Lista completa de Questões sobre Psiquiatria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sedução e manipulação, mentiras e fantasias, ausência de afeto, amoralidade, incorrigibilidade, adaptação social precária e delinqüência são algumas características do transtorno de personalidade:
Avalie as afirmativas abaixo em relação à psicofarmacologia dos antipsicóticos atípicos:
I. A olanzapina liga-se fracamente às proteínas plasmáticas.
II. A quetiapina possui uma relação de bloqueio serotoninérgico/dopaminérgico de 4:1.
III. O aripripazol possui pouco efeito colateral α- adrenérgico e muscarínico.
IV. A principal via de ação dos antipsicóticos atípicos é a mesolímbica e mesocortical.
Está correto o que se afirma em
II, somente.
I e III, somente.
III e IV, somente.
I, II e IV, somente.
I, II, III e IV.
Amanda é uma jovem estudante de 17 anos que há cerca de 8 meses começou a achar que seu corpo não estava muito bom e que precisava perder alguns quilos. Nesta época, pesava cerca de 54Kg e como a sua altura era de 1,64m tinha, então, um IMC de 20 Kg/m2. Iniciou um regime que encontrou em uma revista feminina. Reduziu o número de refeições e passou a utilizar alimentos com baixo teor calórico como peixes, frango, legumes e frutas. Passou, também, a freqüentar academias de ginástica. A paciente começou a perder peso rapidamente até chegar aos 47Kg (IMC = 17,4 Kg/m2), que era o seu peso desejado no início. No entanto, mesmo atingindo o seu objetivo quanto ao peso, continuou aumentando a restrição dietética como também a carga diária de exercícios. Apesar dos familiares dizerem que ela estava se alimentando mal e emagrecendo muito, continuava se achando gorda como �uma baleia�. O diagnóstico para este quadro seria:
Em relação à psiquiatria da infância e adolescência, temse que a
Síndrome de Asperger é incluída no CID10 como uma variante do Autismo infantil (F84.3). A sua caracterização se faz pelo repertório de interesses restritos e repetitivos. A particularidade desta síndrome é que as habilidades motoras e o desenvolvimento cognitivo se desenvolvem no padrão normal. A maioria dos indivíduos apresenta inteligência global normal. Entretanto apresenta grave comprometimento da socialização e retardo importante do desenvolvimento da linguagem. É mais freqüente em meninos.
Síndrome de Rett é incluída no CID10 no Autismo atípico (F84.1) e se caracteriza por ser uma condição relatada em meninos, que tipicamente apresenta um desenvolvimento inicial normal (ou quase normal), seguido de perda do equilíbrio e fala, porém com manutenção das habilidades manuais. Seu início se dá em geral aos três anos de idade, apesar de manter algum grau de desenvolvimento lúdico o interesse social costuma ser bem comprometido. Há redução do crescimento craniano, e freqüentemente os portadores desenvolvem epilepsia de difícil controle.
Síndrome de Heller é incluída no CID10 no Autismo típico (F84.0) e se caracteriza por um período apresentar um prejuízo do desenvolvimento neuropsicomotor desde o nascimento. O retardo mental é a regra, sendo na maioria das vezes grave. Apresenta importante desintegração do comportamento, com estereotipias e movimentos coreatetóides. O prognóstico é reservado. A criança não desenvolve linguagem e socialização.
Síndrome de Kanner é incluída no CID10 no Autismo infantil (F84.0) e se caracteriza por ser um transtorno invasivo do desenvolvimento definido pela presença de desenvolvimento anormal e/ou comprometimento que se manifesta antes da idade de três anos. Com comprometimento da integração social, comunicação e presença comportamento restrito e repetitivo.
Psicose Simbiótica é incluída no CID10 no Autismo infantil (F84.0). Caracteriza-se por ser uma condição relatada apenas em meninas, que tipicamente apresenta um desenvolvimento inicial normal até os dois anos, seguido de perda fala e da independência. Na ausência de figuras familiares, a criança apresenta agitação psicomotora e movimentos estereotipados auto-agressivos.
Em relação à epidemiologia do suicídio, considere as afirmativas a seguir.
I. Tanto as tentativas quanto os êxitos no suicídio são mais freqüentes nos homens.
II. Os solteiros são população de risco.
III. Existe aumento no risco para o suicídio quando a pessoa é portadora de depressão.
IV. As maiores taxas de suicídio no mundo estão em países insulares.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:
Em relação à psicopatologia do delírio, considere as seguintes afirmativas e assinale a correta:
A percepção delirante é definida segundo K. Schneider pela atribuição a uma percepção normal um significado anormal. A percepção se encontra alterada pela vivência delirante, de tal forma que adquire um significado especial. K.Schneider considera a percepção delirante como uma perturbação da sensopercepção e do juízo. Na percepção delirante primária as funções da capacidade de julgamento (critica) e do pensamento se encontrariam preservadas.
Na reação deliróide existe um motivo que se baseia em determinado estado de ânimo, a partir do qual se tornam compreensíveis a significação e as referências anormais. Para K. Schneider as idéias deliróides se constituem sobre uma base afetiva, emocional ou física. A diferenciação entre delírio e reação deliróide propiciou um avanço na psicopatologia, de forma que as reações deliróides possam ser ocasionadas por vivencia patológicas, como por exemplo, delírio hipocondríaco em paciente com quadro depressivo grave e delírio de grandeza em paciente com episódio maníaco grave.
A percepção delirante apresenta cinco membros (ou partes) segundo K. Schneider que podem ser definidos, da seguinte forma: o primeiro vai do objeto ao individuo, o segundo do indivíduo que percebe ao objeto percebido, o terceiro representa a significação normal do objeto percebido pelo indivíduo, o quarto corresponde à interposição da percepção delirante entre objeto percebido e atribuição da significação; por fim o quinto representa a significação anormal do objeto percebido.
Para Cabaleiro Goás o principal é o conteúdo da percepção delirante, pois representa um acesso direto ao inconsciente e impulsos do indivíduo, representando uma fragilidade do super-ego. As percepções delirantes tomam emprestadas características do id do enfermo, de forma que se observam freqüentemente conteúdos de autoreferencia. A fragmentação da integridade do EU leva a uma inversão da intencionalidade, e perde-se a referencia EU-OUTRO. Esta mistura entre interior e exterior leva a uma diluição da sensação de imposição da vivencia delirante. Esse conceito coincide com o de Jasper que considera o delírio como uma alteração da estrutura do pensamento.
Para K. Schneider a ocorrência delirante resulta de uma crença puramente subjetiva e é dotada de significação especial para o paciente. Esse conceito diverge do que Jaspers descreve como representação delirante e cognição delirante. Para K. Schneider a ocorrência delirante tem apenas um membro, pois se trata de um fenômeno no qual não se pode fazer divisão, pois une diretamente o indivíduo à ocorrência. Para K. Schneider a ocorrência delirante é até mais importante que a percepção delirante para diagnóstico da Esquizofrenia.
A convicção de que alguém está sendo amado por outra pessoa de nível social superior, é descrita na síndrome de:
Capgras.
Fregoli.
De Clérambault.
Cotard.
Münchausen.
Em relação aos critérios diagnósticos DSM-IV-TR para transtornos de humor, assinale a alternativa INCORRETA:
Para episódio maníaco: período distinto de humor persistentemente elevado, expansivo ou irritável, durante todo o tempo ao longo de pelo menos uma semana (ou qualquer duração, se a hospitalização for necessária). E três ou mais dos seguintes sintomas (ou quatro se humor irritável): auto-estima elevada, necessidade de sono diminuída, loquacidade, fuga de idéias, distratibilidade, aumento das atividades e envolvimento em atividades prazerosas.
Para episódio misto: presença de critérios para episódio maníaco e episódio depressivo, quase todos os dias, durante o mínimo de uma semana. Acentuado prejuízo no funcionamento ocupacional, em atividades sociais ou relacionamentos com outros, ou para exigir a hospitalização para prevenir danos ao individuo e a outros, ou existem aspectos psicóticos.
Para hipomania: período distinto de humor persistentemente elevado, expansivo ou irritável, durante todo o tempo ao longo de pelo menos uma semana. E quatro ou mais dos seguintes sintomas: auto-estima elevada, necessidade de sono diminuída, loquaci-dade, fuga de idéias, distratibilidade, aumento das atividades e envolvimento em atividades prazerosas.
Para episódio depressivo maior: cinco ou mais dos seguintes sintomas durante pelo menos duas semanas: humor deprimido eou interesse ou prazer diminuído, perda ou ganho de peso; insônia ou hipersônia, agitação ou retardo psicomotor; fadiga ou perda de energia; sentimentos de inutilidade ou culpa; capacidade diminuída de pensar; pensamento de morte ou ideação suicida.
Para transtorno distímico: humor depressivo na maior parte dos dias, indicado por relato subjetivo ou observação feita por outros, por pelo menos dois anos. Em crianças e adolescentes, o humor pode ser irritável, e a duração deve ser no mínimo um ano. Presença de pelo menos duas das seguintes características: alteração apetite, alteração de sono, baixa energia ou fadiga, baixa auto-estima, diminuição concentração, indecisão ou desesperança.
Paciente de 25 anos, com retardo mental moderado e alteração do comportamento com agitação e heteroagressividade física em momentos de crise, em atual uso de carbamazepina 400mg/dia e diazepam 10 mg/dia. Chega para atendimento em consulta com você no posto de saúde que, além de saber neste momento que ela está grávida (gestação de 4 semanas), ouve seu relato de que nos últimos 5 dias tem ouvido vozes de pessoas que não vê e acha que as pessoas a estão olhando de um "jeito" diferente. Neste caso você:
Mantém a carbamazepina e o diazepam, aumentando a dose deste.
Mantém a carbamazepina e introduz haloperidol.
Retira a carbamazepina e o diazepam, introduzindo haloperidol.
Retira a carbamazepina e o diazepam e aguarda a evolução.
Retira a carbamazepina e o dizepam, introduzindo prometazina e haloperidol
Em relação à demência na doença de Alzheimer (DA), assinale a afirmativa correta.
A neuropatologia se caracteriza por arranjamentos amilóides de filamentos retilíneos com distribuição longitudinal e placas neuríticas (tipicamente positivas para Argento) de constituição neurofibrilar.
Em casos de inicio após os 75 anos, a evolução é mais rápida, a incidência é esporádica, tem pior prognóstico, e o comprometimento se dá mais nas funções de memória e praxia, com predominância de lesão no lobo frontal.
A instalação é em geral subaguda, de modo progressivo e rápido particularmente grave nos pacientes com Down que apresentam um risco de 2 a 3 vezes maior do que a população geral de desenvolvimento de DA.
Nos casos que se iniciam antes dos 65 anos, verifica-se uma maior incidência familiar, curso mais rápido e predominância de aspectos de dano de lobo occipital, incluindo agnosia e apraxia.
Os aspectos típicos de neuroimagem na doença de Alzheimer incluem a presença de hiperfluxo em áreas temporais mediais na comparação com voluntários normais. Além disso, com o advento dos anticolinesterásicos a demência na doença de Alzheimer tem se mostrado passível de reversão.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...