Lista completa de Questões sobre Nefrologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os principais mecanismos efetores renais de defesa contra alterações no status de volume são o sistema renina-angiotensina-aldosterona (SRAA), o sistema nervoso simpático, os peptídeos natriuréticos e os fatores intrarrenais (feedback túbulo-glomerular). Acerca desse assunto, julgue os itens subsecutivos. O peptídeo natriurético atrial (PNA) é liberado em resposta ao estiramento atrial que ocorre em uma situação de sobrecarga de volume.
Os principais mecanismos efetores renais de defesa contra alterações no status de volume são o sistema renina-angiotensina-aldosterona (SRAA), o sistema nervoso simpático, os peptídeos natriuréticos e os fatores intrarrenais (feedback túbulo-glomerular). Acerca desse assunto, julgue os itens subsecutivos. A arginina vasopressina (AVP) diminui a permeabilidade e a capacidade de reabsorção de água do ducto coletor medular, diminuindo também, a capacidade de reabsorção de sódio na alça ascendente espessa e no ducto coletor cortical.
Os principais mecanismos efetores renais de defesa contra alterações no status de volume são o sistema renina-angiotensina-aldosterona (SRAA), o sistema nervoso simpático, os peptídeos natriuréticos e os fatores intrarrenais (feedback túbulo-glomerular). Acerca desse assunto, julgue os itens subsecutivos. A atividade do sistema nervoso simpático é aumentada nas situações de depleção real ou de volume efetivo, sendo normalmente suprimida nos estados de expansão do LEC.
Os principais mecanismos efetores renais de defesa contra alterações no status de volume são o sistema renina-angiotensina-aldosterona (SRAA), o sistema nervoso simpático, os peptídeos natriuréticos e os fatores intrarrenais (feedback túbulo-glomerular). Acerca desse assunto, julgue os itens subsecutivos. O SRAA desempenha um importante papel na regulação da homeostase do volume do líquido extracelular (LEC). A renina liberada acelera a geração de angiotensina II, que, entre outras ações, diminui a pressão sanguínea pela vasodilatação, promove a vasodilatação da arteríola aferente renal, mantendo o ritmo de filtração glomerular (RFG), e desencadeia a diminuição da absorção de sódio e água no túbulo proximal, além de promover a liberação de aldosterona, que, por sua vez, induz a retenção de sódio no túbulo distal.
Os principais mecanismos efetores renais de defesa contra alterações no status de volume são o sistema renina-angiotensina-aldosterona (SRAA), o sistema nervoso simpático, os peptídeos natriuréticos e os fatores intrarrenais (feedback túbulo-glomerular). Acerca desse assunto, julgue os itens subsecutivos. Nos rins, o peptídeo natriurético atrial (PNA) aumenta o ritmo de filtração glomerular (RFG) e a carga de sódio filtrado mediante uma elevação da pressão hidrostática no capilar glomerular, que é o resultado de uma combinação de constrição da arteríola eferente e dilatação da arteríola aferente.
A respeito de possíveis complicações cirúrgicas subsequentes a transplante renal, julgue os itens que se seguem. A trombose venosa é a complicação vascular mais comum após transplante renal, sendo uma das maiores causas de hipertensão pós-transplante, disfunção e perda de enxerto.
A respeito de possíveis complicações cirúrgicas subsequentes a transplante renal, julgue os itens que se seguem. A estenose de ureter consiste na principal causa de obstrução ureteral precoce após transplante renal, ocorrendo, na maioria das vezes, na junção pielocalicinal, nos três primeiros dias de pós-operatório.
A respeito de possíveis complicações cirúrgicas subsequentes a transplante renal, julgue os itens que se seguem. As duas causas mais frequentes de fístula urinária, definida como a perda de continuidade do trato urinário com extravasamento de urina, são a isquemia ureteral e a técnica cirúrgica.
A respeito de possíveis complicações cirúrgicas subsequentes a transplante renal, julgue os itens que se seguem. O acúmulo de sangue perienxerto é achado comum no pós-operatório imediato de transplante renal. O tratamento é conservador e independe da repercussão clínica do paciente ou de alterações laboratoriais.
A respeito de possíveis complicações cirúrgicas subsequentes a transplante renal, julgue os itens que se seguem. O acúmulo de volume variável de linfa envolto por pseudocápsula, com localização ao redor do enxerto renal ou em tecido subcutâneo, denomina-se linfocele, que, em casos sintomáticos, é tratada com drenagem percutânea ou cirúrgica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...