Lista completa de Questões sobre Nefrologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Após a disseminação do critério diagnóstico da insuficiência renal aguda (IRA) fundamentado na classificação de RIFLE e AKIN, foi possível estimar que 15% a 20% dos pacientes politraumatizados admitidos em UTI desenvolveram IRA precocemente. Julgue os próximos itens, no que se refere à IRA em pacientes politraumatizados. A principal conduta na prevenção de formas graves de IRA na rabdomiólise é a reposição com soro de glicose a 5%.
Após a disseminação do critério diagnóstico da insuficiência renal aguda (IRA) fundamentado na classificação de RIFLE e AKIN, foi possível estimar que 15% a 20% dos pacientes politraumatizados admitidos em UTI desenvolveram IRA precocemente. Julgue os próximos itens, no que se refere à IRA em pacientes politraumatizados. A mioglobina torna-se detectável na urina em concentrações superiores a 300 ng/dL, havendo alteração de coloração urinária somente em concentrações superiores a 100 mg/dL.
Após a disseminação do critério diagnóstico da insuficiência renal aguda (IRA) fundamentado na classificação de RIFLE e AKIN, foi possível estimar que 15% a 20% dos pacientes politraumatizados admitidos em UTI desenvolveram IRA precocemente. Julgue os próximos itens, no que se refere à IRA em pacientes politraumatizados. Urina de cor alaranjada e com presença de hematúria na análise pelo dipstick indica suspeita de rabdomiólise.
Após a disseminação do critério diagnóstico da insuficiência renal aguda (IRA) fundamentado na classificação de RIFLE e AKIN, foi possível estimar que 15% a 20% dos pacientes politraumatizados admitidos em UTI desenvolveram IRA precocemente. Julgue os próximos itens, no que se refere à IRA em pacientes politraumatizados. Valor de CPK dez vezes superior ao valor de referência é considerado fator de risco independente para ocorrência de IRA em pacientes politraumatizados.
Após a disseminação do critério diagnóstico da insuficiência renal aguda (IRA) fundamentado na classificação de RIFLE e AKIN, foi possível estimar que 15% a 20% dos pacientes politraumatizados admitidos em UTI desenvolveram IRA precocemente. Julgue os próximos itens, no que se refere à IRA em pacientes politraumatizados. Seis horas após a lesão muscular traumática, ocorrem picos de mioglobina e de CPK liberados do tecido muscular. O clearance da mioglobina é mais rápido que o da CPK, com redução de seu nível sérico para 40% do pico vinte e quatro horas após a rabdomiólise. A queda da CPK é mais lenta (cerca de 30% do pico por dia), o que permite o diagnóstico da lesão muscular mesmo se passados vários dias do ocorrido.
Sabendo que a doença cardiovascular é a principal causa de morte em pacientes com doença renal crônica (DRC), julgue os itens a seguir. Após a ultrafiltração rápida na hemodiálise, é frequente a ocorrência de hipovolemia, que constitui indício clínico da presença de disfunção diastólica no paciente.
Sabendo que a doença cardiovascular é a principal causa de morte em pacientes com doença renal crônica (DRC), julgue os itens a seguir. A hipertrofia do ventrículo esquerdo acomete cerca de 40% dos pacientes com insuficiência renal crônica moderada, sendo diabetes, hipertensão, tabagismo e anemia fatores que aceleram o desenvolvimento da miocardiopatia sintomática nesses pacientes.
Sabendo que a doença cardiovascular é a principal causa de morte em pacientes com doença renal crônica (DRC), julgue os itens a seguir. Os inibidores da enzima conversora da angiotensina e os antagonistas da angiotensina II são considerados agentes de primeira linha para o tratamento da hipertensão arterial na maioria dos pacientes, devido ao efeito benéfico de retardar a progressão da DRC proteinúrica.
Sabendo que a doença cardiovascular é a principal causa de morte em pacientes com doença renal crônica (DRC), julgue os itens a seguir. O padrão-ouro para o diagnóstico de doença arterial coronariana é a cintilografia miocárdica, uma ferramenta diagnóstica moderna e menos invasiva que outras.
Sabendo que a doença cardiovascular é a principal causa de morte em pacientes com doença renal crônica (DRC), julgue os itens a seguir. O estado urêmico é miocardiopático devido a seu envolvimento hemodinâmico, manifestado por hipotensão, depleção de volume e complacência arterial aumentada.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...