Lista completa de Questões sobre Nefrologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Nos Estados Unidos da América, um em cada quatro pacientes que desenvolvem uremia é diabético, o que demonstra o envolvimento histopatológico renal no diabetes melito (DM). Considerando o DM e sua relação com a doença renal, assinale a opção correta.
Uma das complicações renais frequentes antes da adolescência é a glomérulo esclerose diabética (Síndrome de Kimmestil- Wilson) no DM tipo I.
A microalbuminúria clínica está presente quando a taxa de excreção urinária de albumina é menor que 20 mcg/min.
Na nefropatia diabética, há diminuição da membrana basal glomerular, especialmente na lâmina densa.
Na nefropatia diabética, há alargamento mesangial, com aumento da matriz (glomérulo esclerose difusa).
No DM insulino-dependente, geralmente, a proteinúria se desenvolve nos primeiros dois anos da doença.
A insuficiência renal aguda (IRA) em criança deve ser avaliada de forma integral, sendo aconselhável instituir tratamento para as várias alterações homeostáticas nos diversos sistemas do organismo, antes mesmo da exploração e identificação etiológica. Acerca de situações que envolvem esse tipo de paciente, assinale a opção correta.
O rim é o órgão mais importante e eficaz na eliminação do sódio. Assim sendo, o sódio sérico sempre está aumentado na insuficiência renal aguda.
A acidose metabólica que pode ocorrer no paciente com IRA não contribui com a hipercalemia.
O uso de cálcio, por meio do gluconato de cálcio 10%, antagoniza os efeitos tóxicos do potássio sobre a fibra cardíaca, melhorando a condução do miocárdio, apesar de ser menos efetivo que o bicarbonato de sódio.
De maneira geral, as crianças com IRA podem apresentar hipofosfatemia.
Em crianças com hipovolemia, insuficiência circulatória, queda da pressão arterial e da pressão venosa central, com grave depleção de volume necessitando expandir imediatamente a volemia, utiliza-se, em geral, plasma ou soro fisiológico a 0,9%. A solução salina deverá ser administrada na dose de 50 mL/kg durante vinte a sessenta minutos, podendo ser repetida até a normalização da circulação e da diurese.
Existem diversas explicações a respeito das causas e mecanismos fisiopatológicos da litíase urinária, embora se saiba que existe certo número de fatores que favorecem ou que predispõem à litogênese. Assinale a opção que apresenta a etiologia de formação do cálculo de maior frequência na infância.
A teoria da ausência de inibidores da cristalização postula que a presença de certas substâncias diminui o crescimento de agregados de cristais.
Estase e infecção constituem a etiologia de maior frequência para cálculo na infância. A estase leva à infecção e esta leva à estase.
Alterações metabólicas, que conduzem à excreção de quantidade excessivas de certos elementos, podem se precipitar nos túbulos, formando cálculos.
A teoria da matriz envolve a participação de cristal ou de matriz no início da formação do cálculo.
A teoria da lesão localizada procura demonstrar que um foco de calcificação ou de detritos celulares se instala dentro do túbulo ou do interstício, provocando reação local com acúmulo de mucoproteínas.
A nefrite intersticial consiste em um distúrbio dos rins que envolve processo inflamatório dos espaços entre os túbulos renais e também pode incluí-los. Acerca dessa patologia, assinale a opção correta.
A nefrite intersticial aguda induzida por drogas é dosedependente.
Em geral, trata-se de lesão temporária sempre associada aos efeitos de vários medicamentos sobre os rins.
São medicamentos correlacionados à nefrite intersticial a penicilina, a ampicilina, a meticilina, as sulfonamidas, entre outros antibióticos.
A alcalose metabólica pode ocorrer devido à incapacidade de os rins excretarem os ácidos.
A nefrite intersticial aguda constitui mais de 15% dos casos de insuficiência renal aguda.
A insuficiência renal aguda é uma síndrome clínica complexa, caracterizada pela súbita redução ou abolição da função renal, com diminuição ou cessação da diurese e perda da homeostase, retenção de produtos nitrogenados e distúrbios do equilíbrio hidroeletrolítico e ácido básico. Acerca da investigação laboratorial para diagnóstico de insuficiência renal aguda, assinale a opção correta.
Em pacientes com insuficiência renal não há necessidade de fornecimento adequado das necessidades calóricas.
Os rins eliminam diariamente cerca de 40% do potássio.
Os níveis de ureia e creatinina são básicos e insuficientes para avaliação de uma criança com insuficiência renal aguda.
A análise de diversos componentes, como sedimento urinário, osmolaridade urinária e densidade urinária não ajuda a diferenciar insuficiência renal aguda pré-renal do tipo intrarrenal.
Os indivíduos que apresentam quadro de oligúria pós-renal e processo obstrutivo no sistema renal devem, geralmente, ser submetidos a drenagens, ao uso de cateteres ou a cirurgia urológica.
A aferição da pressão arterial na criança e no adolescente ainda não é um hábito na consulta pediátrica, deixando-se de registrar, por isso, muitos hipertensos. Além disso, alguns pediatras desconhecem a metodologia dessa aferição e/ou não possuem o instrumental adequado. Assinale a opção correta acerca da hipertensão arterial na infância.
A hipertensão arterial geralmente é primária em crianças abaixo dos dez anos de idade.
A doença renal é a principal patologia envolvida na causa da hipertensão arterial em crianças abaixo dos dez anos de idade.
A interpretação dos valores de pressão arterial obtidos em crianças e adolescentes deve levar em conta a massa corporal presente na tabela de percentil para a pressão arterial.
Hipertensão arterial na população infantil geralmente é considerada como pressão igual ou maior ao percentil 97,5 de distribuição da pressão arterial.
A prevalência da hipertensão arterial na criança/adolescente está situada em torno de 15%.
Com relação ao comprometimento renal observado em diversas doenças sistêmicas, assinale a opção correta.
O acometimento renal devido à artrite reumatoide juvenil é frequente.
A poliarterite nodosa é uma vasculite necrosante de artérias musculares de pequeno e médio calibre, considerada doença rara na infância.
Na esclerodermia observam-se alterações inflamatórias microvasculares e predomínio de fibrose, sem alterações histopatológicas na área cortical dos rins.
O lúpus eritematoso sistêmico é doença inflamatória do tecido conjuntivo e apresenta-se com frequência na infância.
Há comprometimento renal em mais de 90% dos casos de púrpura de Henoch-Schönlein.
Nos últimos anos, o transplante renal em criança com insuficiência renal crônica, vem apresentando melhora tanto nos números de transplantados, como também na qualidade do procedimento. Sendo assim, assinale a opção que expressa a melhor condição clínica para a realização do transplante renal.
doença primária com possibilidade de recorrência
infecção crônica por HIV
doença hepática avançada
retardo mental grave
doença neoplásica metastática
Em pacientes recém-nascidos, eventualmente é necessário avaliar o sistema renal utilizando-se exames de imagens com contraste.
Com relação a esses casos, assinale a opção que apresenta contraindicação à realização de urografia excretora.hiperbilirrubinemia
duplicação renal
válvula de uretra posterior
taquipneia transitória do recém-nascido
carga osmótica do contraste
Pacientes com doença hepática grave podem desenvolver síndrome hepatorrenal, que tem como característica
a poliúria.
sódio urinário alto.
alta osmolaridade urinária.
o incremento de ácido úrico.
a hiperperfusão renal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...