Lista completa de Questões sobre Psiquiatria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Leia o caso clínico abaixo para responder às questões 24 e 25.
Paciente de 22 anos, em uso de haloperidol há duas semanas para controle de quadro psicótico. Há um dia começou a apresentar rigidez muscular, tremor fino, marcha em bloco e hipomimia. Ao exame físico, apresenta sinal da roda denteada positivo.As alterações motoras descritas estão relacionadas à ação da droga em receptores de
acetilcolina.
noradrenalina.
serotonina.
dopamina.
GABA (ácido gama-amino butírico).
Uma paciente de 38 anos relata na sua primeira consulta, que há um ano sofre sistemática perseguição do síndico do prédio onde reside, relatando que o mesmo invade a sua residência na sua ausência e espalharia um misterioso pó branco sobre o mobiliário e roupas da família. Não há evidências concretas sobre as invasões, mas a paciente demostra intensa angústia com a situação, afirmando não conseguir mais dormir e se alimentar em casa, com medo de ser envenenada. Não há histórico de tratamento ou transtorno psiquiátrico pregresso. Na consulta seguinte, a paciente compareceu acompanhada do marido, com quem está casada há três anos, que confirmou o relato da esposa, afirmando inclusive que ele escuta com frequência a voz do síndico xingando e ameaçando-o, vivência percebida inclusive em outros locais fora do prédio.Omarido referiu ter vivido uma situação semelhante no passado em outra cidade, quando ainda era solteiro, que o obrigou inclusive a uma mudança de moradia. O quadro descrito é sugestivo de:
Erotomania.
Folie à deux.
Fregoli
Capgras.
Cotard.
Champix (Varenicline), excelente medicamento para auxiliar o tratamento do tabagismo, vem sendo associado em idosos com o seguinte incidente grave:
AVC − Acidente Vascular Cerebral.
náusea.
obstipação.
cefaleia.
redução da libido.
Assinale a alternativa em que não é habitual ocorrer sinais de síndrome de abstinência clinicamente relevantes, após a interrupção do uso.
Maconha.
Heroína.
Álcool.
Nicotina.
Benzodiazepínico.
A catatimia é melhor definida por quais das afirmativas abaixo?
Influência da vida afetiva sobre as demais funções psíquicas.
Perturbação psicomotora que pode alternar estupor e agitação.
Comportamento não usual ou bizarro.
Sentimento difuso de bem estar e euforia.
Impulso de atear fogoemobjetos.
O quadro de síndrome de Wernicke Korsakoff encontra-se mais associado a
uma forma resistente de demência em pacientes com Parkinson.
AIDS em SNC.
uso prolongado de benzodizepínicos.
doença priônica.
erro médico.
Considere os seguintes quadros psiquiátricos:
I. transtorno mental orgânico. II. transtorno psicótico. III. transtorno de estresse pós-traumático. Os usuários de crack que se reuniam na região conhecida como cracolândia estão mais predispostos a desenvolver o que está contido emI, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
I e III, apenas.
Um paciente relata escutar vozes chamando o seu nome, toda vez que abre a torneira do banheiro de sua casa. Em relação ao estudo das alucinações, pode-se denominar este fenômeno de:
pseudoalucinação.
sinestesia.
alucinose.
alucinação simples.
alucinação funcional.
Devido aos massacres em escolas americanas nos últimos anos, a American Psychiatric Association − APA divulgou alguns sintomas que, caso observado pelos educadores em crianças e adolescentes, estes deveriam ser submetidos à psicoterapia. Consta, dentre esses sintomas,
estrutura familiar sólida e compreensiva.
obesidade mórbida.
TDAH.
tiques.
episódios repetidos de tortura de animais.
Leia o caso clínico abaixo para responder às questões de 18 a 20.
Paciente do sexo masculino, 27 anos de idade. Nunca teve histórico de doença mental ou de tratamento psiquiátrico. Há três semanas começou a ficar com insônia, agitado, eufórico e hipersexualizado. Ontem, agrediu sua mãe com um soco, porque ela não queria deixá-lo sair de casa. Chega ao hospital trazido pelos familiares porque teria tentado pular pela janela, achando que era capaz de voar. O psiquiatra avalia que a retaguarda familiar é deficiente.Assinale a alternativa que apresenta, se há ou não, indicação de internação psiquiátrica nesse caso.
Sim, pois há risco de suicídio, ainda que não intencional.
Não, pois a internação acarreta mais danos ao psiquismo do paciente.
Sim, pois o paciente sofre de transtorno bipolar, diagnóstico que sempre requer tratamento hospitalar.
Não, pois o risco de suicídio é baixo, já que o paciente não manifesta intenção de matar-se.
Sim, mas a internação só poderá ser feita depois de discussão em equipe multidisciplinar.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...