Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente de 67 anos de idade, diabético, hipertenso e tabagista, foi atendido em consultório médico, relatando dor torácica atípica, dispneia aos pequenos esforços e palpitação iniciada havia 1 hora. No exame clínico, apresentou palidez cutaneomucosa e sudorese intensa. A pressão arterial media 212 mmHg × 116 mmHg, a frequência cardíaca, 112 bpm, e a saturação de O2 era de 92% em ar ambiente. A ausculta pulmonar revelou estertores na metade inferior dos hemicampos pulmonares. O paciente não apresentou edema de membros inferiores, turgência jugular ou hepatomegalia. O ritmo cardíaco era regular em três tempos (B3) e as bulhas, hipofonéticas.
Com base no caso clínico acima e nas recomendações do Consenso Internacional em Ressuscitação Cardiovascular e Emergência Cardiovascular de 2010 e da III Diretriz Brasileira de Insuficiência Cardíaca, julgue os itens de 97 a 103.
Nesse caso clínico, indica-se a administração de oxigênio, que deve ser orientada pela saturação de oxigênio arterial. Contudo, evidências recentes não avalizam a suplementação empírica de oxigênio, nos casos não complicados de síndrome coronariana aguda, em que não se apresenta hipoxemia, choque ou insuficiência cardíaca.
Um paciente de 15 anos de idade apresenta lesão cortocontusa profunda, medindo 15 cm de extensão, na coxa esquerda, por material contaminado. Após a lesão, o paciente lavou a ferida com água e sabão, mas não usou nenhuma substância antisséptica.
Considerando a situação clínica acima descrita, julgue os próximos itens.
Após a limpeza com água e sabão realizada pelo paciente, a ferida passou a ser considerada limpa.
A reabilitação cardiovascular (RCV) é um ramo de atuação da cardiologia que, implementada por equipe de trabalho multiprofissional, contribui para restituir ao indivíduo uma condição clínica, física, psicológica e laborativa satisfatória. A respeito da RCV, julgue os seguintes itens.
A fase III da RCV, também denominada RCV em fase crônica, ocorre a partir do terceiro mês após o evento coronariano e objetiva alcançar e manter os efeitos fisiológicos da RCV até que surjam condições para a integração do paciente a grupo de reabilitação não supervisionado, que corresponde à fase IV da RCV.
Acerca de valvopatias, julgue os itens subsecutivos.
A causa mais comum de insuficiência aórtica no Brasil é a doença reumática.
Com relação a psiquiatria forense, julgue os itens que se seguem.
As legislações modernas têm, tradicionalmente, três critérios para avaliação da imputabilidade: o biológico, o psicológico e o biopsicológico.
Com referência aos tumores pulmonares, julgue os itens seguintes.
Para o diagnóstico de carcinoma broncogênico é essencial a demonstração citológica ou histológica de câncer pulmonar no escarro, no líquido pleural ou na biópsia.
A neurofibromatose do tipo 1 (NF-1), também conhecida como síndrome de Von Reckiinghausen, é uma doença genética relativamente comum e apresenta expressividade muito variável. A respeito dessa doença, julgue os itens que se seguem.
A neurofibromatose causada por microdeleções do gene NF1 deve ser considerada como diagnóstico diferencial da síndrome de Noonan.
Um jovem com dezenove anos de idade, sedentário e sem doenças prévias, iniciou rotina de condicionamento físico intensa, baseada em 1 h de natação seguida de corrida de 15 km. Um dia após essa atividade física, esse paciente queixou-se de mialgia difusa e intensa, que o levou a usar diclofenaco sódico 50 mg e paracetamol 750 mg em dose única, sem melhora. Três dias após o exercício, ele apresentou-se com oligúria, náuseas e tontura, tendo sido submetido a exames de urgência, que mostraram: hipercalemia, creatinina sanguínea = 3,5 mg/dL (normal até 1,4 mg/dL) e creatinofosfoquinase = 10.154 U/L (normal até 190 U/L). Seu peso corporal no momento era de 55 kg.
Acerca do quadro clínico descrito acima, julgue os itens subsequentes.
Nos exames laboratoriais de pacientes com quadro semelhante ao do paciente em questão, é comum encontrar leucopenia, hipoalbuminemia e cilindros leucocitários na urina.
Uma senhora com sessenta e oito anos de idade estava internada para compensação de insuficiência cardíaca de classe funcional III. Após setenta e duas horas de internação, a paciente apresentou mudança na coloração da expectoração, febre, piora da dispneia e confusão mental. Radiografia de tórax mostrou consolidação no terço inferior do pulmão direito, inexistente no raio X da admissão. Exame físico mostrou que ela se encontra dispneica, taquipneica (32 irpm), taquicárdica (120 bpm), com crepitações finas no terço inferior de ambos os hemitóraces, crepitações grosseiras no terço inferior do hemitórax direito, presença de B3, sopro sistólico +2/+6 em foco mitral, suave, sem irradiação. Os exames complementares alterados foram: leucograma com 16.500 leucócitos/mm3, ureia = 55 mg/dL, PCR = 22 mg/dL, lactato = 3,7 mg/dL. Diante desse quadro, iniciou-se medicação com levofloxacina e optou-se pela transferência da paciente a um centro de terapia intensiva. Seu quadro evoluiu ao longo de quatro dias com piora do estado geral, rebaixamento do nível de consciência, insuficiência respiratória aguda, hipotensão arterial, retenção de escórias nitrogenadas e aumento progressivo da concentração sérica de creatinina (último valor: 3,7 mg/dL) e, por tais motivos, ela foi submetida a intubação orotraqueal, ventilação mecânica e aminas vasoativas.
Considerando o caso clínico acima descrito, julgue os itens de 90 a 95.
O início de terapia de substituição renal, particularmente a hemofiltração venovenosa contínua, é determinante para a redução significativa na morbimortalidade da referida paciente.
Uma paciente com vinte e sete anos de idade, servidora pública, procurou uma unidade de saúde por apresentar, havia quatro semanas, tosse seca associada a sudorese noturna, febre vespertina e perda de peso. O exame físico mostrou paciente com sinais de emagrecimento, afebril, eupneica e com ausculta respiratória revelando a presença de crepitações inspiratórias no ápice de pulmão direito.
Considerando o caso clínico acima, julgue os itens seguintes.
No caso considerado, a realização de biópsia por procedimento broncoscópico com achado histológico de necrose de caseificação selará o diagnóstico de tuberculose pulmonar e descartará a necessidade de encaminhar o fragmento para cultura.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...