Lista completa de Questões sobre Psiquiatria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre o tratamento do transtorno depressivo, assinale a alternativa INCORRETA.
Sobre o transtorno bipolar, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Transtorno bipolar tipo
I. 2. Transtorno bipolar tipo
II. 3. Transtorno bipolar de ciclagem rápida.
( ) Episódios depressivos leves a graves, intercalados com fases de normalidades e fases maníacas bem caracterizadas.
( ) Episódios depressivos leves a graves, intercalados com períodos de normalidades e seguidos de fases hipomaníacas, o paciente não apresenta episódios maníacos.
( ) Episódios maníacos e depressivos alternados, separados por intervalos de 48-72 horas.
A sequência está correta em
Em 1944, o pediatra vienense Hans Asperger descreveu pela primeira vez na história um conjunto de padrões comportamentais apresentados por alguns de seus pacientes, que hoje denominam a Síndrome de Asperger. Sobre a Síndrome de Asperger, assinale a alternativa INCORRETA.
Sobre a classificação dos episódios maníacos, assinale a alternativa correta.
O diagnóstico de um episódio depressivo maior é fenomenológico, ou seja, a partir da observação e descrição do paciente. São considerados critérios para o diagnóstico do episódio depressivo maior, segundo o DSM-V, EXCETO:
Sobre os aspectos clínicos para o diagnóstico diferencial entre delirium e demência, relacione adequadamente as colunas a seguir.
A sequência está correta em
A demência é uma síndrome caracterizada por múltiplos comprometimentos nas funções cognitivas sem alteração da consciência, podendo haver várias causas para a mesma, algumas delas são reversíveis e, por isso, torna-se de suma importância uma investigação etiológica. Pacientes deprimidos podem apresentar esquecimentos, a chamada pseudodemência, sem haver doença orgânica de base. São parâmetros que orientam o diagnóstico diferencial entre demência e pseudodemência, EXCETO:
As demências podem ser didaticamente divididas entre cortical e subcortical. A demência subcortical caracteriza-se por deterioração intelectual, prejuízo cognitivo, apatia e alterações motoras. São exemplos de demência subcortical, EXCETO:
As drogas antipsicóticas estão associadas a eventos adversos, os quais contribuem para a má adesão do paciente ao tratamento. O sistema extrapiramidal é a parte do sistema nervoso central mais acometida. Sobre os transtornos dos movimentos induzidos por antipsicóticos, assinale a alternativa INCORRETA.
O trecho a seguir contextualiza as questões 40 e 41.
Leia-o atentamente. A definição precisa da esquizofrenia, seus sintomas fundamentais e característicos, é tema de intensas discussões em psicopatologia. Uma classificação diagnóstica muito utilizada nas últimas décadas baseia-se na diferenciação da esquizofrenia predominantemente por sintomas negativos (tipo I) ou sintomas positivos (tipo II).
Sobre esta classificação diagnóstica são considerados sintomas positivos, EXCETO:{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...