Lista completa de Questões sobre Neurologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Qual é o melhor exame para determinar prognóstico de recuperação neurológica em um paciente comatoso pós-parada cardiorrespiratória?
RNM de encéfalo
Potencial evocado somatossensitivo N20
EEG
Doppler transcraniano
SPECT
Considerando que alguns pares de nervos cranianos são responsáveis em conjunto pela motricidade ocular, julgue os itens que se subseguem.
O nervo troclear (IV) realiza a motricidade ocular extrínseca (inerva os músculos reto superior, reto inferior, reto medial e oblíquo inferior) e motricidade pupilar.
Com relação à síndrome de Pfeiffer, um tipo de craniossinostose sindrômica, assinale a alternativa correta.
A deformidade craniana mais frequente é a trigonocefalia.
A apresentação clínica com crânio em trevo é rara.
Um sinal clínico característico é o alargamento dos polegares e háluxes.
Um sinal clínico característico é a enolftalmia.
Acrocefalossindactilia é outra designação conhecida para essa síndrome.
Correlacione os efeitos colaterais mais comuns das drogas antiepilépticas, listados na segunda coluna, com a respectiva droga antiepiléptica, na primeira coluna.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
3, 2, 1, 4.
1, 3, 2, 4.
2, 4, 3, 1.
4, 1, 2, 3.
3, 2, 4, 1.
A semiologia das crises epilépticas é fundamental para a definição da provável localização do foco epiléptico. Com base nessa informação, assinale a alternativa que apresenta, na ordem correta, as prováveis localizações das crises, de acordo com os seguintes dados semiológicos: odor desagradável, movimentos clônicos focais, parestesias e epigastralgia.
ínsula, córtex pré-central, uncus e córtex pós-central
córtex pré-central, giro angular, lobo occipital e giro de Heschl
uncus, córtex pré-central, córtex pós-central, ínsula
uncus, córtex pós-central, córtex pré-central e ínsula
giro de Herschl, hipocampo, córtex pós-central e lobo occipital
A Lei n.º 9.434/1997, que dispõe sobre a retirada de órgãos do corpo humano para fins de transplante, determina que compete ao Conselho Federal de Medicina (CFM) definir os critérios para diagnóstico de morte encefálica. Tais critérios foram elucidados pelo CFM na Resolução n.º 1.480/1997, o qual deliberou que
a morte encefálica só será comprovada se o eletroencefalograma não registrar atividade elétrica cerebral, não podendo este ser substituído por nenhum outro exame complementar.
a morte encefálica será prescrita se o eletroencefalograma não registrar atividade elétrica cerebral em um paciente com postura descerebrada.
o teste de apneia não será necessário para a comprovação da morte encefálica, se houver coma aperceptivo, pupilas fixas e arreativas bem como ausência de reflexo corneopalpebral.
o exame neurológico que atesta a morte encefálica deve ser repetido após seis horas nos pacientes com mais de dois anos de vida.
o exame neurológico que define com precisão a morte encefálica deve ser repetido após três horas nos pacientes com mais de dois anos de vida.
Os principais agentes etiológicos das meningites neonatais são:
Klebsiella species e Staphylococcus aureus.
Streptococcus do grupo B, Escherichia coli e Listeria monocytogenes.
Klebsiella species, Staphylococcus aureus e Listeria monocytogenes.
Escherichia coli, Herpes simples e Listeria monocytogenes.
Herpes simples e Streptococcus do grupo B.
Texto IV, para responder às questões 36 e 37
aciente de dezessete anos de idade, sexo masculino, vem com quadro de fraqueza muscular nos MMII de caráter ascendente com progressão para os MMSS iniciada há cinco dias. Ao exame neurológico, foram observadas diparesia facial, tetraparesia flácida e hiporrefléxica.
Nesse caso, qual é a melhor terapêutica a ser instituída?
Riluzole
Metilprednisolona 1 g EV por 3 dias
Pulsoterapia com ciclofosfamida
Imunoglobulina humana 0,4 g/kg/dia por 5 dias
Azatioprina
Lesões que ocorrem no giro frontal inferior do hemisfério dominante podem causar afasia de broca, também chamada de afasia de expressão ou afasia não fluente. Na superfície lateral do cérebro, as partes do giro frontal inferior, vistas da região anterior para posterior, são
orbital, triangular, opercular.
lingual, opercular, triangular.
cíngulo, orbital, opercular.
orbital, opercular, triangular.
triangular, orbital, opercular.
As crises tônicas durante o sono de paciente cujo eletroencefalograma demonstra uma atividade difusa, rápida, entre 10 a 13Hz, de baixa amplitude, com predomínio nas regiões anteriores, são observadas na:
síndrome de West.
síndrome de Doose.
síndrome de Lennox-Gastaut.
doença de Lafora.
lipofuscinoide ceroide neuronal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...