Lista completa de Questões sobre Reumatologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a alternativa INCORRETA em relação à ESCLEROSE SISTÊMICA.
Bloqueadores do canal de cálcio da classe dihidropiridina (nifedipina, amlodipina, felodipina) e bloqueadores de canal de cálcio, como o diltiazem e verapamil, têm um eficácia semelhante para tratamento do Fenômeno de Raynaud.
O início após a idade de 40 anos, sexo masculino, presença de anticorpos antinucleares (FAN) em título > 1: 160 e presença de anormalidades na capilaroscopia periungueal são indicativo preditores do desenvolvimento de uma doença definida do tecido conjuntivo em pacientes com Fenômeno de Raynaud.
Os pacientes com a forma limitada da esclerose sistêmica (antigamente denominada de síndrome de CREST, um acrônimo para calcinose, Fenômeno de Raynaud, dismotilidade esofageana, esclerodactilia e teleangiectasias) que possuem FAN padrão nucleolar, tipicamente causado por anticorpos anti U3-RNP ou Th/To são mais propensos a apresentar hipertensão pulmonar do que os que apresentam anticorpos anticentrômero.
Embora o ecocardiograma com doppler possa usualmente estimar a hipertensão pulmonar, o cateterismo das câmaras direitas é essencial para confirmar o diagnóstico e excluir outras patologias, como tromboembolismo.
A crise renal esclerodérmica, que em geral ocorre nos pacientes com a forma sistêmica difusa da esclerodermia, tem sua hipertensão mediada pela renina e tem no uso de glicocorticoides um fator de risco para desenvolvimento.
Em relação aos critérios de classificação para ARTRITE REUMATOIDE do ACR/EULAR (American College of Rheumatology/European League Against Rheumatism) de 2010, marque a alternativa INCORRETA.
Deve haver evidência de sinovite clínica ativa no momento do exame em pelo menos uma articulação.
Os critérios só são aplicáveis aos pacientes para os quais a sinovite não possa ser melhor oexplicad por outros diagnósticos.
Tem melhor desempenho na Artrite Reumatoide inicial em comparação como os critérios de classificação do ACR de 1987.
A contagem das articulações acometidas deve ser feita unicamente pelo exame físico, não se devendo levar em conta achados ultrassonográficos e de ressonância magnética.
Os critérios podem ser preenchidos de forma prospectiva ou retrospectiva, se houver registro adequado.
Sobre a FEBRE FAMILIAR DO MEDITERRÂNEO, assinale a alternativa INCORRETA.
É uma doença autossômica recessiva, relacionada com mutações no braço curto do cromossomo 16.
Serosite dolorosa acompanhada de febre é a característica mais marcante, sendo a pericardite a forma de apresentação mais comum.
Lesões cutâneas semelhantes a erisipelas ou celulites infecciosas podem ocorrer nas extremidades inferiores.
A sinovite é intensa e não destrutiva, com tendência a acometer apenas uma articulação.
A amiloidose secundária é a principal complicação em longo prazo, sendo sugerida por presença de proteinúria (> 0,5 g/24 h) e é prevenida pelo uso de colchicina.
Julgue os itens seguintes, relativos às doenças sistêmicas com manifestações articulares e doenças.
A doença de Dupuytren é caracterizada por fibrose e formação de nódulos na fáscia palmar que levam a contraturas em flexão dos dígitos. Ocorre em mais de 80 % do pacientes diabéticos, principalmente naqueles com controle inadequado da doença.
Julgue os itens seguintes, relativos às doenças sistêmicas com manifestações articulares e doenças.
O hipertireoidismo está associado a uma fraqueza muscular generalizada que é parte da manifestação clínica inicial de cerca de 80 % dos pacientes. Isso compromete a realização de tarefas cotidianas, assim como diminui a qualidade de vida.
Julgue os itens seguintes, relativos às doenças sistêmicas com manifestações articulares e doenças.
Síndrome de Reiter, artrites psoriásica e infecciosa, polimiosite, miopatias inflamatórias, síndrome de Sjögren, vasculites e fibromialgia podem ser as primeiras manifestações clínicas da infecção pelo HIV.
A respeito das espondiloartropatias seronegativas, julgue os itens que se seguem.
A forma clínica mais frequente de artrite psoriásica é a distal. Ela acomete exclusivamente as articulações interfalangeanas distais e geralmente está associada à lesão ungueal.
A respeito das espondiloartropatias seronegativas, julgue os itens que se seguem.
Menos de 5% dos pacientes com HLA-B27 positivo desenvolvem espondilite anquilosante.
A respeito das espondiloartropatias seronegativas, julgue os itens que se seguem.
A artrite periférica da doença inflamatória intestinal não está associada ao HLA-B27.
A respeito das espondiloartropatias seronegativas, julgue os itens que se seguem.
Atesta-se, com crescente segurança, que o HLA-B27 é apenas um dos muitos genes envolvidos na espondilite anquilosante.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...