Lista completa de Questões sobre Nefrologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O transplante renal é uma das modalidades de terapia renal substitutiva. No Brasil, a demanda ainda não é contemplada pela oferta. A respeito do transplante renal, julgue os itens seguintes. A rejeição aguda de enxerto renal é definida como uma deterioração aguda da função do enxerto, associada às alterações histopatológicas, definidas conforme a Classificação Internacional de Banff.
O transplante renal é uma das modalidades de terapia renal substitutiva. No Brasil, a demanda ainda não é contemplada pela oferta. A respeito do transplante renal, julgue os itens seguintes. Para pacientes sensibilizados, que aguardam longo tempo na lista de espera para transplante e que têm menor chance de receber um órgão de doador compatível, a definição do anticorpo anti-HLA presente no soro é de fundamental importância, por possibilitar a identificação dos antígenos inaceitáveis.
O transplante renal é uma das modalidades de terapia renal substitutiva. No Brasil, a demanda ainda não é contemplada pela oferta. A respeito do transplante renal, julgue os itens seguintes. Conforme a legislação em vigor, em caso de transplante renal preemptivo com doador vivo, consanguíneo ou não, o cross-match deve ser negativo e a tipagem HLA deve mostrar compatibilidade, com HLA idêntica ou haploidêntica.
O transplante renal é uma das modalidades de terapia renal substitutiva. No Brasil, a demanda ainda não é contemplada pela oferta. A respeito do transplante renal, julgue os itens seguintes. Os fatores indutores de maior risco imunológico incluem transplante prévio, gestações ou abortamentos e transfusões de hemocomponentes. Pacientes nessas condições devem ser avaliados pelos testes mais sensíveis, sendo a pesquisa de anticorpos anti-HLA mandatória se, em se tratando de paciente do sexo feminino com transplantes prévios, o doador for o esposo ou os filhos.
O transplante renal é uma das modalidades de terapia renal substitutiva. No Brasil, a demanda ainda não é contemplada pela oferta. A respeito do transplante renal, julgue os itens seguintes. A utilização do sirolimo, no pós-transplante imediato, um dos representantes dos inibidores da Mtor, não compromete a recuperação da função renal do enxerto, devendo ocorrer nas seguintes situações: em substituição aos inibidores de calcineurina, nos pacientes com neoplasia; em casos de retransplante, em pacientes previamente acometidos por tumor de Kaposi; nas raras situações de pacientes com citomegalia resistente aos antivirais.
O transplante renal é uma das modalidades de terapia renal substitutiva. No Brasil, a demanda ainda não é contemplada pela oferta. A respeito do transplante renal, julgue os itens seguintes. Rejeição humoral, também chamada de rejeição mediada por anticorpos (RMA), ocorre quando anticorpos atacam antígenos endoteliais, o que gera reação em cadeia do sistema do complemento e culmina com lesão capilar.
No caso de doença renal crônica, os rins podem adaptar-se na busca da manutenção da homeostase do organismo. A esse respeito, julgue os próximos itens. Nos pacientes com doença renal crônica, a dificuldade em concentrar a urina os predispõe à desidratação hipertônica.
No caso de doença renal crônica, os rins podem adaptar-se na busca da manutenção da homeostase do organismo. A esse respeito, julgue os próximos itens. Os rins mantêm quase intacto o balanço de sódio até próximo às fases terminais da doença renal crônica, e a fração de excreção de sódio aumenta em proporção inversa à queda do ritmo de filtração glomerular.
No caso de doença renal crônica, os rins podem adaptar-se na busca da manutenção da homeostase do organismo. A esse respeito, julgue os próximos itens. O equilíbrio ácido básico é afetado nas fases iniciais da insuficiência renal crônica. A excreção de amônio não se sustenta devido à incapacidade das células do túbulo proximal de aumentar a síntese de amônia, o que resulta em acidose metabólica.
A diálise peritoneal é uma modalidade de substituição renal que pode ser utilizada na lesão renal aguda. A esse respeito, julgue os próximos itens. As complicações da diálise peritoneal no caso de lesão renal aguda incluem peritonites, complicações mecânicas, perda de proteína e hiperglicemia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...