Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Tendo em vista que, em outubro de 2010, a Sociedade Americana de Cardiologia publicou novas diretrizes para a reanimação cardiorrespiratória, julgue o item abaixo.
Segundo as referidas diretrizes, na reanimação cardiorrespiratória promovida em hospital, e por pessoal treinado, deve-se adotar a relação de trinta compressões torácicas para duas ventilações.
Uma menina de seis anos de idade foi levada ao prontosocorro, com quadro de vômitos intensos e dor abdominal, sem febre e sem diarreia. A mãe da criança informou ter notado emagrecimento da filha nos quatro últimos meses. No exame físico, observou-se criança prostrada, emagrecida, com mucosas secas e olhos encovados, taquicárdica, hiperpneica e com enchimento capilar > 6 s. Foram solicitados alguns exames, cujos resultados foram: glicemia = 250 mg/dL, gasometria arterial (amostra colhida em ar ambiente) pH = 7,20, bicarbonato sérico = 12, mEq/L.
No quadro clínico acima descrito, deve-se
iniciar a reposição de potássio, por via intravenosa, na primeira hora de tratamento.
Julgue os próximos itens, a respeito do diagnóstico e do tratamento de pacientes portadores de espondiloartropatias soronegativas.
Tratamento de espondiloartropatias com agentes anti-TNF tem sido associado ao desenvolvimento de infecções oportunísticas. De modo geral, o uso do infliximabe associa-se a maior taxa de infecções por tuberculose, listeriose, coccidioidomicose e aspergilose que o etanercepte.
Os eletrólitos estão envolvidos em várias funções homeostáticas e metabólicas. Os distúrbios no nível desses eletrólitos são comuns em pacientes adultos e estão associados a aumento de morbidade e de mortalidade. Com relação às manifestações clínico-laboratoriais e ao tratamento dessas desordens, julgue os itens seguintes.
Rabdomiólise, parestesias e encefalopatia metabólica são exemplos de manifestações clínicas constatadas em pacientes com hipofosfatemia aguda e grave.
Acerca da síndrome diarreica, julgue os próximos itens.
Embora as secreções intestinais sejam pobres em potássio, a hipovolemia secundária leva a um estado de hiperaldosteronismo transitório, com aumento da excreção de potássio no túbulo coletor renal, o que explica a hipocalemia observada nas síndromes diarreicas.
Julgue os itens seguintes, referentes à administração dos serviços de enfermagem e centro cirúrgico.
O planejamento do centro cirúrgico deve oferecer condições para que os membros da equipe médica e de enfermagem planejem as necessidades dos pacientes antes, durante e após a cirurgia.
Um homem com 45 anos de idade, com diagnóstico de miocardiopatia chagásica, há um ano foi internado por insuficiência cardíaca (IC) descompensada, quando realizou cateterismo cardíaco, que não mostrou doença arterial coronária associada. Naquela época, iniciou terapêutica com furosemida, carvedilol e enalapril, obtendo melhora clínica. Há seis meses, queixou-se novamente de dispneia, porém aos esforços maiores que habituais, que há três meses, evoluiu para dispneia aos médios e pequenos esforços, quando foram associadas à terapêutica a digoxina e a espironolactona e foi aumentada a dose de furosemida. Há cinco dias, ele informou estar apresentado dispneia aos mínimos esforços, a despeito da medicação em uso regular e em dose máxima preconizada. No dia de hoje, procurou o setor de emergência devido a piora da dispneia, que agora ocorre em repouso e se faz acompanhada de confusão mental, sudorese fria e mal-estar geral. Negou dor precordial. O exame físico mostrou paciente normocorado, com extremidades quentes; FC = 118 bpm; PA = 100 mmHg × 70 mmHg, presença de turgência jugular com cabeceira do leito elevada a 45º; auscultados estertores crepitantes até ápices pulmonares; ictus cordis propulsivo, localizado no sexto espaço intercostal esquerdo e na linha axilar anterior esquerda; ritmo cardíaco em galope, sem sopros; e edema perimaleolar dos membros inferiores. O ecocardiograma revelou fração de ejeção de 26% e o ECG mostrou ritmo sinusal, sobrecarga de câmaras esquerdas, bloqueio completo pelo ramo direito e bloqueio divisional anterossuperior esquerdo. Os exames laboratoriais revelaram piora leve da função renal.
Com relação a essa situação clínica e a aspectos a ela associados, julgue os itens em seguida.
Em associação à terapia preconizada pelas diretrizes nacionais tratamento da insuficiência cardíaca, o uso de levosimendana está associado, nesse paciente, a um melhor desfecho na internação, com melhora sintomática e redução do tempo de internação.
Acerca dos anestésicos inalatórios e venosos, julgue os itens que se seguem.
O desflurano apresenta indução mais rápida que o halotano.
Ainda em relação ao quadro clínico descrito no texto, considere as seguintes informações adicionais.
A mãe do garoto acha-o pequeno para a idade, pois ele é menor que alguns de seus colegas de escola. Em razão disso, o médico assistente avaliou a maturação sexual do paciente, tendo encontrado o seguinte estadiamento: critérios de Tanner (G2 P2) e indicadores P/I e E/I, ambos no percentil 25 (P25).
Com base nas informações do texto e nos dados adicionais acima apresentados, julgue os próximos itens.
É esperado encontrar aumento da massa e da força muscular nesse adolescente.
Julgue os próximos itens, a respeito do diagnóstico e do tratamento de pacientes portadores de espondiloartropatias soronegativas.
Os agentes anti-TNF (etanercepte, infliximabe, adalimumabe) têm demonstrado eficácia na remissão da atividade e no tratamento dos sintomas da artrite psoriática, mas não no da espondilite anquilosante.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...