Lista completa de Questões sobre Nefrologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A diálise peritoneal é uma modalidade de substituição renal que pode ser utilizada na lesão renal aguda. A esse respeito, julgue os próximos itens. O teste de equilíbrio peritoneal (PET) para a avaliação da taxa de transferência de solutos e água através da membrana peritoneal em pacientes em diálise peritoneal baseia-se em três parâmetros: relação da creatinina no dialisato e plasmática em 4 horas (creatinina D/P); relação de glicose no dialisato em 4 horas e 0 hora (glicose D/D0); volume de ultrafiltração em 4 horas (VUF).
A diálise peritoneal é uma modalidade de substituição renal que pode ser utilizada na lesão renal aguda. A esse respeito, julgue os próximos itens. Em caso de peritonite causada por Pseudomonas, recomenda-se retirada do cateter com urg¨ºncia.
A diálise peritoneal é uma modalidade de substituição renal que pode ser utilizada na lesão renal aguda. A esse respeito, julgue os próximos itens. Na vigência de peritonite infecciosa associada ao cateter de Tenckhoff, está indicada a remoção do cateter em casos de peritonite refratária (sem resposta ao antibiótico após 5 dias de tratamento), peritonite refratária (no orifício de saída e do túnel) e peritonite fúngica.
A diálise peritoneal é uma modalidade de substituição renal que pode ser utilizada na lesão renal aguda. A esse respeito, julgue os próximos itens. Pode ocorrer perda de proteína para o peritônio durante a diálise peritoneal, de modo que se recomenda, para pacientes que a utilizam como terapia substitutiva, a ingesta de, no mínimo, 1,5 gramas/kg de proteína em 24 horas.
A diálise peritoneal é uma modalidade de substituição renal que pode ser utilizada na lesão renal aguda. A esse respeito, julgue os próximos itens. O diagnóstico de peritonite associada ao cateter de diálise peritoneal deve ser suspeitado se houver dor abdominal, dialisato turvo, contagem de leucócitos acima de 100 ou células polimorfonucleares maiores que 50%, sendo necessário que haja fluido na cavidade abdominal por 4 horas.
A nefrotoxicidade associada aos exames complementares pode piorar o estado de lesão renal prévio. Com relação à nefropatia associada aos contrastes e ao gadolíneo, julgue os itens que se seguem. Deve-se administrar, por via oral, duas vezes ao dia, no dia do procedimento e até 24 horas após o exame, uma dose de 1.200 mg de acetilcisteína a pacientes com risco aumentado para nefropatia por contraste.
A nefrotoxicidade associada aos exames complementares pode piorar o estado de lesão renal prévio. Com relação à nefropatia associada aos contrastes e ao gadolíneo, julgue os itens que se seguem. A prevenção de nefropatia associada ao contraste deve ser feita com soro fisiológico associado ao bicarbonato de sódio, e não com soro fisiológico apenas.
A nefrotoxicidade associada aos exames complementares pode piorar o estado de lesão renal prévio. Com relação à nefropatia associada aos contrastes e ao gadolíneo, julgue os itens que se seguem. Tratando-se de pacientes com risco aumentado para nefropatia por contraste aqueles portadores de insuficiência renal prévia, com diabetes melito e depletados de volume , a utilização de contraste isosmolar pode minimizar a lesão renal.
A nefrotoxicidade associada aos exames complementares pode piorar o estado de lesão renal prévio. Com relação à nefropatia associada aos contrastes e ao gadolíneo, julgue os itens que se seguem. Em se tratando de pacientes com alteração da função renal com clearance de creatinina menor que 60 mL/min, a utilização do gadolíneo na ressonância nuclear magnética causa esclerose sistêmica nefrogênica.
Com relação à síndrome hepatorrenal, julgue os itens subsequentes. Suspenso diurético, a ausência de melhora da função renal sustentada, após expansão volêmica com cristaloide, sugere presença de síndrome hepatorrenal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...