Lista completa de Questões sobre Psiquiatria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Texto para as questões 78 e 79
Um adolescente, com dezesseis anos de idade, relatou que sempre fora tímido, tristonho, quieto e de poucos amigos e que se sentia com pouca energia e com excesso de sono. Havia cerca de dois meses, sem motivo aparente, passou a ficar mais agitado e impaciente, sentindo-se mais disposto, acelerado e sem sono. O menino acordava de madrugada e ouvia músicas em alto volume. Essas mudanças foram acompanhadas de redução significativa do rendimento escolar. Os pais foram chamados à escola porque, na última semana, ele esteve extremamente inquieto: não ficava sentado em sala de aula, conversava muito, desrespeitava os professores, irritava-se facilmente, agredia fisicamente colega. No dia anterior, havia assediado uma colega e foi pego masturbando-se em sala de aula. Em face desse comportamente, foi submetido à avaliação clínica e laboratorial e a exame toxicológico de sangue, que não detectaram anormalidades.Assinale a opção que apresenta o diagnóstico mais provável para esse caso clínico.
transtorno borderline de personalidade
transtorno do déficit de atenção e hiperatividade
transtorno de conduta
transtorno opositivo desafiante
transtorno do humor bipolar tipo I, episódio maníaco
O rebaixamento do nível de consciência é caracteristicamente observado nos casos de _______________. Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
Um menino, com cinco anos de idade, foi levado ao pediatra devido a sintomas de obstipação intestinal iniciados havia cerca de dois anos, quando a criança passou a se queixar de muitas dores para evacuar e a reter as fezes por medo da evacuação. Quatro meses depois dos primeiros sintomas, além da obstipação, passou a sujar suas roupas várias vezes ao dia. Após a idade de quatro anos, a criança passou a evacuar no vaso sanitário, porém em pouca quantidade, continuando a evacuar nas roupas durante o dia. O desenvolvimento neuropsicomotor da criança foi normal. A avaliação médica não detectou alterações que justificassem os sintomas. Segundo a mãe, o menino era alegre e sociável, porém, nos últimos meses, mostrou-se bastante envergonhado de seus sintomas.
Com base no caso clínico acima, assinale a opção que apresenta o diagnóstico mais provável.transtorno desintegrativo da infância
encoprese
transtorno de ansiedade generalizada
enurese
transtorno opositivo desafiante
Relacione corretamente os tipos de esquizofrenia conforme a Classificação Internacional das Doenças (CID 10).
1. Residual.
2. Paranoide.
3. Catatônico.
4. Hebefrênica.
( ) Psicose marcada por notórios sintomas motores, inibição generalizada com estupor, mutismo, negativismo, catalepsia ou excessiva atividade motora.
( ) Possui como característica a perturbação na afetividade; quanto mais cedo o paciente adoece, mais se manifesta a perturbação da afetividade. A doença declara-se em idade juvenil ou mesmo na adolescência.
( ) A psicose é caracterizada por pensamentos autísticos, alucinações e desilusões altamente elaborados, sobretudo os de grandeza e perseguição, ressentimento e hostilidade.
( ) Estado crônico da doença esquizofrênica. Existe a presença persistente de sintomas negativos, embotamento afetivo, falta de cuidados pessoais, desempenho social medíocre, hipoatividade, lentidão motora, passividade e falta de iniciativa, pobreza da quantidade e do conteúdo do discurso, pouca comunicação não verbal.
A sequência está correta em
No que diz respeito aos transtornos de ajustamento, assinale a opção correta.
O transtorno de ajustamento em crianças e adolescentes relaciona-se com um bom prognóstico psiquiátrico.
O tratamento de escolha para os transtornos de ajustamento é o uso de inibidores da recaptação de serotonina.
Os estressores mais comuns em adolescentes são rejeição parental, problemas escolares, abuso de substâncias psicoativas e divórcio dos pais.
Para o diagnóstico de transtorno de ajustamento, é necessária a presença de um estressor identificável que tenha ocorrido, no máximo, um ano antes do início da doença.
O diagnóstico de transtorno de ajustamento deve ser feito em casos de exacerbação de uma psicopatologia identificada previamente ao evento estressor.
Nos estados depressivos, a característica mais típica que se apresenta é a proeminência dos sentimentos de tristeza ou vazio, embora nem todos os pacientes relatem essa sensação subjetiva de tristeza. Considerando que o diagnóstico da depressão baseia-se em sintomas psíquicos, fisiológicos e evidências comportamentais, assinale a alternativa que apresenta um sintoma psíquico.
Com relação ao uso de psicofármacos na infância e adolescência, assinale a opção correta.
A clonidina é um medicamento de ação antagonista adrenérgico.
O risco de discinesia tardia na criança devido ao uso de neurolépticos é de cerca de 41%.
O uso de benzodiazepínicos costuma ser eficaz no tratamento da agressividade e violência em crianças.
O metabolismo hepático dos medicamentos nas crianças costuma ser mais lento que no adulto, sendo necessárias doses menores.
É dispensável a realização de controle sérico de tricíclicos em crianças.
Em relação ao Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), analise.
I. É possível identificar, na maioria das vezes, o fator que deflagrou ou acentuou o quadro psiquiátrico, como trauma, estresse familiar, dentre outros.
II. Apresenta compulsões, como ações ritualizadas, que servem para aliviar o quadro de ansiedade.
III. O quadro de TOC apresenta complicações por depressão e por grave prejuízo na vida ocupacional e social do paciente.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
No que se refere aos transtornos ansiosos na infância, assinale a opção correta.
O transtorno de ansiedade generalizada ocorre mais frequentemente em crianças do sexo masculino.
A ocorrência de fobias de insetos e animais é mais frequente por volta dos dez anos de idade.
A idade de início tardia dos sintomas de fobia relaciona-se com um melhor prognóstico.
O início da fobia social ocorre, geralmente, antes da puberdade.
A presença de ansiedade generalizada na infância é um importante preditor de transtorno depressivo na vida adulta.
Segundo o DSM-IV (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), assinale a alternativa que NÃO apresenta um dos critérios para pesquisar o transtorno de compulsão periódica bulimia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...