Lista completa de Questões de Medicina da CEC Concurso para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma paciente do sexo feminino, 67 anos, ativa, sofre queda de mesmo nível com trauma direto em quadril D. Ao exame físico: dor e limitação de mobilidade em quadril, e discreta atitude em rotação externa e flexão. A radiografia aponta fratura de colo femoral basocervical. Não há artrose acetabular importante.
Neste caso, assinale a alternativa que apresenta o melhor método de tratamento:
Tratamento conservador se o desvio for pequeno;
Redução incruenta e fixação com parafusos canulados;
Redução e fixação com DHS;
Artroplastia parcial;
Artroplastia total.
Com referência às fraturas do anel pélvico e à classificação de Tile, assinale a alternativa correta:
A fratura tipo B1 corresponde à fratura em livro aberto.
As fraturas do tipo A apresentam instabilidade rotacional e as do tipo B instabilidade rotacional e vertical.
Há maior probabilidade de lesão de uretra em mulheres pela constituição anatômica.
A radiografia em in let da pelve é a melhor para diagnosticar deslocamento vertical na articulação sacroilíaca.
Os transtornos hemorrágicos relacionados às fraturas da pelve são mais comuns em fraturas com mecanismo de trauma por compressão lateral.
Com relação à mielomeningocele, considere as seguintes afirmativas:
I. A má-formação neurológica mais comum associada à mielomeningocele é a má-formação do tronco encefálico de Arnold Chiari tipo II.
II. A mielomeningocele lombar superior preserva flexores e adutores do quadril forçando a sua flexão.
III. A mielomeningocele torácica produz paralisia completa da musculatura do quadril e produz escoliose em quase 100% dos pacientes.
IV. É comum em pacientes com mielomeningocele lombar inferior evoluir com luxação do quadril aos 3-4 anos de idade.
Assinale a alternativa correta:
Apenas I está correta.
Apenas I e III estão corretas.
Apenas II e III estão corretas.
Apenas IV está correta.
Todas estão corretas.
Ainda com referência ao quadro apresentado na questão anterior (35), se comprovado quadro de displasia de desenvolvimento do quadril, o tratamento indicado nesta fase se apresenta em qual alternativa?
Gesso em abdução;
Correia de Pavlik;
Redução incruenta no centro cirúrgico e confecção de gesso;
Redução aberta e reforço da cápsula articular;
Osteotomia tipo Salter.
Uma menina de 1 mês é encaminhada à consulta para avaliação de um clique no quadril. Com relação a esta situação, assinale a alternativa correta:
Deve-se, neste caso, suspeitar de dispasia de desenvolvimento do quadril (DDQ), devendo submeter a criança imediatamente à avaliação radiográfica.
A história gestacional deve ser investigada, pois mães multíparas e o polidrâmnio são fatores predisponentes à DDQ.
O teste de Ortolani é diagnóstico de quadril luxado e normalmente se torna negativo após o primeiro ano de vida.
Supondo ser uma DDQ, o achado físico mais confiável no diagnóstico tardio é a limitação da abdução do quadril.
O sinal de Galeazzi é um sinal precoce de DDQ em que o fêmur é forçado para fora do acetábulo com adução e flexão do quadril.
Quanto à síndrome do túnel do carpo, assinale a alternativa INCORRETA:
É uma patologia mais comum em mulheres, em especial com idades entre 30-60 anos.
Pelo túnel do carpo passam 9 tendões flexores dos dedos e polegar e o nervo mediano, que é a estrutura mais ventral do túnel.
Em gestantes os sintomas de túnel do carpo usualmente regridem após o parto.
O teste de Phalen é o teste mais específico, enquanto Tinel é mais sensível.
O estudo de eletroneuromiografia possui 90% de sensibilidade e 60% de especificidade para o diagnóstico de síndrome do túnel do carpo.
Assinale a alternativa correta:
O osteossarcoma é a malignidade primária mais comum do osso e cerca de 70% dos pacientes apresentam dor noturna como sintoma primário.
A maioria dos osteossarcomas são classificados como de baixo grau, porém possuem alta probabilidade de metástases, principalmente para fígado e cérebro.
Os pacientes com osteossarcoma com metástases no mesmo osso do comprometimento primário apresentam prognóstico semelhante aos dos pacientes com metástase a distância.
O osteossarcoma apresenta pico de incidência na faixa etária da primeira década de vida, enquanto o sarcoma de Ewing nas segunda e terceira décadas de vida.
O tumor de Ewing é um tumor classicamente epifisário e de ossos longos que apresenta pouca resposta à radioterapia.
Ainda com relação ao quadro apresentado na questão anterior (31), assinale a alternativa correta:
Nos exames de sangue comumente o PCR começa a subir antes que o VHS quando do processo infeccioso, porém cai a níveis normais apenas com 4-6 semanas da cura da infecção, o que torna o VHS um teste de maior importância para controle do tratamento das infecções articulares.
A radiografia deve ser realizada porque detecta precocemente alterações degenerativas articulares, com média de 2 dias do início dos sintomas.
A hemocultura deve fazer parte do arsenal diagnóstico porque apenas se seu resultado for positivo haverá necessidade de punção articular.
São complicações possíveis desta patologia a necrose da cabeça do fêmur e a osteomielite secundária do fêmur proximal.
A drenagem articular neste caso deve ser realizada se a terapia com antibióticos por via endovenosa não resultar em normalização das provas inflamatórias em período de máximo de uma (1) semana.
Criança de 2 anos é levada a um serviço de emergência com quadro de dor e limitação funcional em quadril, não deambula há 1 dia. A mãe refere que a criança não se alimenta, está irritada e apresentou febre de 38,5º. História de vacinação com todas as vacinas em dia. Há duas semanas apresentou quadro de catapora que foi tratada com antibióticos.
Com relação a este caso, pode-se afirmar:
I. Trata-se provavelmente de um quadro de artrite séptica de quadril, sendo que a possível via de contaminação é a hematogênica e o germe mais comum neste caso é o Haemophilus influenzae (muito relacionado aos casos secundários à catapora).
II. A febre é um acompanhamento frequente nesta patologia, sendo encontrada em mais de 90% dos pacientes.
III. Com relação ao diagnóstico diferencial desta patologia, sabe-se que a artrite séptica é 2X mais frequente que a osteomielite na infância, porém a artrite tem seu pico de incidência nos últimos anos da primeira década.
IV. Diferente da osteomielite, em que é comum que a punção óssea com menos de 3 dias de evolução não apresente pus, na artrite séptica o achado de pus no fluido articular é comumente encontrado nas primeiras 24 horas dos sintomas.
Assinale a alternativa correta:
Apenas I está correta.
Apenas III está correta.
Apenas IV está correta.
Apenas I e II estão corretas.
Apenas III e IV estão corretas.
Com relação ao caso clínico abaixo, responda às questões 28 e 29:
Paciente masculino, 23 anos, auxiliar de pedreiro, casado. Mora com a esposa e 3 filhos em uma casa pequena na periferia da cidade. Compareceu em consulta na Unidade de Saúde com queixa de tosse produtiva há 4 semanas, emagrecimento de 3 Kg no período, sudorese noturna e febre vespertina. Solicitado RX de tórax e baciloscopia no escarro. Seu RX não evidenciou alterações, porém a 1.ª coleta de escarro evidenciou BAAR +++.
Paciente de 64 anos, sexo feminino, negra, em tratamento de Doença de Crohn há vários anos. Em exames de rotina apresentou: Hemograma: VG: 38% Hb: 10,9 VCM: 76 CHCM: 23 Leucócitos: 9800 linfócitos: 22% eosinófilos: 3% neutrófilos: 50% plaquetas: 400.000. VHS: elevada. Solicitada avaliação complementar Ferro sérico: reduzido; Ferritina: reduzida; Transferrina sérica: aumentada; Índice de saturação da transferrina: diminuído; receptor da transferrina: aumentado; LDH: normal. De acordo com os dados acima, o diagnóstico mais provável é:
anemia da doença crônica;
anemia ferropriva;
talassemia;
anemia hemolítica;
anemia falciforme.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...