Lista completa de Questões sobre Pneumologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens a seguir, referentes à doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).
Será correta a indicação de oxigenoterapia domiciliar quando a PaO2 for menor ou igual a 55 mmHg ou a SaO2 for menor ou igual a 88%, respirando-se ar ambiente em repouso, durante o sono ou durante exercício físico.
Qual o principal fator de risco congênito nas trombofilias que desencadeiam TEP?
Fator V de Leiden (resistência à proteína C ativada).
Hiperhomocisteinemia.
Anticoagulante lúpico (ou anticorpo anti-fosfolípide).
Deficiências de antitrombina III, proteína C e proteína.
Mutação G20210A do gene da protrombina.
Julgue os itens a seguir, referentes à doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).
Nos casos de enfisema pulmonar avançado, pode-se encontrar aumento do volume residual (VR), com diminuição da capacidade pulmonar total (CPT) e consequente aumento do índice VR/CPT.
Qual a conduta que causa maior impacto na evolução do VEF1 nos pacientes com DPOC?
Administrar beta-2 agonista.
Aconselhar abandonar o tabagismo.
Administrar corticoide inalatório.
Administrar anticolinérgico.
Indicar oxigenoterapia.
Julgue os itens a seguir, referentes à doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).
A maioria dos pacientes com DPOC apresentam enfisema pulmonar e bronquite crônica, que pode ser definida como presença de secreção brônquica excessiva, manifestada por tosse produtiva diária, durante três ou mais meses, por mais de dois anos.
Na pneumonia adquirida no hospital (PAH), a via principal para a entrada de microorganismos no trato respiratório inferior consiste na aspiração de secreção da orofaringe. Baseado nisso, é INCORRETO afirmar que:
a inalação de aerossóis contaminados constitui a única via de acesso de patógenos aos pulmões.
outros reservatórios potenciais são as cavidades sinusais e o trato digestivo superior, embora ainda persistam controvérsias a esse respeito.
a presença de um biofilme com contaminação por bactérias dentro do tubo traqueal também tem sido referida como uma fonte para inoculação de microorganismos nos pulmões, quando da aspiração traqueal ou realização de broncoscopia.
nos casos de pacientes entubados, a PAH pode originar-se da secreção que se acumula acima do balonete do tubo.
o acesso pela corrente sanguínea, seja a partir de cateteres ou por translocação bacteriana a partir do trato gastrointestinal, também deve ser considerado.
Julgue os itens a seguir, referentes à doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).
Estima-se que 95% dos pacientes com DPOC tiveram importante exposição à fumaça do tabaco e os 5% restantes se expuseram a poluição derivada da queima de biomassa para cozinhar ou para aquecimento ambiental.
Quanto as características dos diversos tipos de respiração, é CORRETO afirmar que:
a respiração de Biot é caracterizada por uma fase de apneia seguida de incursões inspiratórias cada vez mais profundas, até atingir um máximo, para depois vir decrescendo até nova pausa.
as causas mais frequentes da respiração de Cheyne-Stokes são insuficiência cardíaca, hipertensão intracraniana, AVCs e traumatismos cranioencefálicos.
a respiração de Kussmaul apresenta-se com duas fases: apneia, seguida de movimentos inspiratórios e expiratórios anárquicos quanto ao ritmo e amplitude.
a respiração suspirosa compõem-se de quatro fases: inspirações ruidosas, apneia em inspiração, expiração ruidosa e apneia em expiração. A acidose, principalmente a diabética, é a sua principal causa.
na respiração de Cheyne-Stokes o paciente executa uma série de movimentos inspiratórios de amplitude crescente seguidos de expiração rápida e breve; outras vezes, os movimentos respiratórios normais são interrompidos por suspiros isolados ou agrupados.
Julgue os itens a seguir, referentes à doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).
Os broncodilatadores são os agentes farmacológicos mais importantes no manejo dos pacientes com DPOC, uma vez que esses fármacos reduzem o declínio da função pulmonar, atenuam os sintomas e aumentam a tolerância ao exercício.
A tomografia de tórax alta resolução (TCAR) permite identificar as bronquiectasias, quando evidencia as alterações listadas abaixo, EXCETO:
diâmetro brônquico interno menor do que 1,5 vezes o diâmetro da artéria pulmonar adjacente (sinal do anel).
ausência de afunilamento brônquico, definido como um brônquio que tem o mesmo diâmetro do que o originou, por uma distância maior que 2cm.
visualização de brônquio na periferia de 1cm a partir da pleura costal.
espessamento de paredes brônquicas.
formação cística ao final de um brônquio.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...