Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito do funcionamento do aparelho visual, julgue os próximos itens.
A esclerótica funciona como parede anterior do olho, sustentando os vasos sanguíneos e nervos oculares e fixando a musculatura intrínseca.
Julgue os itens a seguir, que versam sobre as lesões por esforço repetitivo (LER) e as doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho (DORT).
A fibromatose da fáscia palmar, contratura ou moléstia de Dupuytren, caracteriza-se por contratura em flexão das mãos, atrofia dos músculos das mãos e antebraços, rigidez e incapacidade.
Tendo por base as informações clínicas e a radiografia de tórax apresentadas, julgue os itens a seguir.
Os achados clínicos apresentados pela paciente em tela, em associação com a radiografia de tórax mostrada, são suficientes para confirmação da principal hipótese diagnóstica.
Julgue os seguintes itens, relativos aos sinais e sintomas neurológicos frequentes em unidades de pronto atendimento.
Vertigem de leve intensidade, reflexo vestíbulo-ocular normal, zumbido, desequilíbrio importante e nistagmo vertical são exemplos de manifestações clínicas muito características da vertigem paroxística posicional benigna.
Com relação à farmacologia do sistema nervoso autônomo, julgue os itens subsequentes.
O labetalol é um bloqueador misto de receptores " e $, com efeito predominante sobre os receptores $. Essa droga pode ser utilizada no tratamento da hipertensão durante a gravidez.
Julgue os itens subsecutivos, referentes a patologias da lactação.
O fenômeno de Raynold pode acometer os mamilos, manifestando-se com palidez inicial (que evolui para cianose e vermelhidão) e dor intensa, antes, durante e após as mamadas.
Julgue os itens que se seguem, relacionados a doenças do sistema digestivo, hematológicas e hematopoiéticas, bem como a ortopedia e traumatologia.
Na lombalgia mecânica comum, a dor intensa e aguda, na maioria dos casos, ocorre durante as primeiras horas do dia, sem relação com o movimento corporal, com irradiação para o membro inferior e com melhora ao decúbito, e, ao exame físico, a manobra de Lasègue é positiva.
O ser humano possui defesas orgânicas que o auxiliam na proteção contra riscos ambientais e ocupacionais. No entanto, exposições frequentes e contínuas a riscos favorecem a ocorrência de determinadas doenças ocupacionais. Considerando a toxicologia ocupacional, julgue os seguintes itens.
Dermatites causadas por irritantes químicos em contato direto com a pele são doenças de difícil controle e normalmente não desaparecem após a suspensão do contato.
Um rapaz com 18 anos de idade, em atendimento médico ambulatorial de um centro de saúde, relatou inchaço no corpo, náuseas/vômitos matinais, anorexia, redução progressiva do volume urinário e urina avermelhada, com início há uma semana. Relatou ter apresentado, havia duas semanas, infecção das vias aéreas (completamente resolvida) e negou outras doenças. No exame físico, ele se apresentava: normolíneo, em regular estado geral, com mucosas hipocoradas (+2/+4), frequência cardíaca de 105 bpm e pressão arterial de 150 mmHg × 110 mmHg (deitado, medida no membro superior direito, usando-se bolsa inflável apropriada para a circunferência do braço). Pulmões sem alterações. O exame cardiovascular revelou ictus cordis no quinto espaço intercostal e na linha hemiclavicular esquerda, com 2 cm de extensão, normoimpulsivo, ritmo cardíaco regular em 3 tempos (à custa de terceira bulha), sopro sistólico (+2/+6), suave, audível em todos os focos, presença de ruído compatível com atrito pericárdico, mais bem audível na borda esternal esquerda baixa. Abdome sem alterações. Edema em membros inferiores (+2/+4) até os joelhos, frio, indolor, com sinal de Godet. Exames complementares evidenciaram: ureia = 130 mg/dL; creatinina = 7 mg/dL; sódio plasmático = 140 mEq/L; potássio plasmático = 6,8 mEq/L; hematócrito = 28%; hemoglobina = 9,2 g/dL; leucograma normal; plaquetas = 250.000/mm3; EAS com ausência de glicose e de proteína; hemoglobina (++); hemácias = 25 por campo; leucócitos = 2 por campo; cilindros hemáticos (+++).
Com base nas informações do quadro clínico acima, julgue os próximos itens.
A hipertensão arterial sistêmica constatada no paciente em questão tem como base fisiopatológica a elevação acentuada da resistência vascular periférica.
A respeito do funcionamento do aparelho visual, julgue os próximos itens.
Heterotropia é o desvio latente da direção do olhar causado por alteração na musculatura extrínseca do olho.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...