Lista completa de Questões sobre Ortopedia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere a seguinte fratura epifisária: o traço de fratura atinge verticalmente o núcleo de crescimento, da superfície articular até a cartilagem de crescimento e, depois, segue por esta estrutura até a periferia do osso. Assinale a alternativa que apresenta a correta classificação de Salter‐Harris para tal fratura, seu prognóstico e tratamento.
Paciente que sofreu queda do telhado de casa comparece ao pronto‐socorro, queixando de dor em membro inferior esquerdo, principalmente em região de panturrilha, relata que o incidente foi há algumas horas, com dor ao movimento e melhorando ao repouso; após algum tempo, evoluiu com dor latejante e dificuldade de movimentar os dedos. Atualmente relata dor insuportável. O membro se apresenta edemaciado, sem hematomas grosseiros e não há grandes deformidades aparentes; observa‐se palidez dos dedos. Um achado do exame físico chama a atenção: a extensão passiva dos dedos é altamente dolorosa. Provavelmente trata‐se de uma
A radiografia simples é um dos principais exames médicos, por ser de relativo fácil acesso se comparada a técnicas mais modernas de imagem e por permitir diagnóstico de diversas patologias ósseas. Alguns sinais que podem ser observados na radiografia simples e não patognomônicos orientam o pensamento fortemente a favor de determinadas patologias. Assinale o tumor ósseo mais classicamente associado à lesão periosteal que apresenta o sinal radiológico conhecido como casca de cebola.
A classificação de Gustilo e Anderson, amplamente utilizada e aceita para classificação das fraturas expostas, visa orientar a condução e também o prognóstico do caso. As fraturas são especificamente classificadas dentro das divisões propostas pelos autores, e algumas particularidades são encontradas, como a classificação das fraturas decorrentes por Projétil de Arma de Fogo (PAF). Assinale o tipo que se enquadram as fraturas por PAF.
Fraturas expostas grau III são motivo de muita angústia em seu atendimento e um dos fatores responsáveis por isso é o risco de amputação do membro. Muito se discute sobre as margens seguras para se decidir se um membro deve ser mantido ou não. NÃO se refere a uma indicação absoluta de amputação imediata em casos de fratura tipo IIIC de tíbia:
Ciclista comparece à consulta com queixa de fraqueza em mão direita e dor inconstante nessa região. Relata, ainda, que notou os sintomas há alguns meses, sem outras queixas. Nega patologias de base e uso de medicações, bem como trauma ou acidentes envolvendo o membro. Ao exame: sensibilidade diminuída em eminência hipotenar e região hipotenar do quarto dedo. Sensibilidade da face dorsal da mão preservada. Ao fazer o teste de força, observa‐se diminuição leve da força de flexão dos dedos em relação à mão esquerda, notadamente nos músculos inervados pelo nervo ulnar. Ao solicitar a abdução voluntária do quinto dedo, o examinador notou contração simultânea do músculo palmar curto. Ausência de dor ao exame. Com base no quadro anterior, assinale a alternativa que apresenta a hipótese diagnóstica mais provável para este caso.
Paciente comparece à consulta com queixa de dificuldade para realizar o movimento de pinça com os dedos da mão esquerda. Relata que em passado recente, durante um treino de jiu‐jitsu, sofreu um golpe que causou hiperextensão dolorosa do cotovelo esquerdo. Assinale a afirmativa INCORRETA.
Sobre a compressão extrínseca do nervo ulnar no cotovelo, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os locais de compressão mais comuns são o túnel cubital e a arcada do flexor ulnar do carpo.
( ) A flexão do cotovelo e do punho em desvio ulnar por tempo prolongado alivia os sintomas de parestesia.
( ) O sinal de Forment é característico desses casos.
( ) Pode haver atrofia dos interosseos dorsais e palmares.
A sequência está correta em
Paciente se apresenta com queixa de dor no punho e no antebraço, formigamento e parestesia em primeiro, segundo e terceiro dedos e fraqueza da musculatura tenar. Nega traumas agudos recentes, sintomas noturnos, uso de medicações ou patologias de base. Ao exame, comprovam‐se as queixas do paciente, sinal de Tinel ausente. Assinale a hipótese diagnóstica mais provável.
Salmonella é um gênero de bactérias, vulgarmente chamadas salmonelas, pertencente à família Enterobacteriaceae, sendo conhecida há mais de um século. Tem, em seu nome, uma referência ao cientista estadunidense chamado Daniel Elmer Salmon, que associou a doença à bactéria pela primeira vez. A osteomielite por Salmonella é uma patologia de diagnóstico diferencial importante em um grupo específico de pessoas, que apresenta como doença de base:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...