Lista completa de Questões sobre Patologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na avaliação de um mielograma normal, espera-se encontrar a proporção entre os elementos granulocíticos e eritróides variando entre:
1:3 a 1:4.
3:1 a 4:1.
1:2 a 2:3.
1,5:1 a 3:1.
A-3; b-2; C-4; D-1.
A-1; b-4; C2. D-3.
A-3; b-2. C-1. D-4.
A-3; b-1; C-4. D-2.
São critérios diagnósticos para anemia aplástica:
assinale a alternativa que descreve os dados hematimétricos que diferenciam anemia ferropriva das anemias das doenças crônicas:
de acordo com as regras de Westgard assinale a alternativa que corresponde à definição abaixo: Referese a uma regra de controle que é comumente utilizada com um gráfico de Levey-Jennings quando os limites de controle calculados são x± 3dP. a corrida é rejeitada quando uma única medição de controle excede um dos limites.
13s.
12s.
(2 de 3)2s.
31s.
O linfangioma é uma forma rara de tumor vascular do pulmão. Na forma difusa e bilateral, o linfangioma
decorre da imunodeficência humana (AIDS).
mantém a função pulmonar normal.
é mais comum em crianças.
ocorre exclusivamente em mulheres.
ocorre exclusivamente em homens.
Acerca do aspecto microscópico do hepatocarcinoma, assinale a opção correta.
Pseudonucléolos têm grande importância diagnóstica.
Nódulos de células de Kuppfer podem invadir os capilares.
Células gigantes tumorais são encontradas com relativa frequência nos tumores bem diferenciados.
Quanto mais espessa a trabécula hepatocítica, maior a probabilidade de carcinoma.
O padrão trabecular está associado à formação de papilas.
Texto para as questões de 48 a 53
Uma mulher, com quarenta e dois anos de idade, faleceu em seu domicílio. A família relatou que ela apresentava doença no coração desde a infância, e que havia sido feita a substituição da válvula cardíaca cerca de quinze anos atrás. Havia vinte dias, apresentara quadro febril que remitiu após três dias de doença. A mulher tinha sido tabagista por vinte anos. O exame do cadáver evidenciou edema de membros inferiores e elevações amareladas na superfície interna do arco aórtico, com presença de macrófagos xantomatosos e cristais de colesterol à microscopia, sem alterações necróticas ou fibróticas. Os pulmões apresentavam aumento de peso moderado e material eosinofílico, com hemossiderinófagos no espaço alveolar. Foi constatado nódulo calcificado no ápice do pulmão esquerdo, medindo um centímetro de diâmetro, circundado por reação granulomatosa contendo células de Langerhans. Foi identificado aumento de peso e volume do coração, especialmente do átrio esquerdo, e presença de prótese na valva mitral e vegetações em valva aórtica. O estudo histopatológico do órgão evidenciou nódulos de Aschoff no miocárdio e infiltrado inflamatório rico em polimorfonucleares neutrófilos nas três camadas do coração. O fígado apresentava-se congesto.Assinale a opção que descreve o aspecto macroscópico do fígado com congestão crônica.
hepatopatia reacional
síndrome de Budd-Chiari
fígado em noz-moscada
fígado bronzeado
fígadoseroso
Texto para as questões de 48 a 53
Uma mulher, com quarenta e dois anos de idade, faleceu em seu domicílio. A família relatou que ela apresentava doença no coração desde a infância, e que havia sido feita a substituição da válvula cardíaca cerca de quinze anos atrás. Havia vinte dias, apresentara quadro febril que remitiu após três dias de doença. A mulher tinha sido tabagista por vinte anos. O exame do cadáver evidenciou edema de membros inferiores e elevações amareladas na superfície interna do arco aórtico, com presença de macrófagos xantomatosos e cristais de colesterol à microscopia, sem alterações necróticas ou fibróticas. Os pulmões apresentavam aumento de peso moderado e material eosinofílico, com hemossiderinófagos no espaço alveolar. Foi constatado nódulo calcificado no ápice do pulmão esquerdo, medindo um centímetro de diâmetro, circundado por reação granulomatosa contendo células de Langerhans. Foi identificado aumento de peso e volume do coração, especialmente do átrio esquerdo, e presença de prótese na valva mitral e vegetações em valva aórtica. O estudo histopatológico do órgão evidenciou nódulos de Aschoff no miocárdio e infiltrado inflamatório rico em polimorfonucleares neutrófilos nas três camadas do coração. O fígado apresentava-se congesto.Assinale a opção que indica as alterações pulmonares e a respectiva etiologia do caso em questão.
hiperemia ativa secundária à infecção prévia
alterações lipoídicas por diminuição do retorno venoso
pneumoconiose e hemossiderose secundárias ao tabagismo
hipertensão pulmonar devido à hemossiderose
hiperemia passiva e edema por insuficiência cardíaca congestiva
Texto para as questões de 48 a 53
Uma mulher, com quarenta e dois anos de idade, faleceu em seu domicílio. A família relatou que ela apresentava doença no coração desde a infância, e que havia sido feita a substituição da válvula cardíaca cerca de quinze anos atrás. Havia vinte dias, apresentara quadro febril que remitiu após três dias de doença. A mulher tinha sido tabagista por vinte anos. O exame do cadáver evidenciou edema de membros inferiores e elevações amareladas na superfície interna do arco aórtico, com presença de macrófagos xantomatosos e cristais de colesterol à microscopia, sem alterações necróticas ou fibróticas. Os pulmões apresentavam aumento de peso moderado e material eosinofílico, com hemossiderinófagos no espaço alveolar. Foi constatado nódulo calcificado no ápice do pulmão esquerdo, medindo um centímetro de diâmetro, circundado por reação granulomatosa contendo células de Langerhans. Foi identificado aumento de peso e volume do coração, especialmente do átrio esquerdo, e presença de prótese na valva mitral e vegetações em valva aórtica. O estudo histopatológico do órgão evidenciou nódulos de Aschoff no miocárdio e infiltrado inflamatório rico em polimorfonucleares neutrófilos nas três camadas do coração. O fígado apresentava-se congesto.A lesão encontrada na superfície interna do arco aórtico classificase, conforme os aspectos morfológicos citados, em
estria lipídica (tipo II).
placa pré-ateromatosa (lesão intermediária, tipo III).
placa ateromatosa (tipo IV).
placa fibroateromatosa (tipo V).
placa aterosclerótica inicial (tipo I).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...