Lista completa de Questões sobre Neurologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O exame de espectroscopia por ressonância magnética encefálica é um bom método para avaliação dos tumores. Os achados comumente encontrados nas lesões tumorais são:
redução do pico de N-acetilaspartato e aumento do pico da colina.
redução do pico da creatina e redução do pico da colina.
redução do pico de lactato e aumento do pico de mioinositol.
aumento do pico da colina e redução do pico de lactato.
aumento de todos os metabólitos.
Paciente, sexo feminino, 46 anos de idade, apresentou há seis meses quadro de tetraparesia simétrica com nível sensitivo em T6. Na época, durante a investigação, foi feito o diagnóstico de milelite transversa aguda idiopática, sendo então tratada com prednisolona em altas doses, com resposta insatisfatória. Há dois meses apresentou dor em olho esquerdo associado a escotomas, constatou-se a presença de neurite óptica, e novamente recebeu altas doses de corticosteroides, também sem melhora após tratamento. O estudo de neuroimagem não evidenciou nenhuma outra lesão além das já afetadas. Nessa situação, o exame a ser solicitado é
Anti-Ro.
Anti Acquaporina 4.
Dosagem de ECA.
Fan e AntiDNA.
Pesquisa de bandas oligoclonais no liquor.
Dentre as crises epilépticas neonatais, assinale aquela que NÃO possui correlação eletrográfica consistente, segundo Mizrahi e Kellaway.
Crise clônica focal (unifocal).
Crise tônica generalizada.
Crise tônica focal (assimétrica).
Crise tônica focal (desvios oculares).
Crise clônica focal (multifocal).
Um paciente que apresenta pseudoatetose, Romberg presente, ataxia axial e apendicular, tem provavelmente comprometimento de que estrutura do sistema nervoso central?
cerebelo
lobo frontal
tracto vestibuloespinhal
pedúnculo cerebelar
funículo posterior
O exame fundoscópico é de extrema importância na semiologia neurológica. A presença de mancha vermelho-cereja retiniana poderá ser encontrada em todas as patologias abaixo, EXCETO em:
Gangliosidose GM1.
Doença de Tay-Sachs.
Sialidose.
Doença de Sandhoof.
Doença de Krabbe.
Um paciente, sexo masculino, 37 anos de idade, iniciou de forma súbita dor de forte intensidade, em pontada localizada no ouvido e na base da língua, de rápida duração e desencadeada pelo ato de falar. Nesse caso, a provável patologia é
síndrome de Eagle.
síndrome de Gradenigo.
Tic Doloreux.
neuralgia do glossofaríngeo.
síndrome de Ramsay-Hunt.
A doença de Tay-Sachs, a doença de Gaucher e a leucodistrofia metacromática ocorrem, respectivamente, devido à alteração das seguintes enzimas:
hexoaminidase A, beta-glucosidade, arilsulfatase A.
alfa-neuraminidase, hexoaminidase A e B, galactocerebrosidase.
arilsulfatase A, beta-glucosidase, alfa-neuroaminidase.
galactocerebrosidase, hexoaminidase A, arilsulfatase A.
galactocerebrosidase, hexoaminidase A e B, arilsulfatase A e B.
Paciente, sexo feminino, 25 anos de idade, há um mês com cefaleia intensa, holocraniana, pulsátil, refratária à analgesia, associada a vômitos e turvação visual. Ao exame, observou-se presença de papiledema, paresia do VI nervo craniano bilateral, ausência de sinais meníngeos ou deficits focais. Realizou estudo de neuroimagem, que não demonstrou anormalidades. Foi submetida a punção lombar com pressão de abertura de 28 cmH2O; análise laboratorial do liquor sem alterações. Assinale a alternativa que apresenta a provável etiologia desse caso.
hipertensão intracraniana idiopática
trombose venosa cerebral
neoplasia cerebral
estado migranoso
neurocriptococose
A síndrome de Patau caracteriza-se pela presença de microcefalia, anomalias oculares, lábio leporino, fissura palatina, polidactilia, pés em mata-borrão, cardiopatia congênita, retardo mental grave e malformações encefálicas. O defeito cromossômico básico determinante consiste em:
trissomia do cromossomo 18.
trissomia do cromossomo 17.
translocação do cromossomo 15/21.
trissomia do cromossomo 13.
deleção do braço curto do cromossomo 5.
Texto III, para responder às questões 26 e 27.
Paciente feminina, 45 anos de idade, iniciou há 15 dias quadro de dor de forte intensidade em região supraorbitária direita, associada a ptose e edema palpebral ipsilateral. Apresenta frequência diária de 7 crises/dia com duração aproximada de 15 minutos.
Nesse caso, a terapêutica indicada é
indometacina.
O2 sob máscara de Venturi e triptano.
warfarina.
alcoolização do nervo trigêmeo.
topiramato.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...