Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente com 58 anos de idade apresentou, subitamente, diminuição da força nos membros superior e inferior esquerdos, com desvio da rima labial à direita. Ele tem antecedente de hipertensão arterial sistêmica e tabagismo. Ao chegar ao hospital, três horas após o início dos sintomas, estava consciente e orientado no tempo e espaço e apresentava pressão arterial (PA) de 180 mmHg × 100 mmHg. O exame físico revelou: hemiparesia esquerda completa proporcionada, com redução da força muscular e desvio de rima labial à direita. Os demais dados do exame físico e neurológico não mostraram alterações significativas. O paciente foi submetido a uma tomografia computadorizada de crânio sem contraste, cujo resultado foi considerado normal, e retornou aos cuidados médicos após 45 minutos da realização do exame.
Com referência a esse quadro clínico, julgue os itens a seguir.
Ao retornar do setor onde foi realizada a tomografia computadorizada do crânio, o paciente em apreço já está fora da janela de tempo para a indicação do uso do ativador do plasminogênio tissular recombinante (rtPA), considerando-se recomendações feitas nas atuais diretrizes.
Julgue os itens seguintes, referentes à fisiologia do sistema nervoso autônomo.
O reflexo barorreceptor modula continuamente a atividade tônica do sistema nervoso autônomo. Ele funciona como um sistema de controle rápido para ajustar o débito urinário e a resistência periférica e, com isso, manter a pressão arterial dentro de níveis elevados
Julgue os itens a seguir, referentes às causas das hemorragias da segunda metade da gestação.
A necrose corticorrenal bilateral aguda e a apoplexia uteroplacentária são achados clínicos que, como regra, estão associados ao descolamento prematuro da placenta. A necrose hipofisária (síndrome de Sheehan) é evento menos comum.
Paciente do sexo masculino, com 58 anos de idade e antecedentes de hipertensão e dislipidemia, relata o uso de captopril, atorvastatina e AAS. Refere, ainda, que, há quatro dias, vem apresentando episódios de precordialgia em peso, de moderada intensidade, com irradiação para membro superior esquerdo e com alívio espontâneo em trinta minutos, e que, nas últimas 24 horas os episódios tornaram-se mais frequentes e com maior intensidade álgica, ocorrendo em quatro ocasiões. No momento, relata apenas leve desconforto torácico do tipo opressão. Ao exame físico encontrava-se eupneico e acianótico, com PA de 150 mm/Hg × 80 mm/Hg, FC de 92 bpm e ritmo cardíaco regular em 2 tempos sem sopros. O restante do exame físico acusou resultado normal e o do eletrocardiograma é mostrado acima.
Considerando que esse paciente esteja em hospital com todos os recursos disponíveis para o estabelecimento de diagnósticos e tratamento conforme as últimas diretrizes médicas, julgue os seguintes itens.
Os betabloqueadores, cujos benefícios estão relacionados à redução do consumo de oxigênio pelo miocárdio, são considerados agentes de primeira escolha no tratamento de situações clínicas semelhantes a essa.
A previdência social oferece aos seus segurados benefícios de aposentadoria, pensão e auxílios, tais como a proteção da renda salarial em caso de doenças e acidentes de trabalho. A respeito dos benefícios da previdência social, julgue os itens subsequentes.
Faz jus ao recebimento do auxílio-doença o trabalhador que apresente comprometimento físico ou mental que o impeça de trabalhar por mais de sete dias consecutivos.
Um rapaz com 18 anos de idade, em atendimento médico ambulatorial de um centro de saúde, relatou inchaço no corpo, náuseas/vômitos matinais, anorexia, redução progressiva do volume urinário e urina avermelhada, com início há uma semana. Relatou ter apresentado, havia duas semanas, infecção das vias aéreas (completamente resolvida) e negou outras doenças. No exame físico, ele se apresentava: normolíneo, em regular estado geral, com mucosas hipocoradas (+2/+4), frequência cardíaca de 105 bpm e pressão arterial de 150 mmHg × 110 mmHg (deitado, medida no membro superior direito, usando-se bolsa inflável apropriada para a circunferência do braço). Pulmões sem alterações. O exame cardiovascular revelou ictus cordis no quinto espaço intercostal e na linha hemiclavicular esquerda, com 2 cm de extensão, normoimpulsivo, ritmo cardíaco regular em 3 tempos (à custa de terceira bulha), sopro sistólico (+2/+6), suave, audível em todos os focos, presença de ruído compatível com atrito pericárdico, mais bem audível na borda esternal esquerda baixa. Abdome sem alterações. Edema em membros inferiores (+2/+4) até os joelhos, frio, indolor, com sinal de Godet. Exames complementares evidenciaram: ureia = 130 mg/dL; creatinina = 7 mg/dL; sódio plasmático = 140 mEq/L; potássio plasmático = 6,8 mEq/L; hematócrito = 28%; hemoglobina = 9,2 g/dL; leucograma normal; plaquetas = 250.000/mm3; EAS com ausência de glicose e de proteína; hemoglobina (++); hemácias = 25 por campo; leucócitos = 2 por campo; cilindros hemáticos (+++).
Com base nas informações do quadro clínico acima, julgue os próximos itens.
O paciente em tela apresenta indicação de realização de tratamento renal substitutivo (diálise).
Acerca da previdência social no Brasil, julgue os itens subsequentes.
Seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e irredutibilidade do valor dos benefícios, de forma a preservarlhe o poder aquisitivo, são alguns dos princípios e objetivos da previdência social.
Julgue os itens subsecutivos, referentes a riscos ocupacionais.
No desempenho de sua atividade profissional, os carteiros pedestres estão expostos a riscos físicos, químicos, ergonômicos e de acidentes.
Julgue os itens que se seguem, relativos a doenças glomerulares.
Em paciente adulto com diagnóstico confirmado de glomerulonefrite por lesão mínima, a terapêutica farmacológica inicial consiste no uso de prednisona, por via oral.
Com referência à avaliação dos distúrbios gastrointestinais em atenção primária, julgue os itens que se subseguem.
Geralmente, a detecção de Entamoeba coli no exame de fezes está associada a diarreia, dor abdominal ou anorexia. Nesse caso, a terapêutica de escolha é o tinidazol em dose única oral de 2 g.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...