Lista completa de Questões sobre Psiquiatria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As questões de números 17 e 18 referem-se ao seguinte caso clínico:
Chega ao consultório paciente do sexo feminino, 30 anos, com antecedente psiquiátrico de um episódio depressivo aos 29 anos, assintomático há 6 meses. Atualmente, em terapia de manutenção com 75mg de clomipramina.
Ao exame psíquico, a paciente apresenta-se consciente, orientada, distrátil, com agitação psicomotora e sinais de ansiedade. O humor está lábil, chegando a chorar algumas vezes na entrevista; em outros momentos, mostra-se irritada. A fala está rápida e observa-se aumento da pressão de discurso.
Os familiares referem insônia, mas a paciente não se queixa de cansaço.
Em relação à clomipramina, a conduta a ser tomada é
o aumento da dose, até 300 mg/dia.
o aumento da dose, até 150 mg/dia.
a substituição por fluoxetina.
a associação dessa substância a um neuroléptico típico.
a suspensão dessa substância.
A partir do texto de Freud sobre o caso do Presidente Schreber, é INCORRETO afirmar:
Freud coloca o mecanismo de projeção como insuficiente para explicar a paranóia e diz que aquilo que foi internamente abolido retorna desde fora.
Freud coloca que a formação delirante, vista como produto patológico, é na realidade uma tentativa de reconstrução após a catástrofe, mas nunca é inteiramente bem sucedida.
Para Freud, as psicoses surgiriam principalmente de um confllito entre o ego e o instinto sexual e que as formas que elas assumem mantêm relação com o desenvolvimento seguido pela libido e pelo ego.
Freud diz que o paranóico percebe o mundo externo e que leva em consideração quaisquer alterações que nele possa acontecer e que a relação alterada dele com o mundo deve-se pela perda do seu interesse libidinal.
As questões de números 17 e 18 referem-se ao seguinte caso clínico:
Chega ao consultório paciente do sexo feminino, 30 anos, com antecedente psiquiátrico de um episódio depressivo aos 29 anos, assintomático há 6 meses. Atualmente, em terapia de manutenção com 75mg de clomipramina.
Ao exame psíquico, a paciente apresenta-se consciente, orientada, distrátil, com agitação psicomotora e sinais de ansiedade. O humor está lábil, chegando a chorar algumas vezes na entrevista; em outros momentos, mostra-se irritada. A fala está rápida e observa-se aumento da pressão de discurso.
Os familiares referem insônia, mas a paciente não se queixa de cansaço.
A hipótese diagnóstica é
Transtorno Afetivo Bipolar - episódio atual depressivo.
Transtorno Afetivo Unipolar - episódio atual depressivo.
Transtorno Afetivo Bipolar - episódio atual maníaco.
Transtorno Afetivo Unipolar - episódio atual maníaco.
Transtorno Esquizo-Afetivo.
Sobre as "Cinco lições de psicanálise" de Freud, assinale abaixo a assertiva CORRETA.
A deformação nos sonhos é obra das forças defensivas do ego, ou seja, das resistências que na vigília impedem a passagem para a consciência dos desejos reprimidos (recalcados) do inconsciente.
A ansiedade é uma das reações do superego contra desejos reprimidos (recalcados) violentos, e daí ser explicável a presença dela nos sonhos, levando então à formação dos pesadelos.
A destruição do caráter civilizado pelos impulsos instintivos libertados da repressão (recalque) é um desfecho temido e possível com o tratamento psicanalítico.
O desejo consciente escapa a qualquer influência, é independente das tendências contrárias, ao passo que o inconsciente é atalhado por tudo o que se lhe opuser.
Durante o tratamento do Transtorno Depressivo Maior, é correto afirmar que
a dose do antidepressivo deve ser aumentada após a remissão dos sintomas, visando prevenir recaída.
a utilização de antidepressivo em doses adequadas na fase inicial do tratamento visa a prevenir a recorrência da depressão.
a presença de um segundo episódio de depressão indica que o tratamento foi ineficaz e determina a troca do antidepressivo.
a dose do antidepressivo deve ser mantida na fase de manutenção, visando a prevenção da recaída da depressão.
o tratamento medicamentoso deve ser mantido até a remissão dos sintomas (cerca de 1 mês), quando inicia-se a fase de retirada da medicação.
Assinale abaixo a assertiva CORRETA.
O uso da maprotilina em altas doses é seguro, não podendo levar ao desencadeamento de convulsões.
A carbamazepina não produz efeitos de neurotoxicidade e, portanto, não produziria diplopia.
A associação de fluoxetina com clomipramina deve ser feita com cuidado, pois o risco de convulsões é aí aumentado.
A tioridazina é um neuroléptico que não diminui o limiar convulsivo e, portanto, não pode produzir convulsões.
Sobre os antipsicóticos atípicos, assinale a assertiva INCORRETA.
As propriedades antagonistas serotoninérgicas-dopaminérgicas não são suficientes para explicar os efeitos colaterais da clozapina, como ganho de peso, sedação e agranulocitose.
A risperidona possui usos preferenciais nos pacientes mais velhos com psicose, agitação e distúrbio de comportamento associado à demência, mas não é efetiva nos sintomas positivos da esquizofrenia.
A olanzapina é mais potente que a clozapina e é altamente eficaz nos sintomas positivos da esquizofrenia, melhorando também mais os sintomas negativos do que os antipsicóticos convencionais.
A quetiapina não provoca síndrome extrapiramidal em qualquer dose e tende a ser o antipsicótico de preferência nos pacientes com mal de Parkinson e psicose.
Assinale abaixo a assertiva INCORRETA.
O ácido valpróico pode ter efeitos colaterais inaceitáveis, como a queda de cabelos, a sedação e ganho de peso.
A carbamazepina, assim como o ácido valpróico, é bem tolerada e é medicação de primeira linha no tratamento dos transtornos do humor.
O lítio é menos eficaz nos cicladores rápidos ou episódios mistos e, em geral, é efetivo em apenas 40 a 50% dos pacientes com transtorno bipolar, segundo Stahl.
O ácido valpróico não deve ser utilizado em mulheres grávidas, visto que pode causar defeitos no tubo neural do feto em desenvolvimento.
Sobre a "síndrome de Ganser", é CORRETO afirmar:
É bem raro que ela não comporte uma atividade alucinatória, há comunicações telepáticas, mas há uma primazia da fabulação sobre as alucinações.
É uma forma particular de estado crepuscular histérico, com pararrespostas, analgesias e desconhecimento sistemático da realidade do ambiente.
O paciente apresenta visões panorâmicas que provocam um desenrolar instantâneo de lembranças da infância ou mesmo da vida inteira.
Consiste da simulação de doença, pseudologia fantástica com perambulação do paciente por serviços hospitalares com sintomas freqüentemente dramáticos.
Assinale a afirmativa CORRETA:
As recaídas da psicose puerperal são raras, não se impondo, então, a manutenção da terapêutica neuroléptica ou antidepressiva durante um certo tempo após o final das manifestações.
A psicose do pós-parto tem início insidioso e geralmente ocorre entre o 20º e o 30º dia após o parto, apresentando um estado confusional de riqueza e polimorfismo característicos.
Na melancolia involutiva, não conseguimos observar relações com conflitos inconscientes ou libido, e os delírios hipocondríacos e as idéias de negação não são encontrados com freqüência.
A melancolia de involução é uma síndrome típica da pré-senilidade, que atinge sobretudo a mulher, com grande ansiedade, que vai desde a instabilidade até a agitação ou atitudes passionais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...