Lista completa de Questões sobre Patologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As neoplasias testiculares englobam uma variedade de tipos anatômicos e podem ser divididas em duas categorias principais: tumores de células germinativas e tumores do estroma gonadal e dos cordões sexuais. Assinale a alternativa correta.
O carcinoma de células renais são responsáveis pela maioria dos cânceres renais em adultos. Os tumores ocorrem mais, frequentemente, em indivíduos mais velhos e a maioria é esporádica. A classificação de carcinoma de células renais é baseada em correlação citogenética, genética e estudos histológicos. Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta de cima para baixo.
I. Os carcinomas papilares ocorrem como lesões unilaterais solitárias. Raramente apresentam áreas císticas e necrose. O tumor é composto por células cuboidais ou colunares baixas arranjadas em formações papilares. Células espumosas intersticiais são comuns nos eixos conjuntivos das papilas.
II. Os carcinomas de células claras são massas esféricas branco-cinza-amareladas, brilhantes, de tamanho variável, que distorcem o contorno renal. O padrão de crescimento varia de sólido a trabecular (tipo cordão) ou tubular (semelhante a túbulos). As células tumorais têm forma poligonal ou arredondada e abundante citoplasma claro ou granular.
III. O carcinoma renal cromófobo é composto de células eosinófilas pálidas, frequentemente com halo perinuclear, arranjadas em lâminas sólidas com uma concentração das células maiores ao redor dos vasos sanguíneos. O Oncocitoma renal é o principal diagnóstico.
As doenças glomerulares constituem alguns dos principais problemas na nefrologia; de fato, a glomerulonefrite crônica é uma das causas mais comuns de doenças renais crônicas. Os glomérulos podem ser danificados por uma variedade de fatores e no curso de diversas doenças sistêmicas. Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.
A glomeruloesclerose segmentar e focal primária é resultante da __________. A manifestação clínica mais comum é de __________ . Essa lesão é caracterizada por __________.
Uma variedade de tumores benignos e malignos pode surgir no pulmão, porém 90% a 95% são carcinomas, aproximadamente 5% são carcinoides brônquicos e 2% a 5% são neoplasias mesenquimais e outros tipos diversos. Os carcinomas pulmonares caem em vários subgrupos histológicos com características moleculares distintas. Assinale a alternativa correta.
Uma ampla gama de neoplasias mesenquimais pode crescer no estômago. Muito mais comuns são os tumores estromais gastrointestinais, também chamados GISTs. Assinale a alternativa correta.
Tumores de estômago que surgem na mucosa predominam sobre tumores estromais e mesenquimais. O carcinoma é o tumor maligno do estômago mais comum. Em seguida estão os linfomas, os tumores carcinóides e os tumores mesenquimais. Assinale a alternativa correta.
O Carcinoma colorretal é um dos tumores malignos mais comuns nos países ocidentais. Devemos considerar antes o painel de lesões neoplásicas e nãoneoplásicas, as lesões tumorais benignas do cólon e reto. Assinale a alternativa correta.
O fígado e os pulmões são os órgãos vicerais que mais frequentemente estão envolvidos na disseminação metastática dos tumores. Carcinomas primários do fígado podem se originar de hepatócitos ou de ductos biliares. Assinale a alternativa correta.
Uma das manifestações das alterações metabólicas nas células é o acúmulo intracelular de quantidades anormais de várias substâncias. Essas substâncias podem se acumular transitoriamente ou permanentemente, podendo ser inócuas para as células, mas ocasionalmente são altamente tóxicas. Assinale a alternativa correta.
As células respondem ao aumento da demanda e ao estímulo externo por meio da hiperplasia ou da hipertrofia. Existem vários mecanismos moleculares para a adaptação celular. Leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. As células que não se dividem sofrem hipertrofia. O conteúdo de DNA dos núcleos das células hipertrofiadas pode ser maior do que o das células normais.
II. O tecido remanescente cresce para compensar a perda tecidual. Por exemplo, após a nefrectomia unilateral, quando o rim remanescente sofre hiperplasia compensatória. O aumento no volume tecidual também pode ocorrer pelo desenvolvimento de novas células a partir de células-tronco.
III. A maioria das formas de hiperplasia patológica é causada pela estimulação excessiva das célulasalvo por hormônios ou por fatores de crescimento. A hiperplasia representa um solo fértil onde a proliferação cancerosa pode ocorrer.
Estão corretas as afirmativas:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...