Lista completa de Questões sobre Pediatria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um recém-nascido (RN) de termo, adequado para a idade gestacional, com peso de nascimento de 3.180 g, desenvolve icterícia precoce, com bilirrubina indireta de 6,9 g/dl e direta de 0,7 g/dl, com quinze horas de vida. Apesar da fototerapia intensiva, evoluiu para níveis indicativos de exsangüíneo-transfusão (EXT) com 30 horas de vida, a qual foi realizada sem intercorrências. Os exames prévios à EXT revelaram tipagem sangüínea materna A Rh negativo e do RN O Rh positivo, com Coombs indireto e direto negativos, LDH de 980 U/L (normal de 170 a 580 U/L), G6PD de 55 mU/109 eritrócitos (normal de 118 a 144 mU/109 eritrócitos) e reticulócitos de 16%.
A causa para esta hiperbilirrubinemia deve ser:
defeito da estrutura lipídica da membrana eritrocitária.
incompatibilidade sangüínea materno-fetal pelo grupo ABO
incompatibilidade sangüínea materno-fetal pelo grupo Rh.
deficiência enzimática eritrocitária.
deficiência parcial da enzima hepática de conjugação da bilirrubina.
Menina de 8 anos de idade apresenta, há um dia, "pintinhas" no rosto e no corpo. Sem febre atual, refere episódio de resfriado comum há cerca de 2 semanas. Sem outras queixas, nega doenças familiares. Nega uso de medicamentos, incluindo vacinação, nos últimos meses. Ao exame está em bom estado geral, hidratada, sem sangramentos, hematomas, com restante do exame normal, exceto pela presença de petéquias em face e tronco. É correto afirmar que:
os exames de sangue devem revelar tempo de protrombina (TP), tempo de tromboplastina parcial ativada (TTPA) e tempo de sangramento (TS) aumentados.
deve ser solicitado mielograma para excluir a hipótese de leucose.
a sepse é a principal complicação desta doença, sendo a principal causa de morte.
a evolução para a cronicidade é freqüente (cerca de 50% dos casos).
os exames de sangue devem revelar número de plaquetas diminuído, tempo de sangramento prolongado, com tempo de protrombina (TP) normal.
Um menino, com 7 anos de idade, é levado ao prontosocorro com febre de 38 °C há 4 dias. Há 2 dias estivera no pronto-socorro onde fora diagnosticado quadro de infecção respiratória, possivelmente viral. Ao exame, o médico diagnostica pneumonia e solicita Raio X de tórax que revela a presença de derrame pleural à direita, que é drenado. Iniciada terapêutica com penicilina cristalina. No 4o dia de tratamento a criança permanecia febril, apesar do bom estado geral. A conduta a ser adotada, neste caso, é
manter o tratamento.
mudar o antibiótico para oxacilina e cloranfenicol.
mudar o antibiótico para oxacilina.
associar macrolídeo à penicilina.
associar amicacina à penicilina.
Um lactente de 1 ano e 8 meses ingeriu um medicamento, acidentalmente, em altas doses. Ao exame apresentavase com hipotensão, hipoventilação e miose. A droga suspeita da intoxicação exógena e o seu antídoto são, respectivamente:
barbitúrico; flumazenil.
barbitúrico; n-acetilcisteína.
opióide; metadona.
opióide; naloxone.
opióide; cetamina.
A sífilis congênita é, ainda, um importante problema de saúde de nossa população, podendo ser prevenida. O tratamento da gestante é considerado eficaz ao seu recém-nascido se realizado até quantos dias antes de ocorrer o parto?
15.
30.
45.
60.
90.
Acerca da vacina contra o rotavírus, a qual foi incluída no calendário brasileiro de vacinação neste ano de 2006, pode-se afirmar que:
apesar de aumentar em 2 vezes o risco de intussuscepção é recomendada, pois os benefícios superam os riscos, diminuindo os índices de mortalidade infantil.
deve manter intervalo com a Sabin, caso não administrada simultaneamente, de, no mínimo, 3 dias.
a única contra-indicação à vacina é a presença ou suspeita de imunodepressão, incluindo os filhos de mães HIV positivas.
deve ser repetida caso a criança vomite nos 15 minutos seguintes à administração.
protege especialmente contra as formas graves da doença e deve ser administrada pela via oral, em duas doses, aos 2 e 4 meses de vida.
A doença causada pela Rickettsia ricketsii e transmitida pelo carrapato denomina-se e deve ser tratada, respectivamente:
Febre maculosa; ganciclovir.
Febre maculosa; cloranfenicol.
Febre purpúrica; penicilina cristalina.
Febre purpúrica; cloranfenicol.
Febre purpúrica; ganciclovir.
No controle de transmissão das infecções deve-se utilizar medidas adequadas às diferentes formas de transmissão das doenças. Exigem precauções para aerossóis, as doenças:
meningococcemia e tuberculose.
sarampo e difteria faríngea.
tuberculose e difteria faríngea.
tuberculose e varicela.
meningococcemia e sarampo.
Menino, com 4 anos de idade, portador de doença falciforme, é levado ao Pronto-Socorro com quadro agudo de febre e taquicardia. Exames laboratoriais revelam importante queda nos níveis de hemoglobina. O diagnóstico é anemia aplástica. A cadeia de hemoglobina onde reside o defeito estrutural que leva à doença falcifor-me e o agente viral habitualmente responsável pelos epi-sódios graves e potencialmente fatais de aplasia, nestas crianças, são, respectivamente:
cadeia coxsackie.
cadeia Parvovírus B19.
cadeia vírus Epstein-Baar.
cadeia Parvovírus B19.
cadeia coxsackie.
O exame do reflexo vermelho deve ser realizado em todas as crianças nos primeiros 2 meses de vida. Podem justificar a alteração deste reflexo, EXCETO:
Retinopatia.
Retinoblastoma.
Catarata congênita.
Edema de córnea.
Conjuntivite.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...