Lista completa de Questões sobre Psiquiatria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
É importante que na introdução desta medicação se faça a titulação da dose da mesma de modo gradativo, com aumento gradual em semanas. A sua introdução com rápido aumento da dose pode levar a reações dermatológicas e até a um comprometimento hepático severo. Das medicações descritas abaixo, a que apresenta maior risco é:
Analise as seguintes afirmativas relativas ao uso dos novos anticonvulsivantes como estabilizadores de humor no transtorno afetivo bipolar
I. A lamotrigina é um anticonvulsivante da classe das feniltriazinas, seu metabolismo é preferencialmente hepático. É absorvida de forma completa (98% de biodisponibilidade) e rápida (pico de concentração em 2,5 horas). A ligação a proteínas plasmáticas é moderada e apresenta uma meia-vida relativamente longa (24 horas).
II. O perfil de efeitos adversos da lamotrigina inclui rash cutâneo, tonturas, tremores, sonolência, cefaléia, náuseas, insônia, diplopia e ataxia.
III. A gabapentina é um anticonvulsivante estruturalmente relacionado ao ácido gama-aminobutírico (GABA). Em estudos "in vitro", a gabapentina atua reduzindo a atividade da enzima ácido glutâmico descarboxilase, o "turnover" de GABA ("in vivo"), e de suas respostas sinápticas. Haveria redução na liberação de GABA e aumento na liberação potássio-induzida de vários neurotransmissores (noradrenalina, dopamina, serotonina).
IV. A gabapentina é metabolizada pelo citocromo P450, e apresenta efeito inibitório leve da fração 2D6. Apresenta excreção renal. Possui a vantagem de se ligar fortemente a proteínas plasmáticas (80 a 90%). Seu índice terapêutico é elevado, com perfil de efeitos adversos relativamente benigno (sonololência, tontura, ataxia, fadiga).
Está correto o que se afirma em:
I e IV, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
Mulher de 75 anos, cardiopatia em uso de antiarrítmicos. Há 8 meses queixa-se de esquecimento, tem dificuldades de lembrar onde deixou os objetos pessoais, não consegue manter a atenção, tem prejuízo na concentração, faz leitura e não assimila o que leu. Os familiares relatam que, há aproximadamente 8 meses, a paciente apresentou um quadro de tristeza, desânimo, perda de prazer por atividades que antes gostava, acorda de madrugada e não consegue mais dormir, refere que o sono não a descansa, sente fatigabilidade e comenta que se Deus a levasse, seria um alívio. Qual o diagnóstico mais provável e o tratamento indicado para o caso:
Demência tipo Alzheimer, anti-colinesterásicos.
Episódio depressivo grave, antidepressivos tricíclicos.
Episódio depressivo psicótico, antipsicótico.
Episódio depressivo moderado, uso de inibidor da recaptação da serotonina.
Demência de origem vascular, anti-colinesterásico.
Diversos medicamentos são metabolizados pelo citocromo P450. Desta forma, é importante o conhecimento dos fármacos que podem por ventura inibir ou estimular a ação das frações deste citocromo. Qual das seguintes relações está correta?
Jovem de 28 anos, em tratamento com olanzapina 10mg/dia para tratamento de quadro psicótico do tipo esquizofrênico há 5 anos. Traz ao seu médico a queixa de estar evoluindo, há 4 meses, com comportamento de não conseguir parar de verificar se trancou a porta de casa e se fechou a válvula de gás de cozinha. Lava as mãos diversas vezes ao dia, pois imagina estar contaminado. Acha tudo muito estranho, fica angustiado e não consegue trabalhar. Neste caso, podemos afirmar que:
Trata-se de um quadro de transtorno obsessivo compulsivo associado à psicose e que estaria indicada a associação de um antidepressivo inibidor seletivo de recaptação de serotonina ou tricíclico para o alívio sintomático do quadro.
Trata-se de uma sintomatologia compulsiva associada à psicose e se deve aumentar a dose da olazapina.
Existe evidência da associação do aparecimento de sintomas obsessivos-compulsivos com o uso da olanzapina sendo indicada a sua troca.
Deve-se indicar o paciente para psicoterapia cognitivo-comportamental em associação ao tratamento em uso.
Deve-se associar o uso de sedativos e antidepressivos para o tratamento da sintomatologia obsessiva associada.
Quadro demencial que se caracteriza por início gradual da demência com proeminente déficit de atenção ou estados confusionais agudos, alucinações visuais, presença de sintomas parkinsonianos e flutuação da gravidade do déficit cognitivo. Além disso observa-se freqüentemente quedas, síncopes, delírios sistematizados, sensibilidade a neurolépticos e alucinações de outras naturezas. Essa descrição é da demência na doença de
Pick.
Huntigton.
Parkinson.
Creutzfeldt Jakob.
Corpúsculos de Lewy.
Sobre a Demência de Alzheimer, considere as afirmativas seguintes:
I. A sua incidência aumenta em 5% ao ano após os 65 anos.
II. A hipótese anticolinérgica é a mais provável de dano neuroquímico associado.
III. Quadros depressivos no idoso não têm relação com a sua prevalência.
IV. Não existe relação neuroquímica entre a Demência de Alzheimer e o Delirium.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:
São fatores predisponentes para desenvolvimento de transtornos mentais interictais em pacientes epilépticos:
antecedente familiar de transtornos mentais, hiperconexão sensorial límbica (kindling) e politerapia anticonvuslivante.
epilepsia de início precoce, epilepsia de difícil controle e monoterapia anticonvulsivante.
antecedente pessoal de transtorno mental, epilepsia de inicio precoce e monoterapia anticonvulsivante.
hipoconexão sensorial límbica, epilepsia de difícil controle e politerapia anticonvulsivante.
disfunção lobo temporal, hiperconexão sensorial límbica (kindling) e monoterapia anticonvulsivante.
Pacientes com esta doença têm genótipo com alterações normalmente no cromossomo 15 e um fenótipo clínico caracterizado por hipotonia neonatal e retardo de desenvolvimento seguido por desenvolvimento pós-natal de polifagia com subseqüente obesidade, baixa estatura, hipogonadismo hipogonadotrófico e leve a moderado retardo mental. Assinale a alternativa que indica a doença acima descrita:
Qual dos indicadores clínicos abaixo pode ser usado para possível identificação de um consumidor de álcool em grandes quantidades (heavy drinking) em um screening populacional?
VCM = 95 µm3
ã−GT = 25 U/L
Ácido úrico = 4,0 mg/dL
TGO = 40 IU/L
Triglicérides = 150 mg/dL
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...