Lista completa de Questões sobre Parte Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um homem de 40 anos, com histórico de episódios repetidos de taquicardia supraventricular, apresenta o eletrocardiograma abaixo.
O diagnóstico mais provável é de
miocardiopatia chagásica.
doença do nó sinusal.
síndrome de Wolf-Parkinson-White.
hipertireoidismo.
miocardiopatia isquêmica.
Um homem de 60 anos é admitido na sala de emergência com dor precordial sugestiva de síndrome coronária aguda há 20 minutos. Está eupnéico, com pulso de 60 batimentos por minuto, PA = 140 × 88 mmHg, com ausculta cardíaca e pulmonar normais. A abordagem inicial, realizada nos 10 primeiros minutos, deve incluir as condutas abaixo, EXCETO:
enoxaparina SC, dose profilática.
morfina SC.
monitorização eletrocardiográfica.
ácido acetil salicílico mastigável.
cateter nasal de O2.
O achado no líquido pleural de colesterol maior que 45 mg/dL e proteína maior que 2,9 g/L indicam que o derrame pleural é
parapneumônico.
provavelmente de causa cardíaca.
provavelmente causado por tuberculose ou câncer.
um exsudato.
quiloso.
Um homem de 30 anos, tabagista, sem antecedentes mórbidos significativos, procura o pronto-socorro com queixa de febre, calafrios, anorexia, astenia e tosse produtiva há 1 dia. Apresenta pulso de 118 bat/min, PA = 96 × 68 mmHg, freqüência respiratória de 34 mr/min, temperatura axilar de 39°C, diminuição do murmúrio vesicular na base e estertores no terço médio do pulmão direito. A radiografia de tórax mostra condensação alveolar no lobo inferior direito e pequeno derrame pleural do mesmo lado. Os exames iniciais mostram uréia = 70 mg/dL, creatinina = 1,6 mg/dL, Na = 129 mEq/L, K = 4,0 mEq/L, glicemia = 98 mg/dL, Hb = 13,8g/dL, leucócitos = 16.000/mm3, com desvio à esquerda e saturação de O2 = 90% em ar ambiente. O médico deve iniciar tratamento
em regime hospitalar com fluorquinolona IV e drenagem do derrame pleural.
no pronto socorro com administração de uma dose de fluorquinolona IV, seguido de tratamento ambulatorial por via oral e retornos diários por pelo menos 3 dias consecutivos, para acompanhamento clínico evolutivo.
em regime hospitalar com ceftriaxona e macrolídeo IV e solicitar radiografia de tórax em decúbito lateral direito.
em regime hospitalar com fluorquinolona IV, por 24 a 48 horas, prosseguindo com tratamento ambulatorial se a evolução for favorável.
em regime ambulatorial com amoxicilina-clavulanato, ou macrolídeo, ou fluorquinolona por via oral, com retorno em 48 horas para avaliação radiológica do derrame pleural.
Nos casos fatais de malária causada pelo Plasmodium falciparum contribuem ou são determinantes para a morte, as alterações abaixo, EXCETO:
edema cerebral.
edema pulmonar agudo.
necrose tubular aguda.
hemólise.
insuficiência hepática aguda.
Diante da suspeita clínica de febre tifóide o exame de escolha para confirmar o diagnóstico, na primeira semana de evolução da doença, é:
urocultura.
hemocultura.
sorologia específica anti-salmonela: IgM.
coprocultura.
identificação direta de salmonela nas fezes.
Em pacientes com história positiva para diagnóstico de doença sexualmente transmissível e lesão genital sugestiva de sífilis, presente há 3 dias, pode-se afirmar que
20 a 30% podem ter reações sorológicas falsonegativas.
95% têm VDRL positivo.
70% têm FTA-ABS positivo.
menos de 25% têm FTA-ABS positivo.
menos de 10% têm VDRL positivo.
A infestação crônica por Diphyllobothrium latum pode acarretar as alterações abaixo, EXCETO:
neuropatia periférica.
anemia ferropriva.
hipersegmentação de neutrófilos no sangue periférico.
aumento da DHL plasmática.
glossite.
Prurido generalizado sem lesões cutâneas, febre e sudorese noturna são sintomas associados à presença de
linfoma de Burkitt.
síndrome mielodisplásica.
gamopatias monoclonais.
linfoma de Hodgkin.
leucemia mielóide crônica.
Uma mulher de 30 anos, em tratamento de púrpura trombocitopênica idiopática com prednisona 80 mg/dia há 4 semanas, apresenta 25000 plaquetas/mm3. Ela deverá ser submetida a um procedimento cirúrgico num prazo máximo de 72 horas. A forma mais efetiva de se conseguir um aumento rápido do número de plaquetas é a administração de
pulso de ciclofosfamida.
pulso de metilprednisolona.
gamaglobulina.
azatioprina e ciclofosfamida associados.
transfusão de plaquetas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...