Lista completa de Questões sobre Psiquiatria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação à esquizofrenia e aos transtornos psicóticos, é INCORRETO afirmar:
Afetam em torno de 1% da população e manifestam-se, no início, nos primeiros anos da vida adulta.
São patologias mentais consideradas graves, com alto comprometimento cognitivo e incapacitante, que geram grandes prejuízos econômicos, sociais e emocionais, tanto para o paciente como para a família.
Segundo o DSM-IV, os sinais de perturbação psíquica (alucinações, delírios e discurso ou comportamento desorganizado ou catatonia) devem durar pelo menos 6 meses, com pelo menos 1 mês de sintomas proeminentes (ou menos se tratados com sucesso).
Não existe clara relação entre a esquizofrenia e herdabilidade genética, mas novos trabalhos nessa área poderão modificar essa afirmação no futuro.
O tratamento clínico envolve o uso de medicações antipsicóticas, além de um trabalho de reabilitação cognitiva, terapia ocupacional e terapia familiar.
As seguintes afirmações estão relacionadas ao transtorno do humor bipolar (THB):
I. Trata-se de uma condição psicopatológica caracterizada por episódios repetidos de alteração significativa no humor (mania/hipomania, estados mistos e depressão), produzindo grave prejuízo ao longo da vida.
II. O padrão de ciclagem considerado rápido consiste na ocorrência de pelo menos quatro episódios afetivos ao ano (de depressão, mania ou hipomania e misto).
III. No presente momento existem, segundo o DSM-IV, quatro tipos clínicos de THB, que são eles o tipo I, II, III e SOE.
IV. O paciente portador de THB apresenta, ao longo de sua vida, a predominância de fases depressivas, quando comparada com fases de mania e hipomania.
Está correto o que se afirma APENAS em
III e IV.
III.
II e III.
I e II.
I, II e IV.
Com relação ao tratamento medicamentoso dos transtornos de ansiedade (TAs) é correto afirmar:
A primeira escolha serão os inibidores seletivos da recaptura de serotonina (ISRS), seguidos dos antidepressivos tricíclicos (ADT), dos benzodiazepínicos (BDZ), da venlafaxina, da buspirona e de outros.
Os betabloqueadores podem auxiliar em sintomas ansiosos, principalmente nos autonômicos, e como não há riscos de alterações vasomotoras, podem ser considerados como primeira escolha.
O BDZ não oferece nenhum risco ao paciente, devendo ser utilizado em monoterapia, por longo período de tempo, e em altas doses nos diagnósticos de TAs, principalmente no Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG).
O BDZ não oferece nenhum risco ao paciente, devendo ser utilizado em monoterapia, por longo período de tempo, e em altas doses nos diagnósticos de TAs, principalmente no Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG).
A psicanálise é a primeira escolha, entre as linhas psicoterápicas, sendo muitas vezes comparada em eficiência ao tratamento psicofarmacológico.
Considere as afirmativas sobre transtorno do déficit de atenção e hiperatividade:
I. É uma patologia de alta prevalência entre crianças e adolescentes, girando em torno de 6%.
II. Seu quadro persiste na vida adulta, principalmente a presença dos sintomas de desatenção, uma vez que há melhora dos sintomas de hiperatividade.
III. Existem diferentes fatores que influenciam em sua ocorrência e gravidade, entre eles, fatores genéti cos, neurobiológicos e ambientais.
IV. É fundamental o uso de medicação psicoestimulante para o controle dos sintomas de hiperatividade, impulsividade e desatenção, associado a uma abordagem cognitivo-comportamental, orientação aos pais e professores e acompanhamento psicopedagógico.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
I e II, apenas.
I, II, III e IV.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
Segundo a CID-10, no retardo mental grave o QI deve estar compreendido entre:
41 a 45.
50 a 54.
20 a 34.
35 a 40.
abaixo de 20.
A Síndrome Neuroléptica Maligna (SNM) consiste em reação idiossincrática a neurolépticos, provavelmente relacionada a bloqueio dos receptores dopaminérgicos nos gânglios da base. Segundo a Associação Americana de Psiquiatria, no DSM-IV, são necessárias rigidez muscular severa e febre acompanhadas de, no mínimo, 2 dos 10 itens seguintes: diaforese, disfagia, tremor, incontinência, alteração do estado mental, mutismo, taquicardia, pressão arterial elevada ou lábil, leucocitose, creatinofosfoquinase elevada.. É correto o que se afirma em:
deve-se internar o paciente e introduzir antibioticoterapia endovenosa uma vez que a febre indica a presença de infecção. A mortalidade por infecção em paciente com SNM é alta, chegando a 10% dos casos.
a SNM é mais freqüente com os antipsicóticos atípicos quando comparados aos típicos. Na suspeita, deve proceder a internação domiciliar para evitar infecção e usar biperideno para controle dos sintomas extrapiramidais.
deve-se internar o paciente apenas após confirmação diagnóstica da SNM em UTI e substituir o neuroléptico típico por um atípico. Uma opção terapêutica é uso de lorazepam associado a biperideno endovenoso em bomba de infusão.
o paciente com suspeita de SNM deve ser internado e monitorizado. O tratamento se faz com suporte clínico, e pode ser usado bromocriptina ou dantrolene.
a maior causa de morbidade e mortalidade na SNM é por insuficiência renal secundária à rabdomiólise e mioglobinúria. Assim os pacientes com suspeita de SNM devem ser encaminhados para diálise peritonial caso CPK esteja elevada.
Considere as seguintes afirmativas abaixo, no âmbito da Psiquiatria Forense.
I. O paradigma indiciário, desde sua origem, pode-se voltar para o passado (diagnóstico) como para o futuro (prognóstico).
II. A psiquiatria forense da criança e do adolescente trabalha com uma faixa etária que tem um estatuto próprio – o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
III. O médico deve ser perito de paciente seu, bem como prestar informações relativas a um caso sobre seus cuidados quando designado para servir como perito ou auditor.
IV. Denomina-se laudo o relatório médico-legal elaborado pelo Assistente Técnico, e parecer o relatório médico-legal elaborado pelo Perito indicado pelo juiz. Ambos os documentos médico-legais devem ser encaminhados diretamente pelo médico ao juiz da causa.
V. É vedado ao médico intervir, quando em função de auditor ou perito, nos atos profissionais de outro médico, ou fazer qualquer apreciação em presença do examinado, reservando suas observações para o relatório.
É correto o que se afirma APENAS em
I, III e IV.
II, III e V.
I, II e IV.
I, II e V.
I, II e III.
Na comparação dos quadros iniciais de demências subcorticais e corticais, é INCORRETO o que se afirma em
Comportamento Abulia, apatia Desinibição
Pensamento Lentidão, rebaixamento quantitativo Tendência à concretude e na estruturação de estratégias
Memória Comprometimento na fixação de novos fatos Comprometimento na evocação
Sinais motores Movimentos anormais, tremores Em geral ausentes
Linguagem Pode haver disnomia Afasia
Considere as afirmativas abaixo.
I. O Jogo Patológico consiste de freqüentes e repetidos episódios de jogo, os quais dominam a vida do indivíduo em detrimento de valores e compromissos sociais, ocupacionais e materiais. Também chamado de Jogo Compulsivo, está classificado juntamente com o Transtorno Obsessivo compulsivo nos Transtornos Neuróticos, Estresse e Somatoformes.
II. O Transvestismo de Duplo Papel se caracteriza pelo uso de roupas do sexo oposto durante parte da existência para desfrutar a experiência temporária de ser membro do sexo oposto, é acompanhado de excitação sexual e desejo subliminar de mudança de sexo. Está classificado nos Transtornos de identidade sexual.
III. A Neurastenia se caracteriza por uma fadiga aumentada após um esforço mental, freqüentemente associada a alguma redução no desempenho ocupacional ou eficiência de adaptação em tarefas diárias. A fatigabilidade mental é descrita como uma intrusão desagradável de associações ou lembranças distrativas, dificuldade de concentração e pensamentos geralmente ineficientes. Está classificada dentro Transtornos Neuróticos, Estresse e Somatoformes.
Está correto o que se afirma APENAS em
II e III.
II.
III.
I e III.
I.
Assinale a afirmativa correta com relação aos Transtornos Neuróticos, Estresse e Somatoformes da CID10.
A Tricotilomania (F45.3) se caracteriza por perda de cabelo devido a uma falha recorrente em resistir a impulsos de arrancá-lo. O arrancar geralmente é precedido por tensão crescente, seguido por uma sensação de alívio ou satisfação.
O Estupor dissociativo (F41.2) se caracteriza por redução ou aumento da movimentação voluntária e responsividade normal a estímulos. O indivíduo senta- se ou deita-se por longos períodos ou, ao contrário, apresenta grande atividade psicomotora.
A Fuga dissociativa (F43.2) se caracteriza pela perda da memória para eventos recentes, associada a uma jornada aparentemente propositada para longe de casa ou do local de trabalho, durante o qual o cuidado consigo mesmo é mantido.
A Síndrome de Ganser (F43.0) se caracteriza por áreas anestésicas de pele, muitas das quais com limites associados às idéias do paciente sobre as funções corporais (em luva, em bota), mas não a distribuição nervosa.
O Transtorno de transe e possessão (F44.3) se caracteriza por perda temporária do senso de identidade e da consciência plena do ambiente, podendo agir como se tomado por uma outra personalidade, espírito, divindade ou força.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...