Lista completa de Questões sobre Pediatria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Criança de 7 anos de idade caiu da bicicleta causando fratura de ossos de antebraço direito e hematoma em região temporal direita. Ao exame está consciente, orientado, recordando-se do acidente. Após 3 horas de observação evoluiu para coma. Realizou tomografia craniana que não mostrou hematoma. A conduta nesse momento é
trepanação de emergência.
hiperventilação por 24 a 48 horas.
espectante com monitorização de sinais vitais.
realização de angiografia cerebral.
sedação, analgesia e oxigenioterapia a 100%.
Criança de 3 anos de idade apresenta dor abdominal aguda. Ao exame, apresenta-se com diminuição do nível de consciência, pálida, os pulsos periféricos estão ausentes e o abdome tem sinais de irritação peritoneal. O Rx simples de abdome mostra líquido em cavidade. O diagnóstico mais provável é de abdome agudo
obstrutivo.
perfurativo
hemorrágico
infeccioso
inflamatório.
Criança de 1 ano de idade, resfriada há 1 semana, apresenta lesões erosadas em borda de nariz, espaço naso-labial e comissuras labiais, com formação de crostas castanhas claras. A hipótese diagnóstica e tratamento indicado são, respectivamente,
assadura; água boricada.
dermatite de contato; creme de hidrocortisona a 1%.
estreptococcia; creme com neomicina.
candidíase; creme com nistatina.
estafilococcia; creme com garamicina.
Criança de 4 anos de idade tornou-se contato de varicela durante internação eletiva para cirurgia ortopédica. Recebeu gamaglobulina hiperimune após 48 horas de exposição. A cirurgia foi adiada, com realização prevista após decorrido o risco de adoecimento decorrente desse contato. A nova internação será em
7 dias.
10 dias.
14 dias.
28 dias.
60 dias.
Criança de 3 meses de idade apresenta FR = 52 mrm, FC = 150 bpm, fígado palpável a 3 cm do RCD. A gasometria arterial mostra PO2 75, PCO2 20, Sat O2 90% e HCO3 15. O diagnóstico mais adequado ao quadro é
insuficiência cardíaca
desidratação leve.
intoxicação por paracetamol.
intoxicação por aspirina.
O uso de ivermectina em dose única está especialmente indicado em
picada de carrapato.
miíase furunculóide.
tinea capitis.
antraz.
escabíose impetiginada.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
O termo sepse neonatal é classicamente usado para descrever uma síndrome clínica caracterizada por sinais sistêmicos de infecção e acompanhada de bacteremia no primeiro mês da vida. Do ponto de vista prático, a sepse é tida como comprovada quando a hemocultura é positiva. Em relação à etiologia dessa patologia é correto afirmar que:
a sepse de origem materna ou precoce manifesta-se até 6 horas de vida e está associada a complicações obstétricas pré-natais ou intraparto.
a sepse de origem ambiental ou tardia manifesta-se após 6 horas de vida, estando a etiologia relacionada ao meio ambiente hospitalar.
os agentes etiológicos responsáveis são totalmente diferentes dos da meningite neonatal.
na forma precoce, os agentes são adquiridos pelo trato genital materno, destacando-se o estreptococo do grupo B, a E. coli e a Listeria monocytogenes.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Os cuidados imediatos com o recém-nascido geralmente estão voltados para a prevenção da asfixia perinatal. Portanto, para que surpresas desagradáveis não aconteçam no momento do parto é preciso estar preparado com:
oxigênio ligado a 3 l/min. para a boa oxigenação cerebral neonatal.
todas as drogas preparadas para a reanimação neonatal, incluindo adrenalina, soro fisiológico, dopamina e bicarbonato de sódio.
balão de reanimação, pois a ventilação mecânica é o procedimento mais importante e efetivo da reanimação neonatal.
laringoscópio funcionante e cânulas traqueais números 2, 0; 2,5; 3,0 e 3,5.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC) é definida como a incapacidade do coração de enviar o volume sanguíneo necessário para suprir as demandas do metabolismo tecidual. Em relação a essa patologia é correto afirmar que:
a faixa etária mais acometida está acima de dois anos.
na faixa pediátrica as causas mais freqüentes são as cardiopatias congênitas.
anemia, desnutrição e infecção não se relacionam com ICC.
edema generalizado é encontrado com freqüência no quadro clínico dos neonatos.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A Cetoacidose Diabética (CAD) é a complicação aguda mais grave do Diabete Melito Tipo 1 e a emergência endocrinológica mais freqüente na clínica pediátrica. Portanto, é fundamental o reconhecimento dos sinais e sintomas da doença. Os mais encontrados são:
Poliúria, polidipsia, anasarca, hiperidratação.
Poliúria, polidipsia, emagrecimento e desidratação.
Oligúria, polifagia, náusaes, vômitos e hiperidratação.
Oligúria, polidipsia, polifagia, desidratação e bradipnéia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...