Lista completa de Questões sobre Pneumologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Medicina - Pneumologia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Considerando as características da resolução clínica/radiológica da pneumonia bacteriana é correto afirmar
A pneumonia por Haemophilus é difícil de confirmar, porque freqüentemente coloniza as vias aéreas superiores, tendo em vista que Haemophilus pode ser cultivado do escarro de indivíduos sem pneumonia.
Um período de 12-14 semanas deve ser considerado, no idoso, como pneumonia de resolução lenta.
Sinais e sintomas clássicos de pneumonia devem estar sempre presentes principalmente no idoso
O tempo de resolução da pneumonia independe da presença da bacteriemia.
A resolução clínica da pneumonia por Haemophilus ocorre mais rapidamente do que a da pneumonia por Pneumococcus
Medicina - Pneumologia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
As pneumonias por Legionella, Mycoplasma e Chlamydia estão incluídas na categoria de "pneumonia atípica". Sobre as características destas pneumonias é correto afirmar:
A pneumonia por Mycoplasma freqüentemente afeta pacientes idosos e, por isso, apresenta uma resolução clínica e radiológica retardada.
Na pneumonia por Legionella, a maioria dos pacientes apresenta melhora clinica nos primeiros dois dias da terapêutica instituída.
a pneumonia por Legionella está associada a tempo prolongado para resolução como também a alta freqüência de anormalidades residuais.
A infecção por Chlamydia ocorre só em pacientes jovens e pode ser complicada por superinfecção bacteriana.
Os fatores de risco para a pneumonia por Mycoplasma são o tabagismo, doença sistêmica de base, particularmente diabete, malignidade e AIDS
Medicina - Pneumologia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A disfunção das cordas vocais (DCV) é uma patologia comum, freqüentemente não reconhecida e que pode simular ou confundir o diagnóstico de asma. É uma desordem heterogênea que envolve a adução intermitente, e involuntária das cordas vocais ou aritenóides durante o ciclo respiratório. Assinale a alternativa correta.
A DCV é classicamente presente durante a inspiração somente, embora os sintomas também possam (ou alternativamente ) ocorrerem durante a fase expiratória.
O paciente frequentemente refere os sintomas em sua garganta durante a expiração sempre com estridor, embora alguns refiram sintomas torácicos.
A espirometria, durante os sintomas de DCV freqüentemente revela sinais clássicos de obstrução intratorácica ao fluxo aéreo.
Uma importante meta na terapia da DCV é a manutenção do esquema terapêutico com broncodilatador e corticosteróide.
A DCV primariamente afeta mulheres e adolescentes do sexo feminino e só ocorre em pacientes com história de doença psiquiátrica ou história de grande trauma psicológico
Medicina - Pneumologia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Embora a asma seja uma doença heterogênea com uma variedade de apresentação clínica, há vários marcos clínicos que norteiam as bases para o diagnóstico da asma. Assinale a alternativa incorreta.
Durante a asma sintomática, há uma queda do volume expiratório forcado no primeiro segundo (VEF1) e do pico expiratório de fluxo (PEF), uma capacidade vital (CVF) normal ou com discreta redução e um aumento dos volumes pulmonares.
Os sintomas da asma e a obstrução do fluxo aéreo usualmente respondem com a terapia apropriada, tal como inalação de beta2 agonista e corticosteróide, e a avaliação da resposta ao tratamento ajuda na confirmação diagnóstica
Têm-se surgido evidencias de que severidade da asma e controle da asma são conceitos independentes
Quando o diagnóstico da asma é duvidoso, estudos de broncoprovocação, tais como o teste de exercício e o teste com metacolina podem ser realizados. O teste de broncoprovocação com metacolina é muito sensível e específico para o diagnóstico da asma.
Na asma, a clássica resposta do exercício, induzindo broncoespasmo requer o mínimo de 5 minutos de exercícios vigorosos seguido de um pico de broncoespasmo dentro de 20 minutos, indiferente se o exercício continuou ou não.
Medicina - Pneumologia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Considerando que a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e a disfunção das cordas vocais (DCV) são as duas patologias mais frequentemente confundidas com a asma na prática clínica. Assinale a alternativa correta, quanto ao diagnóstico diferencial destas três entidades nosológicas.
Em relação aos sintomas no ciclo respiratório, a expiração é mais prolongada do que a inspiração na asma e na DCV, enquanto no DPOC a inspiração é que é mais prolongada do que a expiração e a resposta ao corticosteróide é boa na asma e pobre no DPOC e DCV.
A resposta ao broncodilatador é boa na asma e na DCV e pobre no DPOC e o corticosteróide tem boa resposta, tanto na asma como na DCV e pobre no DPOC.
A resposta ao corticosteróide é boa na asma e pobre no DPOC e DCV e a capacidade de difusão do monóxido de carbono está elevada, tanto na DPOC como na asma, e normal na DCV.
Tanto no DPOC como na DCV, a inspiração é mais prolongada do que a expiração, e a resposta na DCV tanto do corticosteróide como do broncodilatador é pobre.
No tocante aos tumores do mediastino, é correto afirmar que,
independentemente de sua localização anatômica, os tumores neurogênicos são os mais freqüentes tanto em crianças como em adultos.
A respeito de abscesso pulmonar, julgue o item abaixo.
Na maioria dos casos de abscesso pulmonar, é necessária intervenção cirúrgica para a correta drenagem da secreção e cura do paciente.
No que se refere à cirurgia redutora de volume pulmonar para o tratamento de enfisema, julgue o item subseqüente.
a presença de hiper-reatividade brônquica não é contraindicação para esse tipo de procedimento.
Com referência à sarcoidose, julgue os itens que se seguem.
Apesar das diferentes formas de apresentação da sarcoidose, mais de um terço desses casos apresenta remissão espontânea em um período de até três anos.
Com referência à sarcoidose, julgue os itens que se seguem.
A sarcoidose acomete com maior freqüência pacientes com idade entre 20 e 40 anos de idade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...