Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente de 67 anos de idade, diabético, hipertenso e tabagista, foi atendido em consultório médico, relatando dor torácica atípica, dispneia aos pequenos esforços e palpitação iniciada havia 1 hora. No exame clínico, apresentou palidez cutaneomucosa e sudorese intensa. A pressão arterial media 212 mmHg × 116 mmHg, a frequência cardíaca, 112 bpm, e a saturação de O2 era de 92% em ar ambiente. A ausculta pulmonar revelou estertores na metade inferior dos hemicampos pulmonares. O paciente não apresentou edema de membros inferiores, turgência jugular ou hepatomegalia. O ritmo cardíaco era regular em três tempos (B3) e as bulhas, hipofonéticas.
Com base no caso clínico acima e nas recomendações do Consenso Internacional em Ressuscitação Cardiovascular e Emergência Cardiovascular de 2010 e da III Diretriz Brasileira de Insuficiência Cardíaca, julgue os itens de 97 a 103.
Em razão de o uso de betabloqueador apresentar benefícios terapêuticos para esse paciente, o médico deve indicar a sua administração para logo após a resolução da congestão.
Um paciente de 15 anos de idade apresenta lesão cortocontusa profunda, medindo 15 cm de extensão, na coxa esquerda, por material contaminado. Após a lesão, o paciente lavou a ferida com água e sabão, mas não usou nenhuma substância antisséptica.
Considerando a situação clínica acima descrita, julgue os próximos itens.
Não será necessária a aplicação de vacina antitetânica, caso o paciente tenha feito uso dessa vacina nos últimos cinco anos.
Considerando que a monitorização contínua da função respiratória em pacientes ventilados mecanicamente é importante para detectar complicações súbitas, contribuir para o diagnóstico, facilitar o prognóstico e avaliar a resposta terapêutica instituída, julgue os itens subsequentes.
A saturação do sangue venoso misto de oxigênio deve variar de 73% a 85%, e sua redução pode ser provocada por aumento no consumo de oxigênio e redução do débito cardíaco.
Acerca de valvopatias, julgue os itens subsecutivos.
A causa mais comum de insuficiência aórtica no Brasil é a doença reumática.
Com relação a psiquiatria forense, julgue os itens que se seguem.
Estará isento de pena o agente que, em virtude de perturbação da saúde mental ou por desenvolvimento mental incompleto ou retardado, não for inteiramente capaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.
A respeito da fibrose cística, julgue os itens que se seguem.
A longevidade dos pacientes com fibrose cística está aumentando de tal forma que eles apresentam hoje em dia sobrevida média de 45 anos.
A anemia falciforme é considerada problema de saúde pública no Brasil. Hoje, o teste do pezinho inclui o diagnóstico dessa doença, o que deverá ter como repercussão a maior e melhor sobrevida dos afetados devido ao diagnóstico precoce. A respeito dessa enfermidade e de seu diagnóstico, julgue os itens seguintes.
A causa molecular da anemia falciforme é uma mutação do tipo deleção na região promotora do gene da beta-hemoglobina.
Um jovem com dezenove anos de idade, sedentário e sem doenças prévias, iniciou rotina de condicionamento físico intensa, baseada em 1 h de natação seguida de corrida de 15 km. Um dia após essa atividade física, esse paciente queixou-se de mialgia difusa e intensa, que o levou a usar diclofenaco sódico 50 mg e paracetamol 750 mg em dose única, sem melhora. Três dias após o exercício, ele apresentou-se com oligúria, náuseas e tontura, tendo sido submetido a exames de urgência, que mostraram: hipercalemia, creatinina sanguínea = 3,5 mg/dL (normal até 1,4 mg/dL) e creatinofosfoquinase = 10.154 U/L (normal até 190 U/L). Seu peso corporal no momento era de 55 kg.
Acerca do quadro clínico descrito acima, julgue os itens subsequentes.
A hidratação endovenosa agressiva e precoce é a medida terapêutica mais pertinente na abordagem do paciente em questão e deve ser realizada com solução fisiológica.
Uma senhora com sessenta e oito anos de idade estava internada para compensação de insuficiência cardíaca de classe funcional III. Após setenta e duas horas de internação, a paciente apresentou mudança na coloração da expectoração, febre, piora da dispneia e confusão mental. Radiografia de tórax mostrou consolidação no terço inferior do pulmão direito, inexistente no raio X da admissão. Exame físico mostrou que ela se encontra dispneica, taquipneica (32 irpm), taquicárdica (120 bpm), com crepitações finas no terço inferior de ambos os hemitóraces, crepitações grosseiras no terço inferior do hemitórax direito, presença de B3, sopro sistólico +2/+6 em foco mitral, suave, sem irradiação. Os exames complementares alterados foram: leucograma com 16.500 leucócitos/mm3, ureia = 55 mg/dL, PCR = 22 mg/dL, lactato = 3,7 mg/dL. Diante desse quadro, iniciou-se medicação com levofloxacina e optou-se pela transferência da paciente a um centro de terapia intensiva. Seu quadro evoluiu ao longo de quatro dias com piora do estado geral, rebaixamento do nível de consciência, insuficiência respiratória aguda, hipotensão arterial, retenção de escórias nitrogenadas e aumento progressivo da concentração sérica de creatinina (último valor: 3,7 mg/dL) e, por tais motivos, ela foi submetida a intubação orotraqueal, ventilação mecânica e aminas vasoativas.
Considerando o caso clínico acima descrito, julgue os itens de 90 a 95.
Caso a paciente considerada venha a apresentar infecção de corrente sanguínea por Staphylococcus aureus resistente a vancomicina, uma alternativa terapêutica eficaz será a daptomicina lipopeptídio com perfil farmacológico apropriado para infecções por esse patógeno.
Uma paciente com vinte e sete anos de idade, servidora pública, procurou uma unidade de saúde por apresentar, havia quatro semanas, tosse seca associada a sudorese noturna, febre vespertina e perda de peso. O exame físico mostrou paciente com sinais de emagrecimento, afebril, eupneica e com ausculta respiratória revelando a presença de crepitações inspiratórias no ápice de pulmão direito.
Considerando o caso clínico acima, julgue os itens seguintes.
Se duas amostras de escarro da paciente, uma delas coletada pela manhã, forem submetidas à coloração para BAAR e derem resultado negativo, e se o raio X de tórax dessa paciente for compatível com tuberculose pulmonar, então será correto estabelecer, de maneira presuntiva, o diagnóstico dessa enfermidade e introduzir o tratamento pertinente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...