporal quando ocorre a morte do bebê logo após o nascimento.
Deformidade permanente considerada qualificadora de lesão corporal é aquela que causa repugnância ao observador, independentemente da ocasião em que se faça a correção terapêutica.
Considerando que um cadáver seja encontrado semissuspenso por corda envolta no pescoço e amarrada em caibro de telhado, com as pernas dobradas no joelho e os pés tocando o chão, assinale a opção correta.
Inexiste a possibilidade de suicídio, uma vez que seria impossível o autoextermínio por enforcamento em posição em que os próprios pés toquem o chão.
Houve asfixia por estrangulamento.
O sulco produzido pela corda no pescoço apresenta posição transversa ao eixo do pescoço.
Terá havido libidinagem pouco antes ou durante o estado agônico, caso se constate a presença de material recémejaculado na região peniana do cadáver em questão.
A causa da morte poderá ser justificada por mecanismos respiratórios, circulatórios ou nervosos.
Acerca da toxicologia forense, assinale a opção correta.
Na intoxicação por álcool metílico, o quadro de embriaguez normalmente não é tão acentuado quanto outros efeitos toxicológicos, tais como gastrenterite, ambliopia, edema cerebral e danos na retina.
Sendo de meia-vida longa, a cocaína é comumente detectada em até cinco dias na urina de usuários, por técnicas de imunoensaio e cromatografia gasosa.
Na análise toxicológica, o material cadavérico de eleição para detecção de envenenamento em pessoas submetidas a necropsia médico-legal é o sangue, e o local de coleta, o coração.
Aiauasca e epadu são denominações de plantas das quais se extraem substâncias entorpecentes geralmente usadas, respectivamente, com fins excitantes e alucinógenos.
A substância conhecida como tetraidrocanabinol, presente na planta da maconha, possui baixa lipofilidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...