Lista completa de Questões sobre Reumatologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre a ARTRITE REATIVA, assinale a alternativa INCORRETA.
Podem ocorrer disúria e balanite circinada tanto em Artrite Reativa que teve como gatilho infecção intestinal quanto infecção do trato gênito-urinário.
A recorrência é mais comum nos casos que tiveram como gatilhos infecção intestinal que nos subsequentes à infecção gênito-urinária.
A artrite reativa pós-estreptocóccica se distingue da febre reumática pela ausência de cardite, coreia, eritema marginatum e nódulos subcutâneos.
O HLA-B27 é encontrado em cerca de 50% dos pacientes, sendo a positividade típica em doença mais grave e presença de uveíte anterior.
O uso de antibióticos não é consensual.
Sobre a ARTRITE PSORIÁSICA, assinale a alternativa INCORRETA.
A apresentação clínica mais comum é a oligoartrite assimétrica, que ocorre em certo de 70% dos casos.
Ao contrário da Doença Reumatoide, não há nítido predomínio na distribuição entre gêneros.
O aparecimento de doença cutânea grave e artrite, ou mudança dramática na gravidade da doença cutânea associada à artrite pode ser indicativo de possível associação com infecção por HIV.
Os pacientes com artrite psoriásica têm maiores riscos de doença cardiovascular, que pode estar relacionado com anormalidades metabólicas associada, incluindo hiperlipidemia e hiperuricemia, assim como a fatores como obesidade e tabagismo.
Cerca de 10% dos pacientes com psoríase desenvolvem quadro articular, não havendo correlação entre extensão do acometimento cutâneo e a quadro articular.
A DOENÇA DE STILL DO ADULTO foi descrita originalmente por Eric Bywaters em 1971. Sobre a mesma, assinale a alternativa INCORRETA.
É uma condição marcadamente inflamatória, com acometimento multiorgânico, caracterizado por poliartralgias, febre alta e rash salmon evanescente.
O fator reumatoide e anticorpos anti-CCP em geral não são detectados nos pacientes com essa condição.
A faringite é frequentemente um sintoma inicial. Outros achados comuns incluem leucocitose, trombocitose, aumento de AST/ALT, esplenomegalia e serosites.
A Doença de Still do Adulto em geral é uma condição autolimitada em cerca de 90% dos pacientes, com ótimo prognóstico.
No quadro articular, é frequente o acometimento dos punhos, com presença de efusão e dano articular.
A LOMBALGIA é a queixa músculo-esquelética mais comum. Sobre a mesma, assinale a alternativa INCORRETA.
Aproximadamente 90% dos pacientes com lombalgia aguda melhoram espontaneamente com 4 semanas e maioria não procura assistência médica.
A estenose espinhal tem apresentação clínica de claudicação neurogênica, com a dor se irradiando para nádegas e freqüentemente distalmente às pernas, e em geral melhora com extensão da coluna e piora com a flexão.
Mais de 95% das lombalgias são de origem mecânica e a principal causa é doença degenerativa articular (espondilose), que ocorre tanto no disco intervertebral quanto nas facetas articulares.
A ciática resulta de compressão de raiz nervosa e em geral se associa com disco herniado. Pode produzir dor intensa com distribuição em dermatomo, em geral se irradiando abaixo do joelho e podendo ser acompanhada por severos déficits, tanto sensoriais quanto motores.
A monobra de Lasegue provoca tensão nas raízes nervosas ciáticas (L4, L5, S1, S2 e S3). A grande maioria dos discos herniados ocorre em L4-5 e L5-S1. A monobra de Lasegue é muito sensível (cerca de 95%), mas não específica (40%) para herniações clinicamente significantes.
A SARCOIDOSE é uma desordem inflamatória sistêmica com a presença de inflamação granulomatosa não-caseosa nos órgãos acometidos. Sobre a mesma, assinale a alternativa INCORRETA.
A Síndrome de Löefgren é uma combinação dos achados de febre, eritema nodoso, adenopatia hilar bilateral, poliartrite simétrica e uveíte, sendo um dos modos de apresentação da Sarcoidose.
A Síndrome de Heerfordt, uma forma de apresentação aguda da Sarcoidose, consiste de febre, inflamação granulomatosa das glândulas lacrimais e parótidas, uveíte, adenopatia hilar bilateral e neuropatias craniais, principalmente do 7º nervo craniano.
A dosagem dos níveis séricos de ECA (enzima conversora de angiotensina) é muito útil no diagnóstico e monitorização do tratamento, apesar de seus níveis poderem ser aumentados pelo uso de glicocorticoides.
A presença de Lupus pernio em geral é preditiva de doença crônica.
O acometimento ósseo na sarcoidose ocorre em 3% a 13% dos pacientes, mais comumente em indivíduos de ascendência africana, implica em doença crônica e grave sendo fator de mau prognóstico. O envolvimento geralmente é assintomático.
Qual das seguintes alternativas NÃO representa um critério para classificação de GRANULOMATOSE DE WEGENER (Granulomatose com Poliaangiíte) segundo o ACR (American College of Rheumatology) 1990?
Inflamação nasal ou oral (úlceras, descarga nasal purulenta ou hemorrágica).
Nódulos, infiltrados fixos, ou cavitações na radiografia simples de tórax.
Hematúria microscópica ou mais de cinco eritrócitos por campo de grande aumento.
Positividade para anticorpos anti-citoplasma de neutrófilos (ANCA-C ou ANCA-PR3)
Inflamação granulomatosa na biópsia.
Sobre a avaliação para tuberculose em pacientes com indicação de uso de ANTI-TNF, assinale a alternativa INCORRETA.
Os agentes anti-TNF não devem ser empregados em pacientes com história de tuberculose tratada (alta por cura).
O screening inclue história clínica detalhada para identificar história pregressa de infecção por tuberculose, bem como avaliação de contatos, realização de teste de PPD (purified protein derivative) e Rx de tórax.
Em nosso meio, com alta prevalência de tuberculose e a diferentes apresentações clínicas, a tuberculose é considerada a infecção mais temida em pacientes em uso de anti-TNF.
Resultados falso-positivos no teste do PPD podem ser observados em indivíduos com infecções por micobactérias não tuberculosas atípicas ou recentemente vacinados com BCG (bacilo de Calmette e Guérin).
Resultados falso-negativos no teste do PPD podem ser encontrados em neoplasias (principalmente Linfoma de Hodgkin), tuberculose disseminada, derrame pleural tuberculoso, meningoencefalite tuberculosa, sarcoidose, algumas viroses (sarampo, febre amarela), amiloidose, hipotireroidismo, hanseníase virchowiana, SIDA, desnutrição protéico-calórica, uso de corticosteróides e imunossupressores.
Sobre GOTA assinale a alternativa INCORRETA.
A maioria dos pacientes com hiperuricemia jamais desenvolvem gota.
Indivíduos que iniciam um inibidor de xantina oxidase (ex: alopurinol) ou um agente uricosúrico (ex: probenecide) têm um risco maior de desenvolver uma crise articular por gota nos seis primeiros meses de terapia, devendo por esse motivo ser prescrito colchicina concomitantemente durante esse período.
Mutações para o gene que codifica a HGFRT (hipoxantina-guanina-fosforibosil transferase) estão associadas com um espectro de doenças em crianças, que vai desde uma simples hiperuricemia até a Síndrome de Lesch-Nyhan (retardo mental, automutilação, coreoatetose, etc.).
A orientação dietética e abstinência do consumo de álcool são medidas de maior impacto no controle da hiperuricemia que o tratamento medicamentoso.
O febuxostat (um inibidor da xantina oxidase de metabolização hepática) é uma opção para os pacientes que são intolerantes ao alopurinol.
Sobre a SÍNDROME DE COGAN, assinale a alternativa INCORRETA.
A ceratite intersticial é a manifestação clássica dessa síndrome. Mas vários outros tipos de lesões oculares podem ocorrer, com esclerite, conjuntivite, episclerite, uveíte, vasculite retiniana, pseudotumor orbitário e pan-oftalmite.
Além da presença de inflamação ocular e disfunção audiovestibular, podem ser encontrados achados de vasculite sistêmica de grandes vasos, com aortite, estenose de artéria renal e oclusão de grandes vasos.
A disfunção audiovestibular pode levar a um início agudo de vertigem, tontura, náusea e vômito.
Perda auditiva neurossensorial severa e surdez ocorrem em cerca de 50% dos pacientes acometidos.
ANCA-P (anticorpos antimieloperoxidase) é encontrada em cerca de metade dos pacientes e tem correlação maior atividade e agressividade, tanto do acometimento ocular quanto do audiovestibular.
A SÍNDROME DE ANTICORPOS ANTIFOSFOLIPÍDEOS é uma desordem autoimune multisistêmica caracterizada por tromboses arteriais e venosas recorrentes e mortalidade gestacional. Sobre a mesma, marque a alternativa INCORRETA.
Anticorpos antifosfolipídeos são um grupo heterogêneos de imunoglobulinas dirigidos a proteínas que se ligam aos fosfolipídeos carregados negativamente, sendo os mais comumente pesquisados e de relevância clínica: anticardiolipina, anticoagulante lúpico e β-2- glicoprotéina 1.
O anticorpos anticardiolipina que são encontrados em condições como infecção por HIV, na sífilis, na hanseníase, algumas neoplasias malignas e com uso de algumas medicações não são β-2-glicoprotéina 1 relacionados e não estão associados com risco aumentado de trombose.
Pacientes com púrpura relacionada a anticorpos antifosfolipídeos podem apresentar trombose mesmo na presença de plaquetopenia.
Ao se iniciar a terapia com warfarin em um paciente com síndrome de anticorpos antifosfolipídeos, os ensaios com anticoagulante lúpico se tornam insatisfatórios para análise.
Mulheres que apresentam perdas fetais recorrentes, como única manifestação da síndrome de anticorpos antifosfolipídeos, não apresentam maiores riscos de futuros eventos trombóticos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...