Lista completa de Questões sobre Nefrologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação à diálise, julgue os seguintes itens. O objetivo da diálise é a remoção dos líquidos e das toxinas acumulados, devendo a concentração de toxinas ser mantida abaixo do nível em que elas produzam sintomas urêmicos.
Com relação à diálise, julgue os seguintes itens. O movimento de solutos por fluxo em larga escala associado à remoção de líquidos é denominado de adsorção, mecanismo que depende de gradientes de concentração e da magnitude de sua contribuição para a depuração, indiretamente relacionada à taxa de ultrafiltração.
Com relação à diálise, julgue os seguintes itens. A ultrafiltração ocorre pelo movimento de líquidos através de uma membrana ultrapermeável, movimento esse guiado por um gradiente de pressão oncótica.
Com relação à diálise, julgue os seguintes itens. A difusão, principal mecanismo de remoção de toxinas durante a hemodiálise, baseia-se no movimento de solutos de um compartimento para o outro, através de uma membrana semipermeável, com base no gradiente de concentração entre dois compartimentos.
Com relação à diálise, julgue os seguintes itens. A depuração de uma substância é expressa pela quantidade removida do plasma dividida pela concentração plasmática média ao longo do tempo da determinação e pode ser entendida como o volume de plasma de uma substância a ser completamente depurado em uma unidade de tempo.
Acerca das nefrites hereditárias, julgue os itens subsequentes. O gene responsável pela síndrome nefrótica congênita tipo finlandês (NCF) é chamado de NPES1, e o produto desse gene é uma proteína dos podócitos chamada podocina, sendo a NCF herdada em um padrão autossômico dominante.
Acerca das nefrites hereditárias, julgue os itens subsequentes. A síndrome de Alport é um distúrbio hereditário (geralmente ligado ao cromossomo X) associado a perda auditiva, anormalidades oculares e insuficiência renal. Tal distúrbio se desenvolve devido a anormalidades estruturais na membrana basal glomerular (MBG).
Acerca das nefrites hereditárias, julgue os itens subsequentes. A hematúria familiar benigna, conhecida como doença da membrana basal glomerular fina, é uma condição que difere da síndrome de Alport, por ser aquela inicialmente benigna e não progredir para doença renal crônica terminal.
Acerca das nefrites hereditárias, julgue os itens subsequentes. A tríade policitemia, síndrome nefrítica e opacidade corneana sugere uma deficiência de lecitina-colesterol aciltransferase (LCAT). Nesse caso, a doença renal é um achado universal, com albuminúria sendo notada precocemente, e a proteinúria aumenta em gravidade durante a quarta e a quinta décadas, geralmente com o desenvolvimento de síndrome nefrítica, mas sem alteração da função renal.
Acerca das nefrites hereditárias, julgue os itens subsequentes. A doença de Fabry consiste em um erro inato associado ao cromossomo X, erro esse que afeta o metabolismo dos glicoesfingolipídeos, que envolve uma enzima lisossômica, a α-galactosidade-A. Essa doença caracteriza-se pelo acúmulo de globotriaosilceramida e glicoesfingolipídeos neutros relacionados, desencadeando a disfunção de múltiplos órgãos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...