Lista completa de Questões sobre Psiquiatria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os efeitos colaterais que podem ser causados pelo bloqueio dos receptores muscarínicos da acetilcolina são
glaucoma e hipotermia.
sialorreia e delirium.
aumento da sudorese e retenção urinária.
delirium e diarreia.
visão borrada e constipação.
Os transtornos de personalidade apresentam características específicas em seus subtipos. O transtorno de personalidade
esquizotípica caracteriza pouco apreço e acentuado afastamento do contato interpessoal, associado à extrema suspeita em relação a terceiros.
borderline é caracterizado por dramaticidade, expressão intensa de afeto e necessidade de atenção. Entretanto eles apresentam importante comprometimento nas relações íntimas pela necessidade de controle da relação amorosa por meio da sedução.
obsessivo-compulsiva ou anancástico, caracterizase pela necessidade exagerada e apreço atribuídos a regras, organização e controle, sendo discretos em suas manfestações emocionais.
paranoide é caracterizado por distorções cognitivas e condutas excêntricas, pautadas em um sistema de crenças que não sendo delirantes, ainda assim, é idiossincrático, não compartilhado por outro, ou apenas por uma minoria de pessoas.
dependente apresenta necessidade de ser cuidado, entretanto apresenta acentuada timidez, sentimentos de inadequação social, rejeição e inferioridade, o que o torna muito refratário a buscar ajuda efetiva.
Durante apreciação do exame psíquico, o examinador avalia a psicopatologia do entrevistado. A interpretação de provérbios é um modo de examinar a capacidade de
Marque a alternativa que apresenta o agente antipsicótico que está mais associado à síndrome metabólica:
Haloperidol
Olanzapina.
Quetiapina.
Ziprasidona.
O antipsicótico de escolha para uso em gestação é:
clozapina.
haloperidol.
olanzapina.
risperidona.
ziprazidona.
Com relação ao tratamento psicofarmacológico na gravidez e puerpério, é correto afirmar:
O uso de qualquer medicação psicotrópica deve ser suspensa sempre que o diagnóstico de gravidez for realizado, independentemente da indicação clínica que a gestante apresentar, uma vez que os riscos ao feto não são completamente conhecidos.
Na depressão materna o uso de tratamento farmacológico está claramente indicado, devendo o clínico selecionar medicamentos com o perfil reprodutivo mais seguro, sendo a fluoxetina e o citalopram os que acumulam dados de segurança reprodutiva e podem ser considerados medicação de primeira linha.
A exposição fetal ao divalproato de sódio aumentam a incidência de mal formações cardíacas, como a anomalia de Ebstein.
O uso de antiepilépticos na gravidez, principalmente no primeiro trimestre, podem levar ao retardo do crescimento intrauterino e microcefalia.
Um homem, 27 anos, é levado até o Pronto Socorro pelas assistentes sociais responsáveis por um abrigo de moradores de rua. Ele afirma não se lembrar quem é. Diz que, há aproximadamente um mês, despertou em uma rua do Rio de Janeiro, mas não sabe como chegou lá. Ao exame físico, sem alterações, não se recorda de nada sobre sua origem ou vida pretérita, mas consegue realizar cálculos complexos com certa facilidade, bem como falar algumas frases em inglês. Entre seus pertences, não há nenhuma identificação, mas possui um canhoto de passagem de ônibus de Porto Alegre ao Rio de Janeiro, datado de um mês atrás. Qual o diagnóstico mais provável para esse caso?
Marque a alternativa que indica a via dopaminérgica, cujo bloqueio causado por antipsicóticos, pode acarretar numa síndrome extrapiramidal:
Via mesocortical.
Via mesolímbica.
Via nigro-estriatal.
Via túbero-infundibular.
Quadro psiquiátrico caracterizado por: i) Presença de um (ou mais) dos seguintes sintomas: delírios; alucinações; discurso desorganizado; comportamento desorganizado ou catatônico; ii) Duração do episódio entre 1 dia e 2 meses. O quadro descrito corresponde mais provavelmente ao diagnóstico de:
transtorno afetivo bipolar: mania psicótica.
esquizofrenia hebefrênica.
transtorno esquizotípico.
transtorno esquizoafético.
transtorno psicótico breve.
Com relação à Anorexia Nervosa (AN), é correto afirmar:
A prevalência gira em torno de 5 a 10% da população com uma predominância do sexo feminino.
As principais comorbidades associadas a esse quadro são o transtorno bipolar e quadros psicóticos.
Os principais transtornos de personalidade associam- se aos subtipos de AN, havendo uma maior prevalência de transtorno de personalidade borderline no subtipo restrito e de personalidade anancástico e evitativo no subtipo purgativo.
Alguns dos fatores de má evolução da doença podem incluir baixo peso no início do tratamento, presença de comorbidades psiquiátricas, uso de métodos purgativos, caos familiar e demora na busca por tratamento.
O tratamento envolve equipe multidisciplinar, sendo o principal o uso de medicações que aumentem o apetite como a olanzapina e a mirtazapina.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...