Lista completa de Questões sobre Pediatria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Crianças que se apresentam nas emergências com febre alta por mais de 5 dias, que passam a apresentar exantema maculopapular principalmente no tronco, lesões de mucosas oral e conjuntival e linfoadenopatia cervical devem ser investigadas inicialmente para:
As queimaduras são uma das principais causas de trauma evitáveis na infância.
Sobre este tipo de acidente, assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa que caracteriza a hidropsia imune.
Em gestantes soropositivas, a transmissão do HIV durante a gestação, trabalho de parto ou amamentação pode ocorrer em até 30% dos casos.
Para minimizar esse risco de contágio se deve:
Na classificação dos fetos com restrição de crescimento intrauterino, aqueles que são consequência de processos de agressão, tanto na fase de hiperplasia, quanto na de hipertrofia do crescimento celular, tendo como fatores etiológicos desnutrição materna e consumo de drogas ilícitas, álcool, fumo e cafeína, se enquadram no tipo
As infecções cutâneas ou de via área superior cujo agente etiológico é o estreptococo beta-hemolítico do grupo A, estão relacionadas com resposta imune para o desenvolvimento de:
A partir de qual semana completa de gestação é indicada a biópsia vilo corial?
Algumas parasitoses, em casos de infestações maciças em crianças, podem desenvolver manifestações pulmonares conhecidas como síndrome de Loeffer.
Essa afecção está relacionada com:
Esta síndrome caracteriza-se por um desequilíbrio unidirecional de transfusão sanguínea inter-gemelar, através de anastomoses vasculares arteriovenosas entre os dois gêmeos que partilham a mesma massa placentária, levando a um quadro de hipervolemia, poliúria e polidrâmnio em um dos gêmeos, chamado receptor, e hipovolemia, oligúria e oligodrâmnio no outro gêmeo chamado doador. A descrição faz referência à síndrome
O ecocardiograma com estudo Doppler, realizado em uma criança de 5 anos de idade, com diagnóstico de Persistência do Canal Arterial (PCA) revela um gradiente diastólico aorta-artéria pulmonar de 35 mmHg, sendo estimada a pressão diastólica arterial pulmonar em 15 mmHg.
Sabendo-se que a pressão diastólica sistêmica dessa criança é 50 mmHg, como foi calculada essa pressão?
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...