Lista completa de Questões sobre Nefrologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A hospitalização de uma criança com glomerulonefrite difusa aguda pós-estreptocócica é indicada no caso de
A hospitalização de uma criança com glomerulonefrite difusa aguda pós-estreptocócica é indicada no caso de
uso de medicação específica para tratamento do caso.
certeza na hipótese diagnóstica.
hipertensão arterial significativa.
ausência de comprometimento cerebrovascular.
Um garoto de seis anos de idade, após cair jogando futebol, apresentou material purulento na sua escoriação do joelho. Após um período de oito dias, segundo relato da mãe, a criança estava edemaciada e apresentava urina de cor avermelhada. O plantonista da emergência pediátrica verificou que a criança apresentava hipertensão, conforme tabela própria.
Na mais provável glomerulonefrite que acometeu o paciente,a atividade hemolítica total CH50 deve estar aumentada.
os níveis de IgG e IgM devem estar diminuídos na maioria dos casos.
o nível da fração C3 do complemento retorna ao normal, geralmente, em uma ou duas semanas.
é possível encontrar, na minoria dos casos, a presença de crioglobulinas nas duas primeiras semanas da doença.
o nível da fração C3 do complemento deve estar diminuído.
Um pediatra solicitou exame de urina (EAS Elementos Anormais de Sedimentação), no qual verificou a presença de proteinúria.
Com relação a esse caso, assinale a opção correta.A proteinúria pode ser encontrada em elevado percentual na urina de recém-nascidos, tanto em prematuros como nos de termo, durante os primeiros dias.
Em crianças normais, a eliminação urinária proteica, conforme alguns autores, é de até 150 mg/24h ou 100 mg/m2/24 h, e não é seletiva.
Após crise febril, sempre se verifica a presença de proteinúria transitória.
Na glomerulonefrite membranoproliferativa, a proteinúria apresenta-se seletiva, sendo constituída por uma proporção maior de globulinas.
Na síndrome nefrótica por lesões glomerulares mínimas, a proteinúria apresenta-se com baixa seletividade, sendo constituída, principalmente, de albumina.
Uma jovem mãe levou seu filho à emergência pediátrica após observar que a urina armazenada da criança apresentava coloração castanho escuro
Essa coloração pode estar associadaà alcaptonúria.
a trauma renal recente.
à presença de uratos na urina.
ao uso de substâncias contendo fenolftaleína.
à ingestão de beterraba.
Com relação à insuficiência renal, julgue os itens seguintes.
Considere o seguinte caso clínico.
Uma mulher de cinquenta e sete anos de idade procurou o pronto-socorro, queixando-se de mal-estar e edema. Referiu ser saudável e não tomar medicamentos. Um exame físico abrangente, incluindo provas laboratoriais de rotina, fora realizado três meses antes, tendo sido os resultados totalmente normais. A paciente relatou que esses sintomas já ocorriam havia algumas semanas e que não observara mudanças no volume de urina, mas notara nictúria. O exame físico revelou paciente em bom estado geral, corada, acianótica, afebril ao toque, com edema nos membros inferiores e hipertensão. Não foram observados achados físicos dignos de nota. As provas laboratoriais mostraram os resultados listados a seguir. Eletrólitos séricos: sódio = 138 mEq/L, potássio = 5,8 mEq/L, cloreto = 100 mEq/L, bicarbonato = 18 mEq/L; ureia sanguinea = 92 mg/dL; creatinina sérica = 5,8 mg/dL; hematócrito = 31%; contagem de leucócitos = 9.700 mm3 e VHS = 40 mm/h; EAS: pH = 5,5, proteína = 2+, 10 a 20 hemácias por campo de grande aumento, e raros cilindros eritrocitários; anticorpos antinucleares, complemento (CH50), títulos de antiestreptolisina-O (ASO) e anticorpos reumáticos normais. Realizou-se biópsia renal percutânea, cujo resultado revelou que cerca de 80% dos glomérulos encontrados tinham crescentes epitélios proliferativos. A imunofluorescência mostrou retenção inespecífica de baixos níveis de IgG e IgA, complemento e fibrina.
No caso clínico apresentado, é correto o diagnóstico de glomerulonefrite idiopática rapidamente progressiva, e o tratamento de escolha deve ser constituído de pulsoterapia com metilpredisolona venosa e hemodiálise.
Com relação à insuficiência renal, julgue os itens seguintes.
Caso uma paciente de vinte oito anos de idade que se submete a tratamento de terapia renal substitutiva apresente, frequentemente, quadro de pielonefrite aguda (PNA) por cálculo coraliforme, será correto indicar a nefrectomia do rim nativo comprometido, devido ao risco de sepse grave por PNA.
A respeito de distúrbios eletrolíticos, julgue os itens subsequentes.
Se um rapaz de vinte anos de idade, sadio, com peso de 70 kg e altura de 1,72 m, ingerir, rapidamente, 2 L de água mineral, ele apresentará inibição da secreção de vasopressina, redução da capacidade de concentração urinária, diurese hiposmótica e redução da carga corporal de sódio.
A respeito de distúrbios eletrolíticos, julgue os itens subsequentes.
Considere o seguinte caso clínico.
Um paciente com setenta e cinco anos de idade, recém-submetido a ressecção transuretral da próstata, apresentava-se confuso e torporoso. Encontrava-se euvolêmico, com PA = 130 mmHg × 90 mmHg, peso = 80 kg, sódio = 113 mEq/L e potássio = 4,5 mEq/L no sangue e osmolaridade sérica = 23 mOsm. No intraoperatório, ele recebera 5 L de infusão intravenosa de cristaloides. Nesse caso clínico, a conduta correta seria infudir cloreto de sódio a 3% em uma velocidade de 100 mL/h por três horas, devendo-se, posteriormente, repetir os exames e reavaliar a condição clínica do paciente.
A respeito de distúrbios eletrolíticos, julgue os itens subsequentes.
A concentração de sódio encontrada na solução de Ringer Lactato é de 130 mEq/L.
A respeito de distúrbios eletrolíticos, julgue os itens subsequentes.
Considere o seguinte caso clínico.
Um homem de quarenta e cinco anos de idade, em tratamento de carcinoma de pulmão com radioterapia, deu entrada, torporoso, no hospital. No exame físico, apresentava-se corado, hidratado, sem cianose, com peso de 70 kg, e não parecia emagrecido. Reagiu aos estímulos álgicos, abriu os olhos à solicitação verbal e não apresentou rigidez de nuca. Estava normotenso, sem edemas, e a ausculta cardíaca não demonstrou anormalidade. O paciente apresentava murmúrio vesicular diminuído na base pulmonar direita, e seu abdome não apresentava visceromegalias. A gasometria arterial e a glicemia, a creatinina e a ureia séricas estavam em níveis normais. O sódio sérico era de 110 mEq/L.
Nesse caso clínico, as quantidades aproximadas, em gramas ou milimoles de sódio, que deveriam ser calculadas inicialmente para reposição nas primeiras vinte e quatro horas do tratamento seriam, respectivamente: 24 g ou 420 mmol.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...